O Brasil disputa as quartas de final da Copa Ouro neste final de semana. A equipe disputa seu primeiro torneio sob o comando de Arthur Elias e está com 100% de aproveitamento na competição, três vitórias em três jogos, sendo uma das únicas equipes invictas do torneio, ao lado do Canadá, No sábado (2) enfrenta a Argentina pelas quartas de final. Mas afinal, o que é a Copa Ouro?
A Copa Ouro feminina é um torneio de seleções que conta com a participação das melhores equipes da América do Norte, América Central e América do Sul. A edição de 2024 é a primeira do campeonato com este novo formato e está sendo realizada nos Estados Unidos em quatro cidades: Los Angeles, San Diego, Carson e Houston, com todos os jogos sendo exibidos pela ESPN e do Star+.
Com o formato tradicional de copas, com fase de grupos seguida por mata-mata, o Brasil chegou no torneio como uma das principais equipes. A equipe foi uma das três cabeças de chave da competição ao lado de Estados Unidos e Canadá, que figuram o top 10 do ranking da FIFA. As três seleções são as grandes favoritas ao título do torneio, que pode ser visto como uma super Copa América, definindo o campeão indiscutível do Continente Americano.
“O título da Copa Ouro para o Brasil significaria um ótimo começo de trabalho de Arthur Elias e uma confiança ainda maior para uma boa participação nos Jogos Olímpicos. Renovaria a esperança de que o Brasil pode sim figurar entre as principais seleções do mundo e chegar forte em Paris. Ainda é um início de ciclo, que tem como objetivo principal conquistar uma Copa Do Mundo, vencer a Copa Ouro indicaria que estamos no caminho certo”, analisa Milla Garcia, narradora da ESPN e especialista da modalidade.
O torneio é realizado através de uma parceria da CONCACAF, organizadora, com a CONMEBOL, e para selecionar as 12 equipes participantes das duas confederações alguns critérios foram adotados. Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai se classificaram por seu desempenho na Copa América onde foram respectivamente os quatro primeiros. EUA é a sede e foi o último vencedor da CONCACAF W. Canadá venceu o play-off Olímpico da América do Norte. México, Panamá, Costa Rica, Porto Rico, El Salvador e República Dominicana conseguiram a vaga através do torneio preliminar para a competição.
Neste final de semana, a Copa Ouro entra em sua fase de quartas de final e a equipe brasileira terá como adversária sua maior rival: a Argentina. A partida será disputada na madrugada de sábado para domingo, à 00h15 com exibição da ESPN 4 e Star+. Os outros jogos desta fase serão Canadá x Costa Rica no sábado, às 21h no Star+, e no domingo acontecem os dois últimos confrontos desta fase com México x Paraguai às 19h e EUA x Colômbia às 22h15, ambos com exibição da ESPN 4 e Star+.
A final está marcada para o dia 10 de março, no Snapdragon Stadium em San Diego. Todas as partidas da Copa Ouro contam com exibição ao vivo dos canais ESPN e do Star+ com exclusividade, e após os jogos do Brasil o Mina de Passe, primeira mesa redonda que debate exclusivamente o futebol feminino na televisão, irá ao ar na ESPN para o pós jogo. O programa também segue com suas edições semanais, sexta às 21h, com a cobertura focada nos principais acontecimento da Copa Ouro.