Pular para o conteúdo principal

Pedro Bial estreia segunda temporada do ‘Linha Direta’ nesta quinta, 18

Foto: Globo/Manoella Mello

Basta fazer as perguntas certas e conectar todos os fatos. Esta é uma das premissas do ‘Linha Direta’, o precursor do gênero ‘true crime’ no Brasil, que estreia sua segunda temporada no próximo dia 18 de abril na TV Globo, após ‘Os Outros’. Sob o comando de Pedro Bial, o programa busca aprofundar as investigações de crimes marcantes da sociedade brasileira com episódios que misturam em sua narrativa reportagens, entrevistas e simulações de casos com atores e recriação de cenários. Em sua primeira temporada, em 2023, o ‘Linha Direta’ ajudou a prender 37 foragidos da justiça.

"Desde a temporada passada temos recebido muitas sugestões de casos, além dos que nós mesmos investigamos. Damos preferência a temas que tenham um impacto social porque nós não exploramos a violência por si só; é necessário que a história ajude a promover uma reflexão. Quando o caso principal não tem foragidos da polícia, incluímos um segundo caso com foragidos com um crime de mesma natureza”, conta o diretor artístico Gian Carlo Bellotti.

Cada programa aborda diferentes temas por meio dos casos mostrados, como violência contra mulheres e crianças, abuso sexual, vingança, intolerância religiosa, racismo, entre outros. Além de conduzir o programa nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, Pedro Bial também entrevista eventualmente personagens e/ou testemunhas que tiveram ligação com as vítimas e que podem aprofundar as histórias através de seus depoimentos. O caráter social também está presente através da divulgação dos canais de denúncia, como o telefone 181, de qualquer lugar do Brasil, e o Disque Denúncia local de cada estado para que a população ajude as autoridades com informações que levem à localização de foragidos da justiça, com a garantia do sigilo da identidade.

“Existe o serviço público direto, que é prender pessoas foragidas, mas o maior serviço que prestamos é a moral clássica da literatura policial: com as histórias, aprendemos que não se vence a violência usando de ainda mais violência, mas sim com inteligência. Invariavelmente, todos os casos são resolvidos com investigação criteriosa, percebendo as motivações dos criminosos, e, uma vez que o crime foi cometido, é importante não cometer outro para desvendá-lo, mas sim utilizar a lei interpretada pela inteligência humana”, ressalta Pedro Bial.

Neste ano, o programa continua investindo no formato multiplataforma com conteúdos para TV e podcast. Sucesso de audiência no Spotify Brasil e de downloads no Globoplay, a edição anterior esteve entre os títulos mais ouvidos do país. Para a segunda temporada, o ‘Linha Direta – O Podcast’ segue trazendo conteúdos extras, com impressões de Pedro Bial e depoimentos de bastidores vivenciados por roteiristas, pesquisadores e pela produção do programa. Com uma versão estendida e aprofundada dos casos e publicações semanais, sempre após à exibição do programa na TV, o ‘Linha Direta – O Podcast’ estará disponível no Globoplay e nas plataformas de áudio a partir do dia 18 de abril.

‘Linha Direta’ tem apresentação de Pedro Bial, direção artística de Gian Carlo Bellotti, direção geral de Dudu Levy e Fellipe Awi e direção de gênero de Mariano Boni. A redação final é de Pedro Bial e a produção é de Nathalia Pinha e Anelise Franco. O programa tem estreia no dia 18 de abril e será exibido às quintas-feiras, após 'Os Outros', na TV Globo. O ‘Linha Direta - O Podcast’, versão em áudio do programa original, estará disponível no Globoplay e nas plataformas de áudio a partir de 18 de abril e com publicações semanais sempre após à exibição do programa na TV.

Abaixo, Pedro Bial fala sobre a expectativa para a nova temporada do ‘Linha Direta’.

Quais serão as novidades e temáticas do programa para esta temporada?
A primeira temporada foi muito bem-sucedida. Nosso desafio era atualizar um formato de sucesso mas que já tinha parado de ser exibido há 15 anos. Nesse tempo, o mundo mudou muito, então queríamos adaptar a ideia para o mundo de hoje. Esse processo continua, existe um aprofundamento e uma busca por temas cada vez mais atuais. Teremos mais excelência na linguagem que já tinha uma proposta bem urdida. Além da modernização, também há o desafio de manter a essência do programa, que é a busca pela justiça, o uso da inteligência para desarmar a violência. Isso permanece e iremos para os casos do Brasil que suscitam reflexão.

Como foi o retorno do público em relação à primeira temporada e o que o telespectador pode esperar desta nova temporada?
Através de pesquisas, tivemos como resultado que o programa matou a curiosidade de quem não conhecia e renovou o encanto de quem já o acompanhava anos atrás. Seguimos antenados, o programa tem um compromisso com o público. O espectador é um parceiro nas nossas investigações.

Qual o diferencial do ‘Linha Direta’ em relação aos outros programas de true crime?
Acredito que existem muitos programas excelentes de true crime em podcasts. Eles têm uma forma de contar essas histórias que eu adoro. Também existem bons exemplos no streaming. Porém, também há o contraste com os exemplos que a gente não quer seguir que é a pura exploração da violência, do terror e o apelo do sensacionalismo. Estamos fora disso e iremos permanecer assim.

De que forma você acha que o ‘Linha Direta’ presta um serviço para a sociedade?
Existe o serviço público direto, que é prender pessoas foragidas, mas o maior serviço que prestamos é a moral clássica da literatura policial: com as histórias, aprendemos que não se vence a violência usando de ainda mais violência, mas sim com inteligência. Invariavelmente, todos os casos são resolvidos com investigação criteriosa, percebendo as motivações dos criminosos, e, uma vez que o crime foi cometido, é importante não cometer outro para desvendá-lo, mas sim utilizar a lei interpretada pela inteligência humana.

Quais os maiores desafios de contar essas histórias?
Ser claro no relato, fazer com que tudo fique compreensível. Também é importante ter imagens para construir as narrativas. Hoje isso é bem possível, pois praticamente não existe ponto cego, temos câmeras por toda parte. É importante que seja emocionante e que as pessoas sejam estimuladas por isso. É pela emoção que as pessoas aprendem e se desenvolvem. Gostamos de provocar uma reflexão a partir da emoção.

Qual a sua expectativa para a estreia do programa?
A expectativa é que vamos estrear bem, com boa repercussão e que iremos contribuir para mudar o estado de coisas da vida brasileira. A maior parte da população vive aterrorizada pela violência, é uma vida muito difícil. É importante levantar essa discussão para que algo seja feito de fato.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira a programação da TV Globo entre os dias 12 a 18 de outubro

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 12/10/2024 04:45 Corujão II - Atos De Violência 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 13:15 Globo Esporte 13:40 Jornal Hoje 14:20 Edição Especial - Cabocla 14:50 Sessão de Sábado - Uma Babá Quase Perfeita 16:20 Caldeirão Com Mion 18:45 No Rancho Fundo 19:30 Praça TV - 2ª Edição 19:55 Volta Por Cima 20:40 Jornal Nacional 21:30 Mania de Você 22:35 Altas Horas 00:25 Supercine - Medo Profundo 01:55 Faixa Combate 02:40 Volta Por Cima 03:20 Comédia Na Madruga I Domingo, 13/10/2024 04:10 Corujão I - 007 Contra Goldeneye 06:00 Santa Missa 06:50 Globo Comunidade 07:20 Pequenas Empresas & Grandes Negócios 08:05 Globo Rural 09:25 Auto Esporte 10:00 Esporte Espetacular

Confira a programação do SBT entre os dias 14 a 20 de outubro

(Foto: Divulgação) Segunda-feira 06h00 PRIMEIRO IMPACTO 09h30 CHEGA MAIS 11h30 CHEGA MAIS NOTÍCIAS 13h00 PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA 13h10 CHEGA MAIS NOTÍCIAS - Continuação 13h30 CARINHA DE ANJO cap. 161 14h30 QUANDO ME APAIXONO cap. 66 15h30 CONTIGO SIM cap. 125 16h15 FOFOCALIZANDO 17h30 TÁ NA HORA 19h45 SBT BRASIL 20h30 PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA 20h40 SBT BRASIL - Continuação 20h45 A CAVERNA ENCANTADA cap. 56 21h30 AS AVENTURAS DE POLIANA cap. 174 22h00 PROGRAMA DO RATINHO 23h30 ARENA SBT 00h45 THE NOITE COM DANILO GENTILI 01h30 OPERAÇÃO MESQUITA 02h00 SBT PODNIGHT Flow 02h45 SBT NEWS NA TV Terça-feira 06h00 PRIMEIRO IMPACTO 09h30 CHEGA MAIS 11h30 CHEGA MAIS NOTÍCIAS 13h00 PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA 13h10 CHEGA MAIS NOTÍCIAS - Continuação 13h30 CARINHA DE ANJO cap. 162 14h30 QUANDO ME APAIXONO cap. 67 15h30 CONTIGO SIM cap. 126 16h15 FOFOCALIZANDO 17h30 TÁ NA HORA 19h45 SBT BRASIL 20h30 PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA 20h40 SBT BRASIL - Continuação 20h45 A CAVERNA

Dr. Rey revela no The Noite ter tido e se curado de um câncer de próstata

(Foto: Lourival Ribeiro/SBT) O famoso cirurgião plástico  Robert Rey , mais conhecido como  Dr. Rey , escolheu o  The Noite com Danilo Gentili  para fazer uma revelação exclusiva. No programa desta  quarta-feira, 16 de outubro , ele diz que tratou um câncer na próstata sem a imprensa saber. “Eu peguei um câncer. Não queria que colocassem o dedinho no meu c***. O médico falou que eu estava na idade de fazer e realmente tem que fazer, mas não queria. Falei para fazer uma tomografia”, afirma, antes de relatar como recebeu a notícia. “A radiologista me telefona e fala: ‘Você tem um tumor de 13 centímetros’”. Dr. Rey relata que nos momentos mais difíceis recebeu apoio do médico Fernando Cotait Maluf, do Hospital Israelita Albert Einstein, e do apresentador Celso Portiolli. “O Doutor Maluf me liga constantemente. O Celso Portiolli me liga em casa sempre. Não sei, mas acho que ele teve um problema similar. Quantas vezes no meio da noite, ele me chamou para saber como estava o trat

Confira os filmes que serão exibidos na Band entre os dias 07 a 13 de outubro

Foto: Divulgação SINOPSES / SEGUNDA - FEIRA - 07/10/2024 SESSÃO ESPECIAL NUNCA MAIS (Enough) DRAMA, 2002, USA, 01:51:57, 14 ANOS Produtor: ROB COWAN Elenco: JENNIFER LOPEZ, BILLY CAMPBELL A garçonete Slim tem sua vida transformada ao se casar com o rico empreiteiro Mitch. Em sua nova vida suburbana, ela parece ter tudo o que deseja. No entanto, seu sonho sofre um revés quando ela descobre que não tem o marido perfeito. O comportamento abusivo e cada vez mais obsessivo de Mitch força Slim a fugir. SINOPSES / QUARTA - FEIRA – 09/10/2024 CINE CLUBE VEÍCULO 19 (Vehicle 19) POLICIAL, 2013, USA, 01:19:32, 14 ANOS Elenco: PAUL WALKER, NAIMA MCLEAN, GYS DE VILLIERS Após sair da prisão em liberdade condicional, Michael Woods pega o carro errado em uma locadora e logo descobre uma mulher presa no seu porta-malas. Agora, os dois acabam sendo perseguidos por policiais corruptos, que farão de tudo para impedir que Rachel Shabangu chegue no tribunal e deponha sobre um caso contra

Confira a programação da Record entre os dias 14 a 20 de outubro

Foto: Reprodução/Internet 14.10.2024 SEGUNDA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 13H00 HORÁRIO POLÍTICO 13H10 BALANÇO GERAL SP * 15H30 O RICO E LÁZARO - ESTREIA 16H00 APOCALIPSE 16H45 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H50 JORNAL DA RECORD 20H30 HORÁRIO POLÍTICO 20H40 JORNAL DA RECORD 21H00 FORÇA DE MULHER 21H45 GÊNESIS 22H30 A FAZENDA 23H45 CHICAGO FIRE HERÓIS CONTRA O FOGO 00H30 BOLETIM JORNAL DA RECORD 00H45 PROGRAMAÇÃO IURD 15.10.2024 TERÇA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 13H00 HORÁRIO POLÍTICO 13H10 BALANÇO GERAL SP * 15H30 O RICO E LÁZARO 16H00 APOCALIPSE 16H45 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM