Pular para o conteúdo principal

MUBI celebra o Mês do Orgulho LGBTQIA+ com eventos gratuitos em São Paulo


MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, realiza dois eventos gratuitos em São Paulo, no mês de junho para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Os eventos, que acontecem em 6 de junho na Cinemateca Brasileira e de 21 a 23 de junho no Centro Cultural São Paulo, destacam filmes do cinema queer, e fazem parte da campanha de lançamento da coleção Pode Entrar: Explore Espaços Queer no Cinema.

Para celebrar a coleção que chega à plataforma no Mês do Orgulho LGBTQIA+, a MUBI promove um evento na Cinemateca Brasileira, no dia 6 de junho, com a exibição de duas obras que tiveram um impacto cultural significativo na cultura pop: But I’m a Cheerleader, de Jamie Babbit (1999), e o documentário cult Paris is Burning, de Janie Livingston (1990) - as sessões estão sujeitas à lotação da Cinemateca.

Estrelada por Natasha Lyonne (Boneca RussaOrange Is the New Black) e Clea DuVall (Garota, Interrompida), But I’m a Cheerleader é uma sátira que desafia estereótipos de gênero e sexualidade, ao contar a história de Megan, uma líder de torcida  enviada pelos pais a  um centro de reabilitação para "curar" sua homossexualidade. Já Paris is Burning traz um retrato histórico de uma subcultura vibrante e influente, ao explorar a cena ballrooom de Nova York e as comunidades afro-americanas, latinas, gays e transgênero envolvidas.

O evento na Cinemateca terá distribuição de merch exclusivo, incluindo pirulitos, fósforos e leques personalizados com o tema da campanha de Pride 2024 - Pode Entrar: Explore Espaços Queer no Cinema. Além disso, um dj set da festa Novo Affair anima o evento nos intervalos dos filmes.

Ainda em São Paulo, em parceria com SP Cine e o CCSP - Centro Cultural São Paulo, acontece o Território MUBI dentro da Mostra Espaços Queer no Cinema. O evento, também gratuito, ocorre de  21 a 23 de junho, no CCSP - Centro Cultural São Paulo. Serão exibidos cinco títulos com temática LGBTQIA+:  Matthias & Maxime, de Xavier Dolan; Great Freedom, de Sebastian Meise e estrelado por Franz Rogowski (Passagens); O Outro Lado da Cidade Proibida, de Zhang Yuan; o documentário Shakedown, de Leilah Weinraub; e o curta Maurice’s Bar, de Tzor Edery e Tom Prezman.

Sobre os filmes Território MUBI:

Maurice’s Bar, de Tzor Edery e Tom Prezman

2023, 14 minutos, 12 anos

Em 1942, em um trem para lugar nenhum, uma ex-drag queen lembra uma noite de seu passado em um dos primeiros bares queer de Paris. Fragmentos remanescentes de fofocas de clientes remetem a este bar mítico e seu misterioso proprietário judeu-argelino.

Shakedown, de Joseph Pevney

1950, 80 minutos, 14 anos

Jack Early é um fotógrafo de notícias ambicioso que está determinado a fazer um nome para si mesmo. Ele consegue ser contratado por um grande jornal de São Francisco e, a partir de então, está preparado para fazer qualquer coisa para alcançar seu objetivo. Indomável em seu propósito, Early afunda no submundo onde o chefe da gangue Nick Palmer o leva sob sua proteção.

Mathias & Maxime, de Xavier Dolan

2019, 119 minutos, 16 anos

Dois amigos de infância são convidados a compartilhar um beijo para uma cena de um filme estudantil. Logo, uma dúvida persistente se instala, confrontando ambos os homens com suas preferências, ameaçando a irmandade de seu círculo social e, eventualmente, mudando suas vidas.

O Outro Lado da Cidade Proibida, de Zhang Yuan

1996, 94 minutos, 18 anos

O Palácio Leste e o Palácio Oeste, banheiros públicos em lados opostos da Praça Tiananmen de Pequim, são pontos de encontro gay populares frequentemente invadidos pela polícia. Enquanto está detido após uma dessas invasões, um escritor queer (Si Han) passa uma longa noite em estreita proximidade com um policial hostil, mas curioso (Hu Jun).

Great Freedom, de Sebastian Meise

2021, 117 minutos, 16 anos

Ao desenterrar  capítulos dilacerantes da história queer na Alemanha pós-guerra, o drama comovente de Sebastian Meise aproveita o poder curativo da intimidade que surge com a oposição à opressão sistemática. Franz Rogowski hipnotiza com sua atuação neste conto de resiliência e resistência.

Além dos eventos, a plataforma adiciona novos títulos de temática queer à coleção Orgulho Sem Preconceito e, neste ano, uma segunda coleção LGBTQIA+ complementa a programação: Um Lugar Só Nosso: Espaços Queer no Cinema, que convida a audiência a celebrar os espaços onde as pessoas queer vivem  , encontram sua comunidade, se refugiam da opressão e podem transgredir os limites heteronormativos da sociedade.


Noites de Cinema MUBI e Inner Circle - PRIDE

Programação:

19h - Abertura do Espaço

19h30 - But I'm a Cheerleader

21h - Intervalo com dj set Novo Affair

21h50 - Paris is Burning 23h – Encerramento

Cinemateca Brasileira

Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo - SP

Os ingressos são gratuitos; evento sujeito à lotação da sala.

Território MUBI dentro da Mostra Espaços Queer No Cinema

Programação:

21/06

17h - Matthias & Maxime

19h - The Great Freedom

22/06

15h - Shakedown + Maurice's Bar

17h - East Palace, West Palace

19h - Matthias & Maxime

23/06

15h - The Great Freedom

17h30 - Shakedown + Maurice's Bar

19h30 - East Palace, West Palace

Centro Cultural São Paulo (CCSP) - Sala Lima Barreto

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo – SP

Os ingressos são gratuitos; evento sujeito à lotação da sala.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Malu Mader sobre o retorno à tv: "Fiquei tomada de novo por uma vontade de fazer novela"

Foto: Globo/Fábio Rocha Malu Mader estará em breve de volta às novelas. A atriz começou a gravar sua participação esta semana em ‘Renascer’ como Aurora, uma fazendeira e investidora bem-sucedida, que chega para balançar o coração de José Inocêncio (Marcos Palmeira). “Quando eu recebi o convite para essa participação na novela ‘Renascer’ imediatamente fiquei tomada de novo por uma vontade de fazer novela, algo que não me passava mais pela cabeça”, conta. Na próxima semana, Malu, Marcos Palmeira, o diretor artístico Gustavo Fernández e a equipe da novela viajam para o Espírito Santo para gravar as sequências na fazenda que pertence à personagem Aurora, natural da região. A atriz não esconde a empolgação com o retorno. “Apesar de não fazer novela há muito tempo e estar distante desse universo, é claro que por ter feito isso a minha vida inteira, a minha identidade se confunde um pouco com essa figura da atriz de novela. É algo muito forte. Então, ao longo desses anos todos afa

Roberto Cabrini entrevista com exclusividade a Cigana Esmeralda, acusada de planejar assassinato do caso do brigadeirão

Foto: Divulgação/RECORD Exclusivo no Domingo Espetacular (30/06):  Roberto Cabrini fica frente a frente com a "Cigana Esmeralda" , Suyany Breschak, no presídio feminino de Bangu. A mulher é apontada pela polícia como a mentora do crime que resultou na morte do empresário Luiz Marcelo Antônio Ormond. A suspeita é que ele tenha sido envenenado com um brigadeirão preparado por sua namorada, Júlia Andrade. O corpo foi encontrado em avançado estágio de decomposição dentro do apartamento onde ele morava, no bairro Engenho Novo, zona norte do Rio de Janeiro. Presa há um mês, Suyany decide contar o seu lado da história. A entrevista vai ao ar no Domingo Espetacular. O Câmera Record traz a reportagem completa sobre o caso. Tim Maia: ex-esposa faz revelação bombástica Ex-esposa de Tim Maia, Geisa Gomes da Silva assistiu, nos últimos anos, a uma conturbada disputa judicial entre seus dois filhos mais velhos, Leo e Carmelo. Agora, ela conversa com exclusividade com a repórter

“Esquadrão da Moda” tem a missão de recuperar a autoestima de uma participante com uma história de vida sensível e emocionante

Os apresentadores Lucas Anderi e Renata Kuerten (Créditos: Divulgação/SBT) Raquel, 30 anos, é corretora de imóveis e muito fã do  Sampa Crew , a banda inclusive é cúmplice para revelar que Raquel é a participante do  “Esquadrão da Moda” deste sábado (29 ) . Ela tem o estilo “tanto faz”, escolhe qualquer peça no guarda-roupa sem se preocupar em combinar looks e valorizar seu corpo. Usa muito camisas de times, roupas largas e antigas que não se adequam à sua idade, exagera no uso de estampa e looks que não se alinham com sua profissão. A proposta do programa é apresentar peças que fortaleçam a construção de um estilo que valorizem o corpo e que sejam usuais, seja na vida pessoal ou profissional. A participante vai conhecer novas formas de se vestir com conforto, realçando sua personalidade. A corretora de imóveis tem uma história delicada: a mãe de Raquel saiu de casa quando ela era jovem e que não teve referência feminina em sua vida. Além disso, ela revela que cortaram todo

Confira os filmes que serão exibidos na Record entre os dias 06 a 07 de julho

CINE AVENTURA Sábado, 06/07 - 15h "Hancock"   HD com audiodescrição Título Original:  Hancock Elenco:  Will Smith, Charlize Theron, Jason Bateman, Jae Head, Eddie Marsan e David Mattey. Gênero:  Ação Distribuidora:  Sony Pictures Sinopse:  Hancock (Will Smith) é um super-herói que perdeu a popularidade que tinha devido às suas tentativas de resgate pouco convencionais. Após salvar Ray Embrey (Jason Bateman), um agente de relações públicas, este se oferece para ajudá-lo a melhorar sua imagem. A ideia não é bem aceita por Mary (Charlize Theron), esposa de Ray, que mostra ao marido que Hancock teve uma ordem de prisão contra si lançada. Ray então sugere que Hancock se entregue, mesmo podendo escapar da prisão na hora que quisesse, para dar o exemplo e iniciar a mudança de sua imagem junto ao público. Ray acredita que, com Hancock preso, a criminalidade irá disparar e, com isso, a população chamará de volta seu herói. SUPER TELA Sábado, 06/07 - 23h15 "Agente das

Eliana chega à Globo!

Foto: Globo/João Cotta Após quase 35 anos de trajetória na televisão brasileira, Eliana, que já comandou programas de diferentes formatos, mostra sua versatilidade, agora, na Globo, assumindo projetos no GNT e na TV Globo. A apresentadora é o quarto nome confirmado para o elenco do ‘Saia Justa’, do GNT. Ela se junta à veterana Bela Gil e às recém-chegadas Rita Batista e Tati Machado, assumindo a posição de âncora do programa de debates, que volta ao canal no dia 7 de agosto. Na TV Globo, Eliana é a nova apresentadora do ‘The Masked Singer Brasil’, que em 2024 ganha um especial de fim de ano e, em 2025, a sua quinta temporada. A estreia de Eliana na TV Globo acontece no dia 28 de novembro no programa ‘Vem que Tem’, o especial multiplataforma do projeto de Black Friday da Globo para o mercado publicitário. A escolha da apresentadora para comandar o programa acompanha outro movimento na empresa. Além do contrato artístico, Eliana passa a ser representada comercialmente pela Gl