Assinado pelo premiado diretor britânico Ken Loach (“Ventos da Liberdade”, “Eu, Daniel Blake”), “O Último Pub” tem previsão de estreia no Brasil para 08 de agosto. O longa, que participou da competição do Festival de Cannes em 2023, acaba de ter seu trailer em português divulgado, além do pôster nacional. A distribuição por aqui ficará a cargo da Synapse Distribution. Antes do lançamento, o longa encerra a segunda edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP), no dia 1º de junho, com a presença do protagonista Dave Turner, que já havia trabalhado com o diretor em “Eu, Daniel Blake” e “Você não estava aqui”.
“O Último Pub ” se passa em um vilarejo no nordeste da Inglaterra, que se dedicava à mineração. Enquanto as minas estão sendo fechadas, assim como o comércio e escolas também, a população local começa a ir embora, deixando pra trás apenas os moradores que não conseguem se reestruturar em outras áreas do país. É neste contexto de abandono e negligência, que a região começa a receber os refugiados sírios, realocados pelo governo justamente por ser uma área desvalorizada.
TJ Ballantyne (Dave Turner), proprietário do pequeno pub do vilarejo, tenta manter seu negócio aberto. Ele conhece a jovem síria Yara (Ebla Mari), que tem uma câmera. Enquanto uma inesperada amizade nasce entre os dois, o preconceito cresce contra os novos habitantes da cidade.
Reconhecido por um cinema preocupado com a classe trabalhadora e por retratar a vida de pessoas comuns, muitas vezes oprimidas pelos sistemas político e econômico, Loach, 87 anos, anunciou que “O Último Pub” é sua última produção. Dessa vez, o cineasta volta seu olhar também para uma das questões mais debatidas da atualidade: a dos refugiados.
O roteiro do filme é assinado por Paul Laverty, parceiro do cineasta há mais de 30 anos. O elenco traz ainda nomes como Claire Rodgerson, Trevor Fox, Louis e Chris Gotts, a atriz síria Ebla Mari, entre outros.
Sinopse:
No último filme de Ken Loach, o dono de um pub luta para manter seu negócio vivo em uma cidade decadente. Quando refugiados sírios começam a ocupar as casas vazias da região, a tensão aumenta e a união dos habitantes locais é colocada à prova.
Ficha técnica:
Direção: Ken Loach
Roteiro: Paul Laverty
Trilha Sonora: George Fenton
Direção de Fotografia: Robbie Ryan
Edição: Jonathan Morris
Direção de Arte: Fergus Clegg