'Expedição Rio' deste sábado vai do Aterro do Flamengo à Região dos Lagos com novas descobertas e aventuras
Percorrendo o estado do Rio de Janeiro e descobrindo, a cada programa, novos cantinhos e aventuras indicadas pelos próprios moradores, o ‘Expedição Rio’ segue explorando neste sábado, dia 1º, a cultura litorânea e vai do Aterro do Flamengo à Região dos Lagos mostrando o Rio que até os cariocas e fluminenses desconhecem. No terceiro programa da temporada, Alexandre Henderson e Daniella Dias vivem novas aventuras e conhecem personagens que compõem a história do estado e preservam a cultura e beleza do Rio de Janeiro.
Quem mora na cidade do Rio de Janeiro e costuma fazer o trajeto Zona Sul x Zona Norte, e vice-versa, sabe bem o que é passar pelo Aterro do Flamengo e desfrutar da visão privilegiada de alguns dos principais pontos turísticos do Rio. No programa deste sábado, a dupla descobre a ‘bike boat’, uma bicicleta aquática onde o banhista pedala sobre duas boias e contempla a paisagem enquanto se exercita.
A Baía de Guanabara tem mais de 40 ilhas, dentre elas, uma que faz parte do município do Rio de Janeiro, mas está bem mais próxima de São Gonçalo. O apresentador Alexandre Henderson vai até a Ilha de Jurubaiba conversar com alguns frequentadores, que são moradores da Ilha de Paquetá, Ilha do Governador e de São Gonçalo. Lá, ele experimenta a famosa batata de Jurubaiba e assiste a um pôr-do-Sol de tirar o fôlego.
“O público vai conhecer uma ilha que, apesar de estar bem próxima de São Gonçalo, ainda faz parte do Rio de Janeiro. Lá não tem nem energia elétrica e é um point. A turma se reúne e faz churrasco, assa um peixe na brasa, joga conversa fora, ouve uma boa música e desfruta de uma vista pouco conhecida. Fiquei encantado. A gente mora tão perto e não sabe que tem esse paraíso do lado”, conta Alexandre.
Segundo distrito de Maricá, Ponta Negra também reserva um cantinho especial chamado Gruta do Farol. Para chegar até a gruta, a apresentadora Daniella Dias se aventura em mais uma trilha daquelas que só se entende depois de chegar ao destino. O caminho é escorregadio, é preciso cuidado, mas a recompensa é uma piscina natural, formada pela ação das marés nas rochas. Acompanhada de um morador, conhecedor da região e das condições marítimas, Dani explora esse recanto paradisíaco.
De Maricá para Búzios, a dupla se junta novamente e segue o destino em busca do Bono, um cachorro surfista, cinco vezes campeão de ‘Surf Dog’. Alexandre Henderson e Daniella Dias conhecem a família surf dog, que conta como esse labrador se tornou referência no esporte e transformou a vida dos seus tutores. Ainda em Búzios, a dupla conhece a Ponta do Pai Vitório e a história de Selma Oliveira, presidente da Associação Marisqueiras Quilombolas da Rasa. A região conta com um dos três mangues de pedra do mundo, onde ela e mais de 80 marisqueiras locais fazem a colheita e tiram seu sustento. Selma denomina o grupo como as “guardiãs do mangue de pedra”, já que são responsáveis pela preservação do local com mais de 250 anos de ancestralidade.
Em mais uma edição de aventuras, muito humor e superação, os apresentadores vivem uma experiência radical. O caminho começa com uma trilha de bugre e o destino é o topo de uma montanha que fica a 170 metros de altitude em relação ao nível do mar. Ao chegar lá em cima, o desafio é um voo de asa delta pela Praia de Tucuns. Entre o nervosismo e a emoção, a dupla vive uma das experiências mais bonitas e incríveis da quarta temporada do ‘Expedição Rio’.
“Voar de asa delta foi uma grande superação. Quando decolei e me vi voando feito um pássaro, me emocionei. Costumo dizer que cada superação representa, para mim, mais coragem, inclusive, para a vida”, afirma Alexandre Henderson. Daniella Dias, por sua vez, conta que venceu o medo mais uma vez. “Eu, que tenho medo de altura, acho que a experiência que fica, além da história do ‘vai com medo, mas vai’, é que a gente é capaz de fazer coisas que nos proporcionam um olhar diferente dos lugares que a gente já conhece. Eu já conhecia Búzios, mas visto do alto, num voo lindo, em um dia tão bonito, foi surpreendente”.
Saindo de Búzios, a apenas 30 minutos, está a vizinha Cabo Frio, cidade conhecida por praias paradisíacas e areia branca, com uma área verde que é relíquia do município. Lá fica a Caverna dos Escravos, que poderia se chamar caverna dos morcegos. Com muito humor, Alexandre Henderson e Daniella Dias se dividem entre quem é mais corajoso para enfrentar a família de morcegos que vive ali.
Cabo Frio é referência no estado em ‘sandboard’, um esporte que mistura surf com skate, ou pode-se dizer que é uma versão tropical do snowboard. Ele é praticado justamente nas dunas, um dos maiores patrimônios naturais da cidade. Depois dos momentos de tensão na caverna, a dupla se aventura nas dunas do Peró com o desafio de se manter de pé.
“Em diversos momentos acessei áreas da minha infância e adolescência, porque eu tenho parentes que moram na Região dos Lagos, frequentei quando adolescente. Mas eu nunca tinha visto bancos de areia daquela maneira. E é um lugar lindíssimo, que eu já tinha escutado falar, mas não tinha conhecido. É muito inusitado você pensar que existe aquele visual, aquela imagem, que parece um quadro de tão bonito que é, dentro do Rio de Janeiro”, conta Daniella.
‘Expedição Rio’ vai ao ar neste sábado, dia 1º, logo após a novela ‘Cheias de Charme’.
'Expedição Rio' deste sábado vai do Aterro do Flamengo à Região dos Lagos com novas descobertas e aventuras
Reviewed by Pablo
on
maio 31, 2024
Rating: