O segundo episódio da produção documental Nos Caminhos dos Viajantes, série original da TV Brasil, destaca os percursos de naturalistas no Rio de Janeiro, um dos primeiros locais em que os pesquisadores desembarcaram no século 19. A edição inédita da temporada de estreia do seriado vai ao ar neste domingo (24), às 19h30.
O conteúdo da atração realizada pelo canal público em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) fica disponível no app TV Brasil Play. O programa tem horário alternativo na telinha à 1h da manhã de domingo para segunda.
Antiga capital do país, o Rio fascinou os cientistas com paisagens deslumbrantes, hoje cartões postais da Cidade Maravilhosa. Para muitos dos estudiosos, aquele era o primeiro contato com a exuberância da floresta tropical e toda a sua biodiversidade.
O programa da emissora pública resgata os diários de expedições de naturalistas como Charles Darwin, Carl Friedrich von Martius, George Gardner e Francis Castelnau. Entre os relatos, é visível o encantamento com montanhas como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Pedra da Gávea e o Pico da Tijuca.
Neste episódio, a atração acompanha as transformações da cidade e da natureza desde a Baía de Guanabara, passando pela Lagoa Rodrigo de Freitas até chegar ao Jardim Botânico. Através de relatos do século 19, a série revela como os cientistas narraram os efeitos do desmatamento da Mata Atlântica e a criação da primeira área protegida para conservação no país: a Floresta da Tijuca.
Sobre a produção
Os amantes de história, ciência e belas paisagens naturais têm um encontro marcado na telinha da TV Brasil com o seriado Nos Caminhos dos Viajantes, conteúdo original que está no ar na nova programação do canal aos domingos, às 19h30.
Produzida em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a série documental percorre novamente as rotas de viajantes naturalistas pioneiros que visitaram o Brasil, como Charles Darwin. A parceria já rendeu outros conteúdos de interesse público, como as três temporadas da produção Parques do Brasil.
Os primeiros registros científicos de muitas espécies de plantas e animais locais foram realizados por exploradores que estiveram no país desde o século 18. Seguindo essa trilha histórica, o seriado atravessa os mesmos caminhos e compara as experiências daquela época com os dias atuais. O programa destaca as espécies e as paisagens naturais que eles relataram e o que podemos observar hoje.
Com cinco episódios, a primeira temporada apresenta áreas naturais protegidas em diferentes regiões do país. Dois narradores conduzem o telespectador nesta aventura: Priscila Rangel interpreta a viajante atual e David Tapajós narra os relatos dos naturalistas do passado. Além de acompanhar na telinha, os interessados também podem conferir os documentários na íntegra no app TV Brasil Play.
Cada programa visita uma Unidade de Conservação diferente e revela o papel dessas áreas protegidas na garantia da preservação da biodiversidade. A iniciativa recupera a trajetória dos naturalistas e ressalta a importância desses espaços para o meio ambiente.
Ficha Técnica
País: Brasil
Ano: 2024
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: Livre
Episódios: 5
Duração: 26 min.
Direção e produção executiva: Carlos Sanches
Imagens, pesquisa de campo e análise de conteúdos de história natural: Luciana Alvarenga
Roteiro: Carlos Sanches e Stephania de Azevedo
Narração: Priscila Rangel e David Tapajós
Montagem: Carolina Rodrigues
Pesquisa e análise de conteúdos históricos: Lorelai Kury
Trilha Musical: Ricardo Vilas
Animação: Bárbara Pereira
Videografismo: Lia Magalhães
Color correction: Glauco Guigon