Nesta segunda-feira (20), o Sabor & Arte transmite ao vivo a cerimônia de apresentação do Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2024. O jornalista e crítico gastronômico Josimar Melo (foto) comanda o especial, que começa às 19h, e terá exibição simultânea no Sabor & Arte 2, canal disponível no Samsung TV Plus.
Uma série de fatores faz com que o evento, realizado no Copacabana Palace (RJ), gere muita expectativa. O lançamento da sétima edição nacional do guia põe fim a um hiato de três anos — a última ocorreu em 2020 — e as Estrelas Michelin são cobiçadíssimas.
Ao longo da noite de gala, o assinante do Sabor & Arte irá descobrir quais restaurantes ingressam ou estão mantidos na atualização do guia, além dos selecionados na categoria Bib Gourmand, que reconhece restaurantes de boa qualidade e bom preço.
Josimar Melo destaca a inclusão da Estrela Verde, que premia os restaurantes comprometidos com a sustentabilidade. Inédita no Brasil, a categoria visa contemplar estabelecimentos que proporcionam uma experiência gastronômica que combina excelência e responsabilidade ecológica.
O apresentador acredita que, apesar da cautela e do rigor para a inclusão no guia, o cenário pode ter mudado. "Para o Michelin, nenhum restaurante brasileiro tinha a cotação máxima, que são 3 estrelas. De resto, podemos ter várias novidades também nas outras cotações (2 e 1 estrela). Da última edição, contando os restaurantes que ainda estão em atividade, havia três com 2 estrelas, e dez com 1 estrela. A expectativa, claro, é que aumente o número de estrelas no Brasil", diz.
As tradicionais Estrelas Michelin foram distribuídas pela primeira vez em 1926, pouco mais de duas décadas após a criação do guia homônimo pelos irmãos Andre e Edouard Michelin. Para os restaurantes conquistá-las, é preciso atender aos seguintes critérios: qualidade dos produtos; domínio do sabor e técnicas culinárias; a personalidade do chef na cozinha; relação qualidade/preço e a consistência entre visitas.
Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2024
Segunda-feira (20/5), às 19h