A TV Brasil estreia neste domingo (21), às 23h30, uma temporada especial do Partituras com espetáculos marcantes da Orquestra Petrobras Sinfônica regidos pelo maestro titular e diretor artístico Isaac Karabtchevsky. O primeiro dos três episódios da série, gravado na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, presta uma homenagem aos 64 anos de Brasília, celebrados no próprio domingo.
Uma curiosidade que se junta às comemorações do aniversário da capital federal é que Isaac Karabtchevsky participou da inauguração de Brasília em 21 de abril de 1960. Com sete décadas de carreira, o maestro completa 90 anos em dezembro.
No repertório do primeiro concerto da temporada especial do Partituras, a Petrobras Sinfônica apresenta a abertura de "La Gazza Ladra', de Gioachino Rossini, a "Sinfonia popular nº 1", de Radamés Gnattali, e o "Capricho italiano", de Piotr Ilitch Tchaikovsky.
O segundo episódio da temporada traz uma performance da orquestra na Quinta da Boa Vista, parque urbano e espaço histórico do Rio de Janeiro. O concerto reúne obras do clássico ao popular e conta com a cantora e multi-instrumentista Lucy Alves como convidada do conjunto sinfônico. No palco, os músicos e a cantora interpretam obras de Sivuca, Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Geraldo Vandré, entre outros compositores.
Gravado na Sala São Paulo, na capital paulista, durante a turnê nacional da orquestra em 2023, o terceiro episódio encerra a temporada especial do Partituras. Durante a apresentação, a Petrobras Sinfônica executa "Redenção: micro poema sinfônico em quatro movimentos ininterrupto", peça especialmente encomendada ao compositor cearense Liduino Pitombeira, e a grandiosa "Sinfonia nº 1 em Ré maior", de Gustav Mahler.
Sobre o Partituras
O programa Partituras busca democratizar o acesso à chamada "grande música" com espetáculos semanais na televisão aberta. Além das apresentações, o Partituras ainda traz, em alguns episódios, o depoimento dos artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir aspectos interessantes sobre as obras executadas.
A produção mescla concertos em grandes palcos com recitais para pequenas formações ou mesmo executados por solistas. O programa também conta com performances de novos talentos da arte nacional e músicos brasileiros de orquestras renomadas.