É Tudo Verdade: Curta! marca presença no festival com filme de Helena Solberg e documentário sobre Brizola
Duas produções originais do Curta! integram a programação da 29ª edição do É Tudo Verdade, festival focado em documentários: “Um Filme Sobre Beatrice”, de Helena Solberg, e “Brizola”, de Marco Abujamra — ambas foram viabilizadas com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O evento será de 3 a 14 de abril, com exibições no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os documentários têm estreia prevista no Curta! ainda este ano.
A produção "Um Filme Sobre Beatrice" fará sua estreia mundial na abertura do festival, exclusiva para convidados, dia 3 de abril no Rio de Janeiro, e terá sessões nas duas cidades divulgadas em breve. No filme, a veterana Helena Solberg (“A Entrevista”, 1966; “Carmen Miranda: Bananas is my Business”, 1995; “Vida de Menina”, 2004) lança um intrigante questionamento: “como vão as mulheres no Brasil?”. Na tentativa de responder à pergunta, feita por uma jornalista italiana, a diretora reúne elementos dos seus próprios filmes, desde a década de 1960 até hoje. A produção é da Radiante Filmes.
Já na Mostra “O Estado das Coisas”, está “Brizola”, de Marco Abujamra (“Todas as Melodias”, 2020; “Paulo Autran — O Senhor dos Palcos”, 2017), sobre um dos mais importantes políticos brasileiros, falecido em 21 de junho de 2004. O filme apresenta uma reflexão sobre a construção da classe política brasileira, de Getúlio Vargas até o começo do século XXI. Aos fatos históricos se soma um Brizola astuto e ambicioso, mas acima de tudo apaixonado pelo povo brasileiro. O longa terá sessões divulgadas em breve no site do festival. A produção é da Dona Rosa Filmes.
Além das produções originais do Curta!, o festival também exibe o filme francês “Fellini, Confidências Revisitadas”, que estreia no canal ainda em abril, no dia 24. Dirigido por Jean-Christophe Rosé, o longa traz um relato íntimo de Federico Fellini, um dos diretores mais premiados e irreverentes do cinema, passando pela sua obra, suas impressões pessoais, seus sonhos, suas obsessões e suas memórias. O espectador é convidado a viajar pela história da Itália e da sétima arte durante o século XX, numa reflexão crítica e satírica sobre a contemporaneidade.
O festival É Tudo Verdade 2024 exibirá um total de 77 produções de 34 países, entre longas, médias e curtas-metragens. A programação inclui ainda conferências, debates e sessões em streaming.