Canal Brasil exibe maratona de filmes em homenagem ao cineasta Glauber Rocha no domingo, dia 17

Glauber Rocha. Crédito: Divulgação

Glauber Rocha, um dos maiores cineastas brasileiros e fundadores do importante movimento Cinema Novo, completaria 85 anos no dia 14 de março. Para comemorar a data, no domingo, 17 de março, o Canal Brasil preenche sua programação com filmes assinados pelo cineasta. Serão exibidos em formato de maratona, a partir das 11h30, os longas "Barravento""A Idade da Terra""O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro""Terra em Transe""Deus e o Diabo na Terra do Sol" e o inédito "Antena da Raça", documentário de Luís Abramo Campos e Paloma Rocha, filha de Glauber.

Selecionado para o Festival de Cannes, o longa inédito traz imagens de 1970, período da Lei da Anistia, quando Glauber apresentava o programa "Abertura", atração marcante na história da TV brasileira em um momento em que o país buscava os primeiros passos em direção à democracia. Outro filme participante da homenagem, "Barravento" marca o primeiro longa-metragem de Glauber, em 1962; Além de "Deus e o Diabo na Terra do Sol", segundo longa do diretor; "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro", que consagrou Glauber como melhor diretor no Festival de Cannes em 1969; "Terra em Transe", que garantiu os prêmios Luis Buñuel e Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema), também em Cannes em 1967 e "A Idade da Terra", indicado para o Leão de Ouro no Festival de Veneza. São produções que marcaram com nitidez os ideais do Cinema Novo e que, através das críticas sociais e do estilo cinematográfico, buscavam romper com o que o cinema conhecia até então, vindo dos Estados Unidos.


Horário: Domingo, 17/03, a partir das 11h30

Barravento (1985) (81')

Horário: Domingo, 17/03, às 11h30

Classificação: 12 anos

Direção: Glauber Rocha

Sinopse: No Estado da Bahia, Brasil, um homem negro instruído retorna à sua aldeia de pescadores para tentar libertar as pessoas do misticismo, em particular da religião do Candomblé, que ele considera um fator de opressão política e social.

A Idade da Terra (1980) (157')

Horário: Domingo, 17/03, às 12h55

Classificação: 12 anos

Direção: Glauber Rocha 

Sinopse: Quatro Cristos do Terceiro Mundo tentam deter o industrial americano John Brahms no filme experimental de Glauber Rocha inspirado no assassinato de Pier Paolo Pasolini.

O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969) (100')

Horário: Domingo, 17/03, às 15h30

Classificação: 14 anos

Direção: Glauber Rocha 

Sinopse: Antônio das Mortes deve voltar à ação quando aparece um novo fora-da-lei, que eventualmente se revelará como um idealista e o marcará profundamente.

Terra em Transe (1967) (111')

Horário: Domingo, 17/03, às 17h10

Classificação: 14 anos

Direção: Glauber Rocha 

Sinopse: Em um país fictício da América Latina chamado Eldorado, um poeta está tentando provocar mudanças políticas, influenciando homens poderosos.

Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) (120')

Horário: Domingo, 17/03, às 19h

Classificação: 14 anos

Direção: Glauber Rocha 

Sinopse: Manuel se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido o que faz com que fuja com sua esposa, e se junta aos seguidores do beato Sebastião que promete o fim do sofrimento.

Antena da Raça (2020) (71')

ESTREIA 

Horário: Domingo, 17/03, às 21h

Classificação: 14 anos

Direção: Paloma Rocha e Luís Abramo Campos 

Sinopse: O filme se apropria e discute a realidade brasileira com base em diálogos, trechos e cenas dos filmes viscerais de Glauber Rocha e seu desejo de "remover as máscaras" da saga brasileira do terceiro mundo.

Canal Brasil exibe maratona de filmes em homenagem ao cineasta Glauber Rocha no domingo, dia 17 Canal Brasil exibe maratona de filmes em homenagem ao cineasta Glauber Rocha no domingo, dia 17 Reviewed by Pablo on março 14, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.