A TV Brasil abre espaço em sua programação nos próximos dias para a transmissão ao vivo de grandes disputas esportivas. Na sexta-feira (5), às 21h, o público acompanha mais um duelo da Liga de Basquete Feminino, principal torneio da modalidade no país. Já no domingo (7), às 15h30, a emissora pública exibe a grande final do Campeonato Baiano de Futebol, com o jogo de volta entre os rivais Bahia e Vitória.
Válido pelo primeiro turno da fase classificatória da Liga de Basquete Feminino, o confronto entre Ituano e Sampaio acontece no ginásio Prudente de Moraes, em Itu, São Paulo. A equipe do Sampaio ocupa a segunda posição da tabela da competição, com 14 pontos e sete partidas no total. O Ituano está em quinto lugar, somando 12 pontos em sete jogos.
A TV Brasil é a emissora oficial da competição feminina de basquete e a única em sinal aberto a transmitir o torneio. Onze clubes participam da liga nesta 13ª edição.
No domingo, a transmissão da grande final do Baianão, realizada em parceria com a TVE Bahia, integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), começa às 15h30 com o pré-jogo. O clássico Ba-Vi acontece na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 16h.
Na disputa de ida no último domingo (31/3), o Vitória levou a melhor e ganhou de 3 a 2 do Bahia. Com o resultado, o time rubro-negro completou 23 jogos de invencibilidade em casa e tem vantagem sobre a equipe tricolor para levar o título.
O Bahia, atual campeão, terá de vencer por dois gols de diferença para levantar a taça novamente. Se triunfar por um gol, levará a definição do vencedor para a cobrança de pênaltis. A expectativa é de um duelo emocionante e disputado até o último minuto.
Sobre a Liga de Basquete Feminino
Neste ano, a Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa 2024) conta com um número recorde de clubes participantes - ao todo, 11 times disputam o título. São eles: AD Santo André-SP, Bax Catanduva-SP, Corinthians-SP, Ituano-SP, Ponta Grossa Basquete/Curso ASB-PR, Sampaio Basquete-MA, Pontz São José Basketball-SP, SESI Araraquara-SP, Sodiê Mesquita-RJ, Unimed Campinas Basquete-SP e Unisociesc Blumenau-SC.
Na LBF, todos os times jogam entre si em turno e returno, totalizando 110 partidas na primeira fase. Os oito melhores colocados classificam-se aos playoffs, com séries melhores de três jogos nas quartas de final e semifinais, subindo para até cinco partidas na série final e decisiva. Em 2023, o campeão foi o SESI Araraquara. Com quatro títulos conquistados entre 2012 e 2017, a extinta equipe de Americana-SP segue como a principal vencedora da LBF.
Sobre o Campeonato Baiano
A Série A do Campeonato Baiano é formada por dez clubes: Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Vitória. Na primeira fase, os times integram um único grupo e jogam entre si. Os dois clubes com pior desempenho são rebaixados.
As quatro equipes com as melhores posições avançam às semifinais e se enfrentam em partidas de ida e volta. Os vencedores decidem o título. O Atlético de Alagoinhas, conhecido como Carcará, conquistou duas taças consecutivas nas edições do Baianão de 2021 e 2022. O Bahia quebrou o jejum no ano passado ao trazer o caneco de volta para a capital em 2023.