Canal Brasil exibe programação em homenagem ao cineasta Aloysio Raulino

"Noites Paraguayas". Crédito: Divulgação.

Canal Brasil abre espaço em sua grade para uma homenagem ao cineasta Aloysio Raulino nesta sexta, dia 26, a partir das 19h45. Na programação especial, serão exibidos cinco curta-metragens dirigidos por ele, sendo dois inéditos na TV e três estreias no canal; o filme inédito "Noites Paraguayas", único longa com direção de Aloysio; e "O Prisioneiro da Grade de Ferro", produção que tem o homenageado como diretor de fotografia. Aloysio Raulino atuou como diretor, roteirista, produtor e diretor de fotografia e soma mais de 50 produções em sua filmografia. Em 1974, assumiu a presidência da Associação Brasileira de Documentarista (ABD), trabalho no qual atuou ativamente na luta pelo documentário, em especial o de curta-metragem.

Uma característica marcante de Aloysio foi o protagonismo que ele deu aos grupos marginalizados pela sociedade em suas produções. Em "O Tigre e a Gazela", por exemplo, o protagonista era mendigo e, em "Jardim Nova Bahia", os lavadores de automóveis foram retratados com evidência. Segundo o diretor, em um tempo em que os documentários estavam em alta, ele escolheu retratar essas pessoas para dar a relevância e o destaque que elas merecem. Outro traço marcante de Raulino também é o cinema experimental, no qual ele entregava a fotografia de seus filmes na mão de seus personagens, que em muitos projetos seguravam as câmeras e conduziam as produções.

Os curtas documentais que dão início à maratona são os inéditos "Jardim Nova Bahia", com a história de Deutrudes Carlos da Rocha, baiano que se mudou para São Paulo e trabalha como lavador de automóveis, e "Teremos Infância", em que o ex-menor abandonado Arnulfo Silva conta as dificuldades que passou em sua vida. Também serão exibidas as estreias "Lacrimosa", que faz um passeio por São Paulo a partir da inauguração da Marginal Tietê; "O Tigre e a Gazela", com imagens de moradores de rua da capital paulista intercaladas com pensamentos do filósofo Frantz Fanon; e "Porto de Santos", que retrata a região do Porto de Santos, o maior da América Latina,  e sua população.

"Noites Paraguayas", longa-metragem de 1982, vai ao ar na mostra especial pela primeira vez na TV . A comédia dramática acompanha trabalhadores paraguaios que vão de Assunção para São Paulo em busca de oportunidades e de uma vida melhor. Alguns deles permanecem no Brasil e outros preferem retornar ao local de origem, mas percebem que o lugar não é mais o mesmo. Para completar a mostra, será exibido "O Prisioneiro da Grade de Ferro", documentário de Paulo Sacramento em que Aloysio assina a direção de fotografia. O filme retrata a realidade do sistema carcerário brasileiro através de entrevistas que foram realizadas com detentos, carcereiros, administradores e jornalistas.


Maratona Aloysio Raulino

Horário: Sexta, 26/04, a partir das 19h45

19h45 - Jardim Nova Bahia (1971) (15'), de Aloysio Raulino – INÉDITO

20h - Teremos Infância (1974) (13'), de Aloysio Raulino – INÉDITO

20h10 - Lacrimosa (1970) (12'), de Aloysio Raulino - ESTREIA

20h25 - O Tigre e a Gazela (1977) (15'), de Aloysio Raulino - ESTREIA

20h40 - Porto de Santos (1978) (18'), de Aloysio Raulino - ESTREIA

21h - Noites Paraguayas (1982) (90'), de Aloysio Raulino – INÉDITO

22h45 - O Prisioneiro da Grade de Ferro, de Paulo Sacramento (2003) (123')

Canal Brasil exibe programação em homenagem ao cineasta Aloysio Raulino Canal Brasil exibe programação em homenagem ao cineasta Aloysio Raulino Reviewed by Pablo on abril 22, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.