Lucas Lima e Mari Palma no estúdio de “Na Palma da Mari”. Divulgação/CNN Brasil
Videocast que multiplica sua audiência em mais de 38 milhões de views, a partir dos cortes de entrevistas compartilhados nas redes sociais, o 'Na Palma da Mari" supera 448 mil views no YouTube. Só no Instagram, as cenas do Na Palma da Mari vão além de 33 milhões de views e 466 mil manifestações de engajamento. No TikTok, são 5 milhões de views e 384 mil de interações com o público. A excelente performance da apresentadora no ambiente digital se confirma por sua presença no Top 3 da aba de blogs da CNN Brasil. Lançado em fevereiro, o segmento já soma mais de 5,8 milhões de pageviews, reunindo apresentadores e analistas no site do canal.
Vice-presidente de Inovação e Digital da CNN Brasil, Sergio Maria chama atenção para o peso que o respeito mútuo entre consumidor e produtor de conteúdo tem no alcance dessa audiência. “A mensagem essencial é valorizar o respeito do público por quem produz o conteúdo, pela apuração do jornalista. Esse conteúdo tem de estar disponível de forma respeitável e fácil para o consumidor, que acredita na nossa qualidade. Ele chega à nossa página e consegue apreciar também as marcas expostas, sem ter de tropeçar em uma poluição de pop ups e vídeos invasivos ”, argumenta Maria.
O diagnóstico vai ao encontro dos resultados de recente estudo da Teads em parceria com o instituto Nielsen, que demonstra como os leitores e espectadores se relacionam com a exposição das marcas na internet. Os dados da pesquisa indicam que a CNN Brasil está em perfeita consonância com os critérios sobre publicidade apontados pelo consumidor no universo digital.
É dentro dessa perspectiva que o potencial de Mari Palma na internet se reforça, defende o executivo. “Até por esse respeito, a Mari funciona muito bem no digital. Ela tem uma conexão forte com o público. A gente fez um estudo de entendimento da relevância dela nos meios digitais e redes sociais, e está trabalhando isso junto com ela, com resultado muito efetivo”, comemora o VP.
A recíproca é verdadeira, atesta Mari. “Tenho o maior respeito por quem para pra ler o que eu escrevo, então cuido de cada detalhe com muito carinho”, diz ela. Seu reconhecimento como profissional nasceu no mundo digital, antes mesmo de chegar à TV. “Eu me sinto muito em casa nesse universo”, constata. “Mesmo com muitos anos trabalhando em TV, foi na internet que eu me aproximei das pessoas. Já são quase 10 anos nesse contato direto com o público pelas redes sociais, então fico muito feliz quando vejo esse retorno mesmo depois de tanto tempo. E mais feliz ainda de poder fazer isso dentro de uma marca gigante como a CNN, que me dá liberdade pra criar e trabalhar sendo quem eu sou”, finaliza.
Para o Vice-presidente de Jornalismo, Conteúdo e Operações da CNN Brasil, Virgílio Abranches, a performance alcançada por Mari Palma agrega não apenas bons números de audiência à plataforma, mas também uma pluralidade temática que amplia as expectativas sobre o que o usuário pode encontrar no menu da marca.
“Em meio ao conteúdo político e econômico que gera potencialmente à nossa sigla a identificação como a maior marca do jornalismo mundial, é uma conquista enorme que a CNN Brasil seja também referência em assuntos de moda, entretenimento, cultura e comportamento, sem falar no respiro que esse foco promove em meio a um noticiário normalmente tenso”, afirma Abranches.
Mari endossa: “Isso mostra o poder que o entretenimento tem no dia a dia das pessoas. Uma notícia leve, um texto divertido pode ser um respiro no meio do dia.”
Papo e curadoria
Todas as quintas-feiras, às 20h, tem episódio inédito do “Na Palma da Mari” no canal da CNN Pop no YouTube. Nesta quinta, 18 de abril, excepcionalmente entraram no ar duas edições – uma com o cantor sertanejo Gustavo Mioto e outra com o ator Wagner Moura, que estrela a nova superprodução a entrar em cartaz nos cinemas do mundo todo, “Guerra Civil”. Ao falar de sobre seu posicionamento ideológico e político, Moura admite que vem sendo “menos confrontador” e que vem “escutando mais”.
A lista de convidados reunida até aqui reflete a relevância da apresentadora e da marca CNN. Com repertório de cultura e entretenimento de grande potencial, por ali já passaram nomes como Reynaldo Gianecchini, Lucas Lima, Babu Santana, Wanessa Camargo, Tainá Müller, Ingrid Guimarães, Cleo, Diogo Defante, MC Rebecca e o internacional Gabriel Leone.
O videocast é pautado pela linguagem coloquial que marca o talento de Mari em dialogar com grandes plateias, mas como se estivesse na sala de sua casa. O efeito garante conexão e identificação com os espectadores. Já no blog, Mari compartilha com o leitor um pouco do que pensa e gosta.
Apesar do clima informal e da espontaneidade favorecida pelo ritmo do YouTube, ela admite: “Nunca trabalhei tanto”. Quem vê as entrevistas no ar mal imagina quanto tempo aquele expediente consome até chegar à tela, desde as pesquisas e preparação para a conversa até a edição final. E a apresentadora faz questão de se envolver em cada passo de toda a cadeia de produção.
Crescimento
A CNN Brasil acumula nas redes sociais o saldo de 22 milhões de seguidores. Disponível desde a estreia do canal na TV paga, em 15 de março de 2020, o site da CNN Brasil vem galgando posições de excelência de 2023 para cá. Atualmente, o endereço supera 30 milhões de usuários únicos por mês. No acumulado de quatro anos, o site ultrapassa 3,8 bilhões de Page Views, sendo 1,2 bilhão só em 2023.
Fontes: Youtube (YT Studio) | Site (GA4) | Social (Supermetrics)