A história de Santos Dumont é contada na produção de dramaturgia homônima que a TV Brasil estreia na sua nova programação a partir deste sábado (9), às 21h. Com seis episódios, a minissérie Santos Dumont tem exibição semanal. Além da janela na telinha da emissora pública, o conteúdo sobre o Pai da Aviação também fica disponível no app TV Brasil Play.
Com capítulos de 50 minutos, o seriado destaca a vida, a ambição, a consagração e a melancolia do gênio da mecânica com alma de poeta. A trama recorda passagens marcantes da trajetória do brasileiro que nasceu há 150 anos e realizou grandes feitos na Europa. Visionário criador, Dumont concretizou o antigo sonho humano de ganhar os ares e voar.
A narrativa revela a história do inventor desde a juventude, no interior de São Paulo, e traça um paralelo com a sua fase madura em Paris, na construção do 14 Bis. A obra audiovisual acompanha, ainda, a angústia e a revolta de Santos Dumont quando os irmãos Wright conseguiram o reconhecimento dos franceses pela criação do avião, em 1908, com dois anos de atraso em relação ao voo inaugural de Dumont, em 1906, nos céus franceses.
Com direção de Fernando Acquarone e Estevão Ciavatta, a minissérie de ficção é protagonizada pelo ator João Pedro Zappa que interpreta o aviador em sua vida adulta. Em participações especiais, Guilherme Garcia vive o protagonista na infância e Gilberto Gawronski faz o Dumont idoso. A produção brasileira é falada em quatro idiomas: português, francês, inglês e espanhol.
Destaques da trama ficcional
O seriado em cartaz na TV Brasil revela as facetas de Alberto Santos Dumont. Ícone nacional e pioneiro da aviação, ele era um humanista. O intelectual tinha uma personalidade complexa, misteriosa e enigmática, nuances que a obra de dramaturgia explora.
Considerado um dos principais brasileiros do século XIX e celebridade internacional da época, ainda assim ele sofria preconceito por sua origem. A trama sobre Dumont mostra como o gênio lidava e reagia a esse tratamento diferenciado recebido na França.
Apesar disso, a paixão pelas máquinas e o amor pelos céus falou mais alto. Santos Dumont tinha obsessão pelo que acreditava e entrou para a história como a primeira pessoa no mundo a voar com um equipamento "mais pesado que o ar" por meios próprios.
A minissérie acompanha os estudos e experimentos de Santos Dumont na invenção e desenvolvimento do modelo Demoiselle e do 14 Bis, bem como suas inúmeras contribuições para a navegação aérea com balões e os dirigíveis. Cenas mostram o protagonista mergulhado nos estudos, trabalhando em seus projetos e enfrentando autoridades em círculos da alta sociedade de Paris.
Com fotografia deslumbrante, a produção encanta não apenas pelo visual que imprime na tela, mas também pelo figurino que caracteriza os personagens em roupas de época. Outro aspecto realçado no conteúdo audiovisual exibido pelo canal público é a atuação do elenco com interpretações precisas.
Ficha Técnica
Direção: Estevão Ciavatta e Fernando Acquarone
Roteiro: Pedro Motta Gueiros e Gabriel Mariani Flaksman
Produção: Susana Campos
Edição: Bernardo Pimenta e Fernando Acquarone
Cinematografia: Dudu Miranda
Elenco: João Pedro Zappa, Joana de Verona, Miguel Pinheiro, João Campos, Bianca Byington, Thierry Tremouroux, Josias Duarte, Antonio Saboia, Bruna Scavuzzi, Cláudio Perotto, Guilherme Garcia, Gilberto Gawronski, Kauan Ceglio
Episódios: 6
Duração: 50 minutos
Gênero: drama biográfico
Classificação indicativa: 14 anos