A jornalista Andresa Boni estreia ao lado de Luiz Felipe Pondé no Linhas Cruzadas, da TV Cultura, no dia 14 de março. O programa irá ao ar todas as quintas-feiras, às 22h. "O meu papel no Linhas Cruzadas é o de todo jornalista: fazer perguntas que ajudem o público a entender o que está sendo tratado. Eu vou levar a minha experiência de 20 anos entrevistando pessoas sobre os mais variados temas para explorar os conceitos trazidos pelo Pondé", explica, Andresa.
A nova apresentadora conta que nesta temporada o programa vai falar sobre tédio, covardia, política, trabalho e muitos outros assuntos. "São temas que estão no dia a dia das pessoas e ganham um olhar filosófico. Quem está nessa junto com a gente são pensadores como Aristóteles e Freud. O maior desafio é mostrar como eles podem facilitar a compreensão do nosso cotidiano, o que a gente vive, as dificuldades que a gente enfrenta, o que sente. A Filosofia é viva e é para todo mundo", destaca Boni.
Sobre a chegada da nova companheira de programa, Pondé comenta: "Tenho uma nova parceira no Linhas Cruzadas, Andresa Boni. Mas o Linhas continua sendo aquele programa que você ouve o que os outros tem medo de dizer”, brinca.
Primeiro programa
A primeira edição da temporada 2024 vai tratar de política e os três poderes. Andresa e Pondé irão falar como é a relação entre política e violência e o conceito de política como gestão de conflitos. Ainda irão abordar Montesquieu e a divisão dos poderes, além de debater a importância da independência entre os poderes e questionar se isso é prática comum no Brasil. Por fim, os apresentadores comentam sobre o papel do judiciário e como ele tem trabalhado para manter a democracia no país.
Próximas edições
Os temas das próximas edições do Linhas Cruzadas serão: Filosofia de Boteco, Tédio, Os Covardes Herdarão a Terra? e A Ignorância é uma Benção?.