Emocionante trajetória de João Gomes: O artista é surpreendido no palco do Programa Eliana e ganha homenagem no quadro “História de Vida”
João recebe surpresa das avós e da mãe (Foto: Rogério Pallatta/SBT)
Programa “Eliana” recebe o cantor João Gomes. Ele receberá uma linda e emocionante homenagem no quadro “História de Vida”. O público vai conhecer a infância, curiosidades, as amizades, a trajetória e luta do cantor e sua família, que vivem no interior do Pernambuco. Ele ainda será surpreendido por pessoas especiais no palco: a mãe e as avós.
Carreira:
João Fernando Gomes Valério, 21 anos, nasceu em Serrita, Pernambuco, em 31 de julho de 2002. O cantor e compositor de forró e piseiro se mudou para Petrolina, uma das principais cidades do estado, onde desde os sete anos de idade participava do coral da igreja. Estudou como técnico em agropecuária, local onde começou a gravar vídeos e divulgar na internet, alcançando certa popularidade.
As músicas "Meu Pedaço de Pecado", "Se For Amor" e "Eu Tenho a Senha" apresentaram-se como os principais sucessos do primeiro álbum, rendendo-lhe indicações a prêmios relevantes. Suas músicas despontaram em aplicativos como o TikTok. Em 2021, ele foi o único artista brasileiro a estar entre os 50 mais tocados no Brasil e no mundo ao mesmo tempo. No mês seguinte à estreia do primeiro álbum, João ficou na posição 40 entre os mais tocados da Billboard Global 200.
O primeiro DVD foi gravado em agosto de 2022 em Recife e contou com as participações especiais de Vanessa da Mata, do rapper L7nnon, Fagner, os piseiros Tarcísio do Acordeon, Vitor Fernandes e Yara Tchê, atraindo 150 mil pessoas. Em 5 de setembro, João Gomes participou pela primeira vez do festival Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo.
Em 21 de fevereiro de 2023, João Gomes foi uma das principais atrações do carnaval do Recife.
Infância
A equipe de reportagem do programa foi até Petrolina conhecer amigos, professores, familiares e pessoas importantes na vida de João Gomes. O homenageado revela que teve uma infância muito simples, mas que é muito grato pela sua jornada, por isso ajuda a família e amigos hoje em dia.
“Meus pais brigavam muito quando eu era criança, mas eu lembro do meu pai e da minha mãe muito cedo na minha vida, uma coisa que sempre carreguei comigo, mesmo eles separados. Quando a música começou a dar certo, eu já tinha descartado a pensão, eu não queria, eu dizia que eu ia vencer estudando ou com outra coisa. Eu chorei no começo do VT porque a gente começa a lembrar de coisa que não passa na cabeça da gente, é tanta pressão, cada coisa que a gente escolhe para nossa vida é um desafio, hoje, às vezes, eu me sinto muito distante desse menino que essa galera gosta”, diz a estrela do forró.
Sobre o primeiro cachê, Gomes alega: “Eu capinava, tirava o broto; na primeira eu ganhei 20 reais, depois mais 20. Não tem quem aguente a ‘trabalhada’. Eu ganhei mil reais quando cantei em uma chácara, na confraternização da empresa do pai do meu amigo. Assim que eu recebi, liguei para minha mãe e disse: ‘mãe, eu estou com um dinheiro aqui, se a senhora precisar de qualquer coisa, eu tenho um dinheiro para te ajudar’. Minha mãe falou: ‘eu sei que você está querendo comprar o celular, então vai em frente com o seu sonho, estou feliz por você’. Ela nem sabia quanto eu tinha ganhado, eu também não sabia muito. Quando todo mundo foi dormir, eu fui na porta da chácara e ajoelhei nas pedras para agradecer”.
Família, casamento e paternidade
Em 2022, João começou um relacionamento com a influenciadora Ary Mirelle. Em 16 de janeiro de 2024 nasceu Jorge, o filho do casal. A esposa fala do papel importante do marido na vida dela e sobre a gravidez de risco, além de mostrar como é João Gomes como pai.
Quando o astro do piseiro era criança, a mãe Kátia trabalhava e deixava o filho com a vizinha Mazinha, uma segunda mãe para João. Kátia se emociona por ter que trabalhar e não participar integralmente na criação do filho.
“Minha mãe nunca teve muita condição, ela trabalhava ‘no rural’, não tinha carteira assinada, mas ela fazia de tudo para eu poder realizar minhas coisinhas, por exemplo, quando eu me encantava com alguma coisa, ela não media esforço para realizar, quando eu comecei a gostar de desenhar, quando eu falei que queria música, ela me apoiou, então, foi uma longa jornada e ela foi minha parceira nas horas mais escuras e na felicidade. Eu sempre quero estar com ela, porque ela carregou um fardo muito grande por ter sido mãe nova, por ter se separado, foi muita confusão que essa mulher se meteu, mas ela não esqueceu de me ajudar. Minha mãe tem um superpoder que ela conseguiu muita coisa”, declara o jovem.
Dona Francisca e Dona Josilene são as avós do pernambucano, pessoas que ele ama muito. O convidado expõe a importância de todas as mulheres em sua vida: “Se elas não tiverem bem, eu estou pior ainda, eu tenho uma luta diária para que elas fiquem bem, eu sempre procuro saber. Minha avó materna está na casa da minha mãe, porque sempre tem que ir ao médico fazer consulta. A gente fica com o coração da gente fora da gente, porque são pessoas que eu amo muito”.
O convidado também recebe o carinho do pai e vai aos prantos quando os irmãos rasgam elogios ao seu respeito. O cantor Tarcísio do Acordeon, que conheceu o amigo antes da fama, e o músico Victor Fernandes falam da relação com João Gomes.
“Dia de Sorte”: Os irmãos Cayo e Gustavo sonham em fazer sucesso na música para transformar a vida da família
“Dia de Sorte” (Foto: Rogério Pallatta/SBT)No quadro “Dia de Sorte” tem a história de dois irmãos carismáticos que moram em Santarém, no Pará, e formam uma dupla de arrocha. Kayo, 10 anos, e Gustavo, 9 anos, levam uma vida simples e os pais batalham para que eles possam realizar o sonho de viver de música e transformar a realidade de toda a família. Os meninos se apresentam na região em troca de pequenos cachês e mesmo com equipamentos modestos, se esforçam para entregar um verdadeiro show. Eles são muito dedicados, estudam, brincam, ensaiam músicas e sonham com uma carreira de sucesso.
Eles vão encarar desafios e concorrer a prêmios importantes no palco. No desafio da “DJ Maluca”, eles precisam identificar pelo menos quatro músicas tocadas de trás para frente para vencerem. Nesta prova, grandes nomes marcam presença na atração como Pixote, Timbalada, Luan Estilizado, Bruninho & Davi e Tchakabum. Na segunda prova, os irmãos do arrocha vão cantar e dançar a música “Letícia” de Zé Vaqueiro e serão julgados pelas atrações artísticas da “Dj Maluca”.
Eliana (Foto: Rogério Pallatta/SBT)
O programa Eliana vai ao ar todo domingo, a partir das 3h30min da tarde, no SBT