A TV Brasil exibe o quarto episódio da série documental Nos Caminhos dos Viajantes neste domingo (7), às 19h30. O programa inédito viaja pelas cidades históricas de Minas Gerais, com suas espetaculares cadeias montanhosas cercadas de rios e matas. Seguindo os passos de naturalistas que passaram pela região no século 19, o programa retorna aos locais que hoje se transformaram em importantes áreas de conservação da Mata Atlântica.
Além das belíssimas imagens das paisagens atuais, o episódio conta com gravuras que ilustram as belezas das Serras de Ouro Branco, Itacolomi e Serra do Caraça. O programa visita ainda a Serra da Canastra, que abriga a nascente histórica do Rio São Francisco, um dos mais importantes do Brasil. A unidade já se encontra no bioma Cerrado, mas ainda possui influência da Mata Atlântica em matas ciliares e capões.
Sobre o programa
Produzida pela TV Brasil em parceria com a Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a série percorre novamente as rotas de viajantes naturalistas pioneiros que visitaram o Brasil, como Charles Darwin. A atração refaz os mesmos caminhos e compara as experiências daquela época com os dias atuais, destacando as espécies e as paisagens que os naturalistas relataram e o que é possível observar hoje.
Com cinco episódios, a primeira temporada de Nos Caminhos dos Viajantes apresenta áreas naturais preservadas em diferentes regiões do país. Cada edição explora diversas Unidades de Conservação, locais protegidos por lei que são geridos pelo ICMBio para garantir a preservação da biodiversidade.
Dois narradores conduzem o telespectador nesta aventura: Priscila Rangel interpreta a viajante atual e David Tapajós apresenta os relatos dos naturalistas do passado.
Serviço
Nos Caminhos dos Viajantes – domingo, dia 7/04, às 19h30, na TV Brasil
Nos Caminhos dos Viajantes – madrugada de domingo, dia 7/04, para segunda, dia 8/04, à 1h30, na TV Brasil