|
O “CNN Sinais Vitais - Doutor Kalil Entrevista" desta semana traz um tema muito comentado pelas pessoas: afinal, o que é bem-estar? O que é preciso parar vivermos melhor? O conceito envolve saúde nos aspectos físico, mental e social. Os convidados para falar do assunto são os jornalistas Mariana Ferrão e Fernando Rocha. O programa será exibido neste sábado, 16 de março, às 19h30, na CNN Brasil.
Segundo a OMS, uma pessoa não é considerada saudável apenas se não tiver uma doença. É preciso considerar o seu aspecto de realização e satisfação. Além disso, de acordo com dados da Organização, mais de 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas ao ano se as pessoas praticassem mais atividades físicas. Mexer o corpo é essencial.
Para Mariana Ferrão, que hoje trabalha com autocuidado e saúde mental, há uma importância fundamental em se discutir o tema. Usando uma fala do filho, durante uma aula no colégio de vida e convivência, Mariana definiu o termo pontuando que "bem-estar é uma coisa bastante ampla. Não tem a ver apenas com a questão física, mas também emocional, física, espiritual. Tem a ver com o respeito que nós temos com os outros e com a gente. É sentir, pensar e agir de maneira alinhada, e que deve ser uma busca diária de todos nós". A jornalista reforçou também que "bem-estar é troca, vínculos, conexões com pessoas que se gosta, comunicando a nossa verdade, considerando os vários aspectos que estão envolvidos em nossa vida".
Fernando Rocha compartilhou que "vai além da saúde física, é o nosso posicionamento, é entender o que somos nós, a nossa responsabilidade".
Os convidados debateram a importância de encontrarmos o bem-estar em um mundo com excessos de estímulos, com muitas distrações, hiper conectado e consumista. Para o Dr. Kalil, "vivemos em um mal-estar".
A discussão também envolveu o tema da maturidade. Para Fernando Rocha, "a maturidade dá a certeza de que a vida deu certo, de alguma maneira. Você já atravessou uma grande tormenta que foi um longo período da vida, que tem o seu caminho, o seu ciclo".
Mariana Ferrão diz que "a maturidade e o bem-estar ajudaram a entender quem eu sou, parar de agradar os outros, ser legal e valorizar minhas experiências, assumir as próprias rugas, as fragilidades, os defeitos e as minhas potências".
Por fim, Dr. Kalil compartilhou que a "maturidade trouxe bem-estar, fazendo acumular coisas ruins e boas, vencendo a cada dia, sendo mais relaxado, dentro do possível do dia a dia, ficando mais feliz".
Serviço
"CNN Sinais Vitais - Doutor Kalil Entrevista"
Sábado, 16 de março, às 19h30