Divulgação TV Cultura |
Nesta quinta-feira (23/5), o apresentador Gabriel Chalita recebe no programa Arena dos Saberes a Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton, e o Secretário de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Calero. Vai ao ar na TV Cultura, às 20h, e no app Cultura Play.
No bate-papo, eles falam sobre a missão de valorizar todas as culturas e o desafio de estar em todos os lugares. Marcelo Calero destaca o aspecto comunitário do Carnaval e como a cultura faz o indivíduo se reconhecer como cidadão. E Marília menciona o projeto Viagem Literária e a integração com a educação.
Em outro momento da edição, Chalita comenta sobre sua paixão pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, e junto com os convidados, fala sobre a beleza de cada lugar. Há ainda uma uma homenagem às duas cidades: a banda do programa toca as canções Eu sei que vou te Amar, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes; Samba do Avião, de Tom Jobim; Sampa, de Caetano Veloso; e Trem das onze, de Adoniran Barbosa.
O Arena dos Saberes traz ainda, no quadro Terceiro Sinal, os bastidores da peça Norma, dos autores Dora Castellar e Tonio Carvalho, protagonizada por Nívea Maria e Rainer Cadete, com direção de Guilherme Piva.
Sobre o Arena dos Saberes
O programa semanal, que estreou recentemente na TV Cultura, é uma parceria entre a emissora paulista e o SESC RJ, gravado no Teatro de Arena do Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro.
A atração exibe entrevistas de grandes nomes da cultura nacional e personalidades de diversas áreas que compartilham com o público suas ideias e impressões sobre temas contemporâneos. Os encontros, em tom descontraído, contam também com a participação da plateia e muita música, essa garantida pela presença no palco de uma banda formada pela maestrina Laura Visconti, ao piano; Beto Bonfim, na percussão; e André Poyart ao violão.
O quadro Terceiro Sinal é dedicado à divulgação de peças teatrais, musicais e eventos culturais. Chalita visita os bastidores das produções e revela detalhes que o público, na maioria das vezes, nem imagina que envolvem a produção de espetáculos.