Fábio Barreto recebe homenagem do Canal Brasil na semana em que completaria 67 anos

Fábio Barreto. Crédito: Giuseppe Bizzarri/Folhapress

O cineasta Fábio Barreto completaria 67 anos no dia 6 de junho. No domingo, dia 2, o Canal Brasil exibe uma homenagem ao diretor a partir das 10h30. A mostra especial ocupa a grade até 21h35 com seis longas-metragens que marcaram a carreira do homenageado: “Índia, A Filha do Sol”, “Luzia Homem”, “O Quatrilho”, “Bela Donna”, “A Paixão de Jacobina” e “Lula: O Filho do Brasil”.

“Índia, a Filha do Sol” abre a mostra e traz Glória Pires no papel da indígena Put’Koi, que se apaixona pelo cabo do Exército Silvério (Nuno Leal Maia) e tem um destino trágico. O filme foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes, e recebeu Menção Honrosa e o Prêmio Especial da Juventude Comunista no Festival de Havana. “Luzia Homem” é protagonizado por Cláudia Ohana e inspirado no romance homônimo de Domingos Olímpio. O longa acompanha a personagem principal que, após presenciar o assassinato dos pais, é criada por um vaqueiro.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 1996, “O Quatrilho” se passa em uma comunidade rural do Rio Grande do Sul e acompanha dois casais, interpretados por Patricia Pillar, Alexandre Paternost, Bruno Campos e Glória Pires, que passam a morar juntos. “Bela Donna” é baseado no romance “Riacho Doce”, de José Lins do Rego, e conta com nomes como Eduardo Moscovis, Letícia Sabatella, Ângelo Antônio e Odilon Wagner no elenco.

O drama “A Paixão de Jacobina” traz Letícia Spiller como a protagonista Jacobina, líder de uma seita no Rio Grande do Sul que tem problemas com os líderes da sociedade local. O filme é baseado no romance “Videiras de Cristal”, de Luiz Antônio de Assis Brasil. “Lula: O Filho do Brasil” encerra a programação especial com a biografia do presidente desde seu nascimento até se tornar líder sindical.


Maratona Fábio Barreto

Horário: Domingo, 2/06, a partir das 10h30

Índia, Filha do Sol (1982) (85’)

Horário: Domingo, 2/06, às 10h30

Direção: Fábio Barreto

Classificação: 16 anos

Sinopse: Numa aldeia no interior de Goiás, vivem a jovem indígena Put´Koi e seu pai. Ao conhecer o cabo do Exército Sulivero, a menina se apaixona, e os dois iniciam um conturbado romance.

Luzia Homem (1988) (105’)

Horário: Domingo, 2/06, às 11h55

Direção: Fábio Barreto

Classificação: 14 anos

Sinopse: Após presenciar o assassinato de seus pais, Luzia é criada por um vaqueiro e adota os costumes masculinos do sertão. Ela cresce e busca vingança contra o assassino de sua família, mas acaba encontrando o amor.

O Quatrilho (1995) (111’)

Horário: Domingo, 2/06, às 13h45

Direção: Fábio Barreto

Classificação: Livre

Sinopse: Celebra-se o casamento de Ângelo e Teresa. Com o passar do tempo, porém, Teresa desencanta-se. Mássimo chega ao povoado e, quando a encontra, não consegue esconder a imediata atração que sente.

Bela Donna (1998) (107’)

Horário: Domingo, 2/06, às 15h45

Direção: Fábio Barreto

Classificação: 14 anos

Sinopse: Um casal de americanos chega ao Ceará. As diferenças culturais provocam efeitos contrários: Frank não se adapta ao novo país; já Donna integra-se aos hábitos da região e conhece um pescador local.

A Paixão de Jacobina (2002) (102’)

Horário: Domingo, 2/06, às 17h35

Direção: Fábio Barreto

Classificação: 14 anos

Sinopse: Em 1871, no RS, a jovem Jacobina torna-se líder de uma seita. Curando e pregando a salvação da alma através da felicidade e da igualdade, a heroína não agrada os líderes da sociedade local.

Lula, o Filho do Brasil (2009) (131’)

Horário: Domingo, 2/06, às 19h20

Direção: Fábio Barreto

Classificação: 12 anos

Sinopse: Cinebiografia do ex-presidente Lula. O longa narra sua trajetória pessoal e profissional, do nascimento até se tornar líder sindical.

Fábio Barreto recebe homenagem do Canal Brasil na semana em que completaria 67 anos Fábio Barreto recebe homenagem do Canal Brasil na semana em que completaria 67 anos Reviewed by Pablo on maio 31, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.