Neste domingo, 12, Curta! exibe entrevistas com Anne Pinheiro Guimarães, Daiara Tukano e Chief Xian aTunde Adjuah
Esta semana, a equipe de jornalismo do canal Curta! fez entrevistas com a cineasta Anne Pinheiro Guimarães, que lança o filme "Transe" nos cinemas, com a artista visual Daiara Tukano, que assina a curadoria da exposição "Nhe'ẽ Porã: Memória e Transformação", no Museu de Arte do Rio (MAR), e com o trompetista americano Chief Xian aTunde Adjuah (antes chamado de Christian Scott), que faz show no Blue Note Rio. As três reportagens serão exibidas na Revista Curta! deste domingo, dia 12, às 17h45, no canal Curta!.
Anne Pinheiro Guimarães, que assina a direção de "Transe" com Carolina Jabor, conta que o filme mistura ficção e realidade para contar uma história de amor ambientada em meio à eleição presidencial de 2018. Ela revela que alguns diálogos do filme surgiram de conversas reais de integrantes do elenco, como foi o caso de uma cena que registra a atriz Maria Clara Drummond opinando sobre os candidatos a presidente com base no signo e no ascendente de cada um.
A artista Daiara Tukano diz que a exposição "Nhe'ẽ Porã: Memória e Transformação" mostra histórias de resistência dos povos originários do Brasil e traz um ambiente de floresta com fones de ouvido em que os visitantes podem escutar as línguas de alguns dos 305 povos indígenas do país.
Em entrevista ao Curta!, o trompetista americano Chief Xian aTunde Adjuah — que faz show no Blue Note Rio, no dia 17 de maio — explica que não gosta do rótulo "jazz" e que o considera um termo depreciativo e racista. Ele diz preferir o termo "stretch music". Ao falar sobre música brasileira, ele despeja elogios sobre Amaro Freitas e Diego Figueiredo.