Salgado Maranhão é o convidado do Trilha de Letras

Foto: Divulgação/TV Brasil

O programa Trilha de Letras inédito que a TV Brasil exibe na próxima quarta-feira (14), às 22h, traz um bate-papo com o poeta, letrista e jornalista Salgado Maranhão. Aos 70 anos, o autor lança o livro “A voz que vem dos poros”, uma antologia poética que passeia por seus 40 anos da carreira, desde a chegada ao Rio de Janeiro, vindo do Nordeste, em meio à rebeldia e opressão dos anos 1970, até hoje.

Durante a conversa com a apresentadora Eliana Alves Cruz, Salgado Maranhão fala sobre a geração marginal, sua amizade com o poeta Torquato Neto, as mudanças que as artes marciais trouxeram para sua vida e as incríveis parcerias musicais com nomes como Paulinho da Viola e Zizi Possi. O escritor também destaca como é viver de poesia mesmo contra todas as probabilidades e ainda atende a uma provocação: afinal, ainda precisamos de poesia?

Salgado Maranhão nasceu José Salgado Santos, no povoado Canabrava das Moças, município de Caxias, no Maranhão. Filho da camponesa Raimunda Salgado dos Santos e do comerciante Moacyr dos Santos Costa, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1973.

O autor ganhou diversos prêmios literários, entre os quais o Jabuti, em 1999, com o livro “Mural de ventos”, e o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras, em 2011, com a obra “A cor da palavra”. Seus poemas já foram traduzidos para o inglês, italiano, francês, alemão, sueco, hebraico e esperanto.

Como compositor, Salgado Maranhão tem gravações e parcerias com grandes nomes da MPB, como Alcione, Elba Ramalho, Dominguinhos, Paulinho da Viola, Ivan Lins, Zizi Possi, Ney Matogrosso, Elton Medeiros, Zé Renato, Selma Reis e Moacyr Luz.


Sobre o programa

O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora do programa que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro

A TV Brasil já produziu três temporadas do programa e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC.

A produção exibida pelo canal público às quartas, às 22h, tem horário alternativo aos domingos, às 23h. O Trilha de Letras ainda vai ao ar nas madrugadas de quarta para quinta e de domingo para segunda, na telinha. Já na programação da Rádio MEC, o conteúdo é apresentado às quartas, às 23h.

Salgado Maranhão é o convidado do Trilha de Letras Salgado Maranhão é o convidado do Trilha de Letras Reviewed by Pablo on fevereiro 09, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.