Psicanalista Elisama Santos reflete sobre a relação feminina com a coragem no ‘Bom Dia, Obvious’ em vídeo

Foto: Divulgação

É necessário encarar o desconforto para criar relacionamentos saudáveis, sejam eles amorosos, familiares ou profissionais. No próximo episódio do ‘Bom Dia, Obvious’ em vídeo, disponível a partir desta segunda-feira, dia 1º no Globoplay e nas plataformas de áudio, Marcela Ceribelli recebe a psicanalista e escritora Elisama Santos para conversar sobre como promover diálogos honestos que estabeleçam os limites necessários para preservação da individualidade.

Ao longo do bate-papo, a autora dos best-sellers ‘Educação Não Violenta’ (2019) e ‘Conversas Corajosas’ (2021) fala sobre o uso do medo como mecanismo de proteção e de que forma a bravura na tomada de decisões é atravessada pelos recortes de gênero. “Nós mulheres não fomos educadas para a coragem, nós fomos educadas para a perfeição”, pontua. “A mulher é educada para ser boazinha, para ser legal, para servir. Estamos sempre ali para resolver os problemas, nunca para causar. E dizer ‘não’ é causar problema”, completa Elisama.

Especialista em Comunicação Não Violenta (CNV), a convidada também aproveita para quebrar mitos em torno da abordagem, reforçando que empatia não significa ser passivo às ações do outro, ainda mais em contextos tóxicos: “Não dá para utilizar a Não Violência como uma desculpa para as pessoas ficarem aprisionadas em relações que são abusivas”.

O ‘Bom dia, Obvious’ em vídeo está disponível no Globoplay – inclusive para quem não é assinante do streaming –, nas plataformas de áudio e no canal do YouTube da Obvious. Trechos do programa são exibidos quinzenalmente no ‘Momento Bom Dia, Obvious’ na grade do GNT, às sextas-feiras por volta de 14h.
Psicanalista Elisama Santos reflete sobre a relação feminina com a coragem no ‘Bom Dia, Obvious’ em vídeo Psicanalista Elisama Santos reflete sobre a relação feminina com a coragem no ‘Bom Dia, Obvious’ em vídeo Reviewed by Pablo on abril 01, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.