Pular para o conteúdo principal

Entrevista com o eliminado do 'BBB 24': Lucas Henrique

Foto: Globo/João Cotta

Apenas sete dias separaram Lucas Henrique da grande final do 'Big Brother Brasil'. O carioca fala com orgulho de ter sido um dos grandes movimentadores do jogo e não esconde que gostava do papel de criador de estratégias. Preferiu criar laços fortes, como os que teve com Leidy Elin, Yasmin Brunet e Wanessa Camargo, a escolher representar um lado entre os dois maiores grupos da edição; não hesitou a aproximação com participantes como forma de escapar do paredão; e, superando até mesmo as próximas expectativas, venceu cinco provas de liderança da edição.

O resultado, apesar de render a permanência no jogo por 93 dos 100 dias que terão esta temporada, não bastou para que Lucas chegasse à final, mas deixou para ele legados muito maiores que o jogo. "Aprendi com o 'Big Brother Brasil' a olhar para mim com mais cuidado e entender que, apesar dos meus defeitos, eu também tenho qualidades", afirma o professor de Educação Física, que foi eliminado com 64,69% no paredão contra Alane e Isabelle.

Na entrevista a seguir, Lucas também reflete sobre a rivalidade com Davi, comenta a situação do "Calabreso" que acabou virando meme e aponta sua torcida para o primeiro lugar do reality show.

Qual era o seu maior propósito ao entrar no 'Big Brother Brasil'? 
Meu maior propósito era mostrar para os meus alunos da favela que eles podiam acreditar nos sonhos deles e realizá-los. E queria que eles tivessem orgulho de mim. Ainda não tive acesso a eles, mas, pelo que tenho visto, muitas pessoas gostaram muito do que eu levei para o BBB.

Você optou por dormir no quarto Fadas, mas não formou uma aliança com seus integrantes, exceto com a Leidy Elin, que foi uma amiga na casa. Também não se juntou ao Gnomos, em um primeiro momento. Acredita que o fato de não formar um grupo já nas primeiras semanas pode ter impactado o seu jogo? 
Formar um grupo nas primeiras semanas, para mim, era muito complicado. Eu queria conhecer as pessoas. Como eu já tinha um acesso um pouco mais fácil no Gnomos, eu queria dormir no Fadas para tentar me aproximar daquelas pessoas e, aí, escolher com quem ia jogar. Tanto que a minha amizade com a Leidy começou de uma conversa dentro do quarto. Então, foi positivo. Mudaria tudo se eu tivesse fechado com um grupo ou com o outro, mas eu acho que foi do jeito que tinha que acontecer.

Mais ou menos no meio da temporada, houve um terceiro grupo, formado por você, Leidy Elin, Yasmin Brunet e Wanessa Camargo, que foi nomeado por vocês como "Alphavela". Na sua visão, o que gerou essa conexão? 
Eu e Leidy já tínhamos uma amizade muito forte e um carinho muito grande um pelo outro. E como eu ia dormir muito tarde e a Wanessa Camargo também, a gente acabou conversando muito de madrugada e isso foi nos aproximando cada vez mais. Por consequência, aproximou a Yasmin também, por ela estar próxima da Wanessa. A gente acabou formando um grupo que se construiu a partir da afinidade, das nossas conversas.

Embora tenha hesitado no início, por fim, você acabou dividindo algumas estratégias e votado em combinação com integrantes do Gnomos. Com que participantes de lá você mais tinha afinidade? 
Dentro do gameeu tinha muito mais afinidade com a Leidy. Ela sempre foi o meu pódio. No primeiro Sincerão, o Tadeu Schmidt perguntou quem era o meu pódio e eu disse que era a Leidy em segundo lugar e o Vinicius Rodrigues em terceiro. O Vini, o Bin [MC Bin Laden] e o Luigi [Lucas Luigi] eram do Gnomos. Então eu tinha um carinho muito grande pela galera do Gnomos, apesar de a gente ainda ter algumas ressalvas. Num primeiro momento, eu não tinha muito acesso à Fernanda, à Pitel, ao Juninho, mas já tinha uma parceria com esses três, que eram de lá. Acabou ficando mais fácil jogar com eles do que com o Fadas, com quem eu realmente não tinha afinidade.

Sua aproximação com Pitel aconteceu logo após a saída do Rodriguinho. Esse movimento foi uma estratégia de jogo? 
Esse movimento começou a partir dos nossos interesses em comum. Quando eu descobri que ela gostava dos mesmos artistas que eu, acessava os mesmos conteúdos que eu acessava na internet, a gente começou a conversar muito. No dia que estávamos falando sobre faculdade, ela falou que queria fazer uma pós-graduação, e foi o dia da ação da Estácio. Eu chamei ela para fazer parte do meu grupo na ação e, a partir dali, começamos a trocar mais ideia. Então, já existia uma conversa. Mas quando, em determinado momento, eu vi que eu era uma opção de voto dos Gnomos, comecei a pensar que era necessário me aproximar do grupo para, pelo menos, ter alguém para me vetar. Eu sabia que o Rodriguinho não votava tanto em mim,e a Pitel poderia ser essa pessoa também. Pensei: "Se eu tivesse duas pessoas lá que vetassem o meu nome de um possível voto em conjunto, eu posso me safar do paredão". Começa a partir daí nossa proximidade, que nasce de uma afinidade por conta de assuntos em como mas, também, por uma estratégia de jogo.

A gente teve uma troca muito bacana, foi muito amigo e se apoiou bastante lá dentro. E não passou disso. A gente realmente foi amigo. Nos meus momentos mais difíceis ela estava lá, o inverso também, eu sempre estava ali para apoiá-la. É muito difícil passar 93 dias (no meu caso) confinado, você precisa de gente do seu lado. E a gente acabou se aliando por isso. Querendo ou não, quando a gente fala de coisas da vida para além do jogo, que era o que acontecia, a gente sai um pouquinho da pressão psicológica que é fazer as escolhas do jogo.

Você igualou o recorde de vitórias do BBB em provas do líder com cinco provas vencidas. Imaginava performar tão bem na competição justamente nas provas? 
Isso foi uma grata surpresa! Eu tinha muito medo porque, geralmente, nas provas de resistência a galera mais forte vence, e eu não tenho o físico padrão. Pensei: "Vai ser a maior dureza encarar essas provas". Mas fui até o final sempre que pude e dei meu máximo, atento às instruções para fazer o meu melhor. Deu certo, que bom! Consegui ganhar muitas provas e movimentar o jogo. Quando você ganha um líder ou um anjo, você se compromete com o jogo, fica em evidência. É uma faca de dois gumes: por um lado é bom porque você fica imune. Por outro, movimentando a casa e o jogo, vira alvo. Você precisa jogar também quando sai da condição de líder; é aí que tá o jogo que acontece de verdade, porque é necessário se movimentar para sair do alvo das pessoas.

Qual liderança mais te marcou e por quê? 
A terceira, em que eu tive minha segunda festa do líder. Foi a festa que teve Jongo da Serrinha e pude olhar minha favela, a comunidade em que cresci ali sendo representada, a minha cultura do dia a dia, os lugares pelos quais eu costumo passar, onde eu me sinto em casa. Foi realmente muito especial. A terceira liderança também foi a mais estratégica por conta da minha indicação do Michel ao paredão, que foi fora do padrão. Eu saí um pouco daquele lance de colocar Gnomos ou Fadas, fui pela terceira via e o Michel acabou saindo do game. Eu tinha motivos porque ele já tinha votado em mim, já tinha me indicado ao paredão. Então, eu devolvi e acabei acertando.

Nas enquetes do líder, você costumava receber o sinal de “alerta” como feedback do público na 'Central do Líder'. Como você interpretava essas avaliações? 
Eu pensava que talvez estivesse jogando do lado errado da galera preferida do público. Mas não tem como fugir do que a gente sente, das coisas que já nos propusemos a fazer. Às vezes um movimento 180 graus não cabe porque pode enrolar mais as coisas, não dar certo. Então, apesar de interpretar isso como o fato de que eu precisava me reposicionar no jogo, ainda assim não cabia um movimento muito brusco no jogo porque podia acabar piorando as coisas, ao invés de ajudar.

Você teve diversos embates com o Davi durante a temporada. Um deles ficou marcado pela expressão “calabreso”, com a qual o Davi se referiu a você. Isso gerou uma grande confusão na casa sobre o significado da palavra, porém, você demonstrou em outros momentos entender sobre a origem do termo. Por que optou por não deixar isso claro ali naquela situação da briga? 
Eu cheguei a comentar que era uma gíria da internet. Eu não me senti ofendido em relação a essa gíria, apesar disso. Mas o Bin falou que, em São Paulo, as pessoas usavam essa gíria para falar que ele era gordo. Eu pensei: "No Rio isso não acontece". Mas, se ele sentia isso e era usado para ele nesse intuito, eu não tinha muito o que discordar porque era uma coisa direcionada a ele. Por isso não entrei em detalhes nem quis descontruir porque não queria invalidar o que ele estava sentindo, já que foi ele que passou por isso.

Via Davi como seu maior adversário? 
Sim. Eu acho que nós dois somos muito parecidos em algumas coisas: na questão da liderança, no posicionamento firme. Isso podia colocar a gente como aliado, e a gente iria jogar muito bem junto, mas também podia colocar a gente como adversário. No primeiro momento, quando a gente conversa para tentar se unir no Puxadinho para se proteger, não dá certo. Eu vejo que ele tenta puxar a liderança do grupo e falo: "Não, também posso ser essa pessoa que vai organizar as estratégias". A gente começa a entrar em embate ali e uma coisa vai puxando a outra. No BBB nem sempre a gente resolve todas as situações porque faz parte ter coisas a pontuar nas dinâmicas do jogo.

Que brothers e sisters da sua edição deseja reencontrar e manter uma amizade aqui fora? 
Quero muito encontrar com a Leidy Elin; foi uma pessoa que me deu muita força, muita luz. O Bin, a Giovanna e a Yasmin também são pessoas que quero muito encontrar, ter uma parceria, fazer uma amizade aqui fora para a gente caminhar junto e se apoiar nesse momento. O Luigi [Lucas Luigi] e o Vini [Vinicius Rodrigues] também. E uma pessoa com quem quero muito desenvolver a amizade aqui fora é a Isabelle. Apesar de a gente ter sido adversário no jogo, a gente se conectava em muitos assuntos. Poderíamos ter resolvido lá algumas coisas, mas não quisemos para poder ter a carta na manga e jogar, mas é alguém a quem quero muito bem aqui fora. Quero trocar ideia, conhecer e estar mais próximo.

O que faltou para chegar à final, mesmo tão perto, em sua opinião? 
Acho que faltou estar do lado certo, né? (risos). As brigas que eu escolhi não foram as melhores mas, ainda assim, eu tinha a esperança de que o fato de me movimentar em relação ao jogo fosse me ajudar a chegar mais longe. Eu contava muito que, chegando ao top 5, eu poderia ganhar as duas próximas provas e alcançar a final. Foi quase.

Que momentos da sua trajetória no reality ficarão marcados em sua memória? 
As festas do líder vão ficar muito marcadas porque foram momentos em que eu me reconectei comigo mesmo, que lembrei das coisas que eu gosto, amo e me dão força.

E leva aprendizados? 
Se eu pudesse citar um aprendizado do programa, seria conseguir ser mais calmo para tomar decisões. As decisões precisam de mais paciência. Outro aprendizado é o de me conhecer e saber qual é o meu limite. Eu nunca imaginei que ia passar por tanto estresse com um jogo! Aprendi com o 'Big Brother Brasil' a olhar para mim com mais cuidado e entender que, apesar dos meus defeitos, eu também tenho qualidades.

Quem você quer que ganhe?
A Isabelle. Sei que ela se movimentou pouco em relação ao jogo, mas de todos que ficaram é a pessoa pela qual tenho mais carinho e por quem eu torceria agora.

Agora que deixou a disputa, quais são seus objetivos? Pretende voltar a dar aulas e seguir na carreira acadêmica? 
Eu vou analisar um pouco tudo que vai acontecer. A minha prioridade é cuidar da minha família, da minha irmã, que está precisando muito de mim. Quero retribuir o carinho que eles sempre tiveram por mim ao longo de toda a minha vida. Depois, pensar no que pode acontecer, ver as oportunidades que vão chegar.

O ‘BBB 24’ tem apresentação de Tadeu Schmidt, produção de Mariana Mónaco, direção artística de Rodrigo Dourado e direção de gênero de Boninho. O programa vai ao ar de segunda a sábado após ‘Renascer’, e domingos, após o ‘Fantástico’.

Além da exibição diária na TV Globo, o ‘BBB 24’ pode ser visto 24 horas por dia no Globoplay, que conta com 12 sinais com transmissão simultânea, incluindo o mosaico de câmeras, as íntegras e os vídeos dos melhores momentos, edições do ‘Click BBB’ e o ‘Mesacast BBB’, que também terá distribuição de trechos no streaming, no gshow, nas redes sociais e plataformas de vídeos, incluindo a versão em áudio no gshow e nas plataformas de podcast. Todos os dias, logo após a transmissão na TV Globo, o Multishow exibe uma hora de conteúdo ao vivo, direto da casa. O canal ainda conta com flashes diários, ao longo da programação, e com o ‘BBB – A Eliminação’, exibido à 0h30 de quarta para quinta-feira. No gshow, o público pode votar e decidir quem permanece ou deixa o jogo e acompanhar a página ‘BBB Hoje’, as páginas dos participantes e conteúdos exclusivos, como o ‘Bate-Papo BBB’, enquetes e resumos do que de melhor acontece na casa.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira os filmes que serão exibidos na Band entre os dias 02 a 08 de setembro

Foto: Divulgação SINOPSES / SEGUNDA - FEIRA - 02/09/2024 SESSÃO ESPECIAL AS PALAVRAS (The Words) DRAMA, 2012, USA, 01:34:41, 12 ANOS Diretor: BRIAN KLUGMAN Elenco: DENNIS QUAID, BRADLEY COOPER, ZOE SALDANA Rory é casado com Dora e trabalha em uma editora de livros. Um dia, em uma loja de antiguidades, ele encontra uma pasta com várias folhas. Rory começa a ler e logo não consegue tirar a história da cabeça. Ele resolve transcrevê-la para o computador, e a apresenta como se fosse seu livro. SINOPSES / QUARTA - FEIRA – 04/09/2024 CINE CLUBE O CASAMENTO DO MEU MELHOR AMIGO (My Best Friend's Wedding) ROMANCE, 1997, USA, 01:40:29, 12 ANOS Diretor: P.J. HOGAN Elenco: JULIA ROBERTS, DERMOT MULRONEY, CAMERON DIAZ Julianne e Michael combinaram que, se ambos continuassem solteiros quando completassem 28 anos, se casariam. Julianne recebe um telefonema do amigo anunciando o seu casamento e descobre que ainda continua apaixonada por ele. SINOPSES / SÁBADO – 07/09/2024 E

Confira a programação do SBT entre os dias 02 a 08 de setembro

(Foto: Divulgação) Segunda-feira 06h00 PRIMEIRO IMPACTO 09h30 CHEGA MAIS 11h30 CHEGA MAIS NOTÍCIAS 13h00 PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA 13h10 CHEGA MAIS NOTÍCIAS - Continuação 13h30 CARINHA DE ANJO cap. 131 14h30 QUANDO ME APAIXONO cap. 36 15h30 CONTIGO SIM cap. 95 16h15 FOFOCALIZANDO 17h30 TÁ NA HORA 19h45 SBT BRASIL 20h30 PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA 20h40 SBT BRASIL - Continuação 20h45 A CAVERNA ENCANTADA cap. 26 21h30 AS AVENTURAS DE POLIANA cap. 146 22h15 PROGRAMA DO RATINHO 23h30 ARENA SBT 00h45 THE NOITE COM DANILO GENTILI 01h30 OPERAÇÃO MESQUITA 02h00 SBT PODNIGHT Flow 02h45 SBT NEWS NA TV Terça-feira 06h00 PRIMEIRO IMPACTO 09h30 CHEGA MAIS 11h30 CHEGA MAIS NOTÍCIAS 13h00 PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA 13h10 CHEGA MAIS NOTÍCIAS - Continuação 13h30 CARINHA DE ANJO cap. 132 14h30 QUANDO ME APAIXONO cap. 37 15h30 CONTIGO SIM cap. 96 16h15 FOFOCALIZANDO 17h30 TÁ NA HORA 19h45 SBT BRASIL 20h30 PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA 20h40 SBT BRASIL - Continuação 20h45 A CAVERNA EN

'Bake Off Brasil - Mão na Massa' estreia hoje no Discovery Home & Health

Clique  aqui  para assistir ao trailer A nova temporada do reality show culinário de sucesso  BAKE OFF BRASIL - MÃO NA MASSA  estreia na  Discovery Home & Health  hoje, dia 16, às 21h. O programa, que também está disponível na  Max , conta com 19 episódios de 90 minutos cada, que serão disponibilizados semanalmente no canal e na plataforma de streaming. A atriz e humorista Fabiana Karla é a apresentadora da décima edição do  BAKE OFF BRASIL - MÃO NA MASSA . No júri, estão Carole Crema, famosa chef confeiteira e empresária, e André Mifano, renomado chef reconhecido por sua abordagem inventiva na gastronomia. Durante a temporada, 18 competidores de vários estados do Brasil disputarão o título de melhor confeiteiro amador do país. Eles enfrentarão provas inovadoras, com receitas doces e salgadas. Na Max, o terceiro episódio estreia na próxima segunda-feira, 19 de agosto, com uma prova criativa que vai provocar os confeiteiros amadores a levarem a melhor combinação de sabor

Diversão garantida, SBT PodNight estreia “Ninho Da Coruja” em sua programação

(Divulgação/SBT) Na madrugada  desta segunda-feira (02),  os principais podcasts do Brasil tem um encontro marcado com o público do  SBT.  Da internet para as telas da TV,  Flow, Venus, Papagaio Falante  e  PodC Mais  continuam   destacando   as maiores curiosidades das celebridades e, para integrar no time de sucessos,  Ninho Da Coruja  estreará, nas quartas, episódios inéditos na programação do canal.  Veja a grade: Segunda-feira (02/09/2024) – Flow com Douglas Flamino (Divulgação/Flow) Nesta edição do  Flow, Igor Coelho  recebe  Douglas Flamino . Criador do canal “Experiência Flamino”, acumula seguidores ao realizar experimentos ligados ao espiritual em si mesmo. No podcast, o convidado destaca seus conhecimentos em hipnose, viagem astral e muitos outros. Terça-feira (03/09/2024) – Venus com Natália Rosa e Sofia Starling (Divulgação/Venus) Formando par romântico na série  Xeque Mate ,  Natália Rosa  e  Sofia Starling  se consagraram nas redes como

Confira a programação da TV Globo entre os dias 31 de agosto a 06 de setembro

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 31/08/2024 04:00 Corujão I - Minority Report - A Nova Lei 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 13:00 Horário Político 2024 13:10 Praça TV - 1ª Edição 13:20 Globo Esporte 13:40 Jornal Hoje 14:20 Edição Especial - Cabocla 14:45 Sessão De Sábado - Um Presente para Helen 16:20 Caldeirão Com Mion 18:40 No Rancho Fundo 19:25 Praça TV - 2ª Edição 19:45 Família é Tudo 20:30 Horário Político 2024 20:40 Jornal Nacional 21:30 Renascer 22:40 Estrela da Casa 23:20 Altas Horas 01:10 Supercine - De Volta Para Casa 02:50 Família é Tudo 03:25 Comédia Na Madruga I Domingo, 01/09/2024 04:10 Corujão I - A Era Do Gelo: O Big Bang 05:45 Santa Missa 06:35 Globo Comunidade 07:05 Peque