Mulheres são destaque na Globo no mês de março


Sororidade, positividade, respeito, união feminina e valorização da mulher. Mais juntas, mais fortes! Esse é o conceito da campanha que a Globo exibe ao longo do mês de março, em todas as suas telas, para mostrar que o que une mulheres tão plurais é a busca por liberdade e a luta por direitos, ressaltando que as conquistas são coletivas. O filme traz imagens que se sobrepõem na tela, cenas marcantes de histórias que se cruzam e que foram vividas por diferentes mulheres e veiculadas nas produções da TV Globo, canais por assinatura e plataformas Globo. Um verdadeiro manifesto que tem como objetivo relembrar conquistas e celebrar direitos alcançados pelas mulheres.

Além da campanha, a programação dos canais e as plataformas digitais da Globo estarão repletas de produções para homenagear o Dia Internacional da Mulher. E, durante todo o mês de março, a plataforma Para Quem Doar, destaca organizações sociais que trabalham prioritariamente na defesa de direitos das mulheres. O Para Quem Doar é um espaço da Globo que conecta quem quer ajudar com quem precisa receber ajuda. No site, é possível localizar organizações fidedignas que fazem a diferença na sociedade.

TV Globo

O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, 1º de março, traz histórias de mulheres que, inspiradas e incentivadas por outras, criaram projetos que reforçam a independência e a liberdade feminina. Com reportagens das jornalistas Ana Paula Araújo, no Rio de Janeiro, Aline Aguiar, em Belo Horizonte, Dulcineia Novaes, em Curitiba, e Zileide Silva, em Brasília, o programa coloca foco em algumas das práticas que têm fortalecido o universo feminino e gerado renda, trabalho, superação e união. Além de apresentar, Sandra Annenberg conduz as reportagens deste programa em São Paulo. Com o tema ‘Uma puxa a outra’, o ‘Globo Repórter’ vai ao ar logo após o ‘BBB 24’.

Com plateia e lista de convidadas formada apenas por mulheres, o ‘Altas Horas’ deste sábado, dia 2, valoriza pautas femininas. Serginho Groisman recebe a atriz Lucy Ramos, a jornalista Maju Coutinho, a influencer Vanessa Lopes, as cantoras Wanderléa e Iza e a médica esportiva Ana Carolina Côrte. Elas compartilham suas trajetórias e novidades das carreiras, refletem sobre a atuação das mulheres em cada área profissional e nas relações sociais. Iza apresenta ainda sucessos como “Dona de Mim”, “Pesadão”, “Você Me Vira a Cabeça” e “Fé nas Malucas”. Wanderléa, por sua vez, canta “Brasileirinho”.

No dia 8 de março, o ‘Encontro com Patrícia Poeta’ prepara mais um Troféu Encontro, que reconhece as histórias contadas pelo programa e participações, especialmente do público, no último ano, e que coincide com o Dia Internacional da Mulher. A edição terá uma abordagem feminina, com convidadas e participações de mulheres, e quatro categorias: Humor, Imagem Impressionante, Emoção e Especial Plateia – neste último, uma pessoa da plateia recebe o troféu, representando todo o público. O Troféu Encontro busca agradecer espectadores e plateia por compartilharem suas histórias, homenageando, ao mesmo tempo, a atuação das mulheres.

No mesmo dia, vai ao ar o 'Falas Femininas'. Intitulado ‘Louca’, o episódio deste ano será apresentado por Taís Araújo e Paolla Oliveira. O programa vai provocar reflexões sobre a forma como a sociedade tem tratado as mulheres, abordando temas que impactam a saúde mental feminina. O formato escolhido é o experimento social, que será o ponto de partida de todos os especiais ‘Falas’ em 2024. A experiência consiste na captação da reação de brasileiros a simulações de situações comuns e, não por isso, menos absurdas, vivenciadas no cotidiano de tantos de nós. O especial conta também com a participação de especialistas e com depoimentos de anônimas e famosas como Preta Gil. A influenciadora digital Ana Terra Oliveira, conhecida por mostrar as diferenças de percepção de mundo entre homens e mulheres, ouve a população nas ruas. ‘Louca’ vai ao ar logo após o ‘Big Brother Brasil’.

No ‘Mais Você’, todo o mês de março será dedicado às mulheres, com dicas e histórias inspiradoras. Está programado, ainda, um ‘Café da Manhã’ especial, no dia 15, com uma mulher que ocupa posição de destaque num território tradicionalmente masculino: a presidência de um time de futebol. Trata-se de Leila Pereira, Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, a primeira a ocupar o cargo não apenas nesse clube, mas em todos da Série A.

GNT

O canal preparou uma programação especial com a exibição de um documentário por dia, de 4 a 8 de março, à 1h, além de outros programas especiais. Para abrir as homenagens, na segunda-feira, 4, o GNT exibe "Elza Infinita”, que retrata a trajetória da cantora Elza Soares desde o Musical Elza até suas vivências como mulher e artista. No dia seguinte, é a vez de “Sobre Nós”, que apresenta os impactos do racismo no amor e na afetividade das mulheres negras. O conteúdo conta com o depoimento de 11 brasileiras de diversas origens, idades e vivências.

Na quarta-feira, dia 6, será exibido o “Como Ela Faz?”, documentário que acompanha um dia na vida de mulheres incríveis para mostrar o significado da palavra ‘trabalho’ na vida delas. Dentre as histórias, serão abordados os temas desigualdade de gênero e superação. Na quinta-feira, dia 7, é a vez de “Já Que Ninguém Me Tira Pra Dançar”, que faz um resgate de uma época singular na cultura brasileira por meio da vida e memórias da atriz Leila Diniz e sua figura revolucionária diante de padrões da sociedade.

Durante a sexta-feira, dia 8, além do documentário “Lobby do Batom”, à 1h, que retrata o caso de luta coletiva pelos direitos da mulher no Brasil, o GNT exibe dois episódios especiais de “Angélica: 50 e Tanto”: às 21h45, com participação de Xuxa e Eliana e às 22h30 o programa com Ivete Sangalo, Paula Lavigne, Carolina Dieckmann e Giovanna Ewbank.

Ainda em clima de homenagem, será exibida “Justiça por Elas”, a partir do dia 10, todos os domingos, às 23h. A série documental produzida pela Café Royal é um alerta para mulheres sobre os diferentes crimes cometidos contra elas nas esferas doméstica e pública. O conteúdo, que aponta ainda saídas para as pessoas que foram vítimas de casos como estes, também estará disponível no Globoplay.

sportv

Na noite de sexta-feira, 8, o sportv exibe o documentário inédito 'Maria Lenk De Braços Abertos', uma coprodução do canal com a MoveMe Produções e com direção de Rosane Araújo. Em quatro episódios, ele conta a história da nadadora brasileira que foi a primeira atleta sul-americana a competir em uma edição de Jogos Olímpicos, assim como a primeira recordista mundial do país. Entre os personagens entrevistados estão nomes importantes da modalidade no Brasil, como os medalhistas olímpicos Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto, Gustavo Borges e Ricardo Prado. O conteúdo também ficará disponível para assinantes do Globoplay + Canais.

Canal Brasil

O Canal Brasil tem como principal destaque de março a estreia da série 'No Ano Que Vem', no dia 4 de março. Protagonizada por Julia Lemmertz e Jeniffer Dias, com direção da Maria Flor, a produção aborda temas como etarismo, sororidade, crises conjugais, relacionamentos modernos e maternidade, todos sob a perspectiva feminina. Além disso, a obra é composta por uma equipe 90% feminina. Outro destaque é a Mostra Cine-Delas, que será exibida todas as sextas e sábados de março com filmes dirigidos por cineastas mulheres.

Telecine

Para homenagear todas as mulheres que estão por trás e na frente das câmeras, o Telecine preparou o especial 'Mulheres Fazem Cinema', que ocupa a programação de todos os canais do dia 8 de março.

No Telecine Premium, serão exibidos: ‘O Cemitério Maldito: Como Tudo Começou’, às 18h35; ‘Belas e Recatadas’, às 20h10; e ‘O Urso do Pó Branco’, às 22h.

O Telecine Pipoca apresenta ‘O Diário De Bridget Jones’, às 18h15 e ‘Bridget Jones No Limite da Razão’, às 20h.

No Telecine Action, a programação tem ‘Uma Sombra na Nuvem’, às 13h10; ‘Vingança (2015)’, 14h40; ‘A Cilada (2015)’, às 16h20; ‘Cidade de Deus’, às 18h; ‘A Lenda de Candyman’, às 20h20; e ‘Guerra Oculta’, às 22h.

Em cartaz no Telecine Touch estarão ‘Simplesmente Complicado’, às 17h25; ‘O Amor Não Tira Férias’, às 19h35; ‘As Sufragistas’, às 22h; e ‘Muito Bem Acompanhada’, Às 23h55.

No Telecine Fun serão exibidos ‘Ainbo - A Guerreira da Amazônia’, às 17h20; ‘A Família Addams (2019)’, às 18h50; ‘Meu Malvado Favorito 3’, às 20h25; e ‘Os Croods’, às 22h.

E no Telecine Cult, o especial exibe ‘Houria - Dançando no Silêncio’, às 12h30; ‘Medusa’, às 14h10; ‘As Gêmeas Silenciosas’, às 16h20; ‘Saint Omer’, às 18h10; e ‘Earth Mama’, às 20h15.

Globoplay

Abrindo o mês de março, a última temporada da série Original Globoplay ‘As Five’ chega à plataforma, na sexta-feira, 1º, com novas descobertas e desafios das cinco amigas: Benê (Daphne Bozaski), Ellen (Heslaine Vieira), Keyla (Gabriela Medvedovsky), Lica (Manoela Aliperti) e Tina (Ana Hikari). Na segunda, dia 4, o projeto ‘Resgate’ permite revisitar as emoções da série ‘Mulher’, protagonizada por Patrícia Pillar e Eva Wilma.

Em 8 de março, as biografias de Zezé Motta e Laura Cardoso evidenciam o talento e a história desses ícones da teledramaturgia, retratados em dois documentários, dentro da série Original ‘Tributo’. Ainda neste dia, a nostalgia e a dança marcam o show ‘Isso é Calypso Tour’, da rainha paraense Joelma, com transmissão ao vivo no Globoplay e no Multishow, a partir das 21h35.

A partir do dia 25, o público pode conferir ‘Desejos de Mulher’, novela de 2002 que entra no catálogo também pelo projeto ‘Resgate’, relembrando a história de duas irmãs gêmeas: a estilista Andréa Vargas e a dona de casa Júlia Moreno. Fechando o mês, no dia 27, as cinco temporadas de ‘The Bold Type’, série norte-americana de sucesso, mostram as aventuras de três jovens amigas que vivem em Nova York e trabalham numa revista de moda, em uma trama repleta de romance, aventuras, cumplicidade e dramas.

O Globoplay também oferece um trilho dedicado à temática, que reúne obras comandadas, protagonizadas e/ ou escritas por mulheres, incluindo mais de 25 filmes coproduzidos pela Globo Filmes. Todas disponíveis em https://globoplay.globo.com/categorias/dia-da-mulher/

Podcasts

As mulheres vêm conquistando cada vez mais protagonismo e audiência na indústria do áudio. No ecossistema Globo, há podcasts com uma ampla diversidade de temas e com distribuição em múltiplas plataformas. As conversas vão de assuntos focados no universo feminino até pautas envolvendo política, saúde e sexualidade.

Bom exemplo é o icônico 'Mamilos', apresentado por Cris Bartis e Ju Wallauer. Inspiradas pela missão de promover diálogos de peito aberto, são precursoras no mercado de áudio brasileiro e se consolidaram na promoção de conversas a partir de encontros plurais que reúnem convidados referendados em diferentes áreas de atuação. Para quem busca ouvir algo leve e descontraído, Jeska Grecco apresenta o podcast ‘Diário de Bordo’, do gshow, ao lado de Leandro Neko. Juntos eles dividem a sua rotina, com histórias, aventuras e dilemas de um casal que convive 24 horas por dia. Outro título referência entre o público feminino é o ‘Bom dia, Obvious’, disponível em áudio e em vídeo, trazendo assuntos atuais do universo feminino sob o comando de Marcela Ceribelli. Se a pedida é se informar com profundidade, se atualizando sobre os principais temas em pauta no Brasil e no mundo, o ‘O Assunto’, do g1, é uma ótima opção, com análises da jornalista Natuza Nery. Fechando a lista de dicas, ‘Prazer, Renata’, também do g1, traz rodas com mulheres de diferentes gerações debatendo a sexualidade sob diferentes perspectivas.

Todos os podcasts da Globo estão disponíveis nas plataformas de áudio e no Globoplay, que conta com várias outras opções de títulos liderados por mulheres como ‘Que Vinho Foi Esse?’, ‘Par ou Ímpar’ e ‘Sobre Nóiz’.

Receitas

Receitas destaca a força da presença feminina no universo gastronômico e vínico em um especial com cinco sommelières brasileiras que contarão curiosidades para quem quer saber mais sobre a profissão, além de trazer dicas de como apreciar e harmonizar os sabores dos vinhos. O acervo do produto digital de gastronomia da Globo também traz o passo a passo para o preparo de mais de 100 mil pratos.

Gente

Gente, plataforma de pesquisa da Globo, publicará ao longo do mês de março uma série de conteúdos voltados ao público feminino. Entre eles, está o infográfico 'Mulheres Endividadas', que aborda a relação das mulheres com o dinheiro, e a publicação de três lives do Valor Econômico intituladas 'Etarismo e gênero no mercado de trabalho', 'Endividamento feminino' 'Empreendedorismo por opção?'. Além disso, a plataforma vai abrigar textos e vídeos autorais produzidos especialmente para o mês da mulher.
Mulheres são destaque na Globo no mês de março Mulheres são destaque na Globo no mês de março Reviewed by Pablo on março 01, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.