O Opinião, apresentado por Rita Lisauskas na TV Cultura, discute sobre educação antirracista e conversa com a atriz Samara Felippo a respeito do ato de racismo sofrido por sua filha na escola. O programa, que passa a ser exibido às sextas-feiras, às 20h30, a partir do dia 17 de maio, ainda conta com as participações de Jaque Conceição, psicanalista, antropóloga e diretora executiva do Coletivo Di Jeje e Sarah Carolinna, historiadora e educadora racial.
O Opinião busca entender a importância da educação antirracista na sociedade. Ao abordar a luta contra o racismo por meio da educação, é crucial reconhecer a necessidade de alinhar palavras com ações concretas. Apesar de existir uma lei desde 2003 que prevê a obrigatoriedade do ensino de história e da cultura afro-brasileiras nas escolas, a implementação na prática dessa educação antirracista ainda não é uma realidade; e quando é, não garante que crianças e adolescentes negros sejam efetivamente respeitados no ambiente escolar.
A partir do que ocorreu com a filha de Samara Felippo, que foi vítima de racismo na escola particular onde estuda, na Zona Oeste de São Paulo, o Opinião também debate qual a importância das escolas trabalharem questões relacionadas à educação antirracista.