No “Expedições ao Sagrado”, que vai ao ar na quinta-feira (15/2), às 22h, Rodrigo Alvarez contará toda a história do movimento das Cruzadas e da Ordem dos cavaleiros de Malta, que promoveu por séculos um Intercâmbio cultural intenso entre a Europa e o Oriente. Para isso, o jornalista parte para a Ilha de Malta, no Mediterrâneo.
Com apresentação de Sérgio Patrick, o programa exibido na TV Aparecida mostrará nesta edição que o movimento foi precisamente nomeado Ordem Soberana Militar Hospitalária de São João de Jerusalém de Rodes e de Malta. Nele, seus membros eram uma combinação de monges, guerreiros e médicos, que administravam hospitais e enfermarias em Jerusalém, além de fazerem votos de pobreza, castidade e obediência.
O público poderá conhecer também sobre o movimento em Malta, que teve São João Batista como padroeiro da ordem. E outra parada de Rodrigo Alvarez é na Concatedral dedicada ao Santo, construída na cidade de Valleta.
Unindo os fatos da história contada por Rodrigo Alvarez, ele parte para a conquista do Templo de Jerusalém de 1099, onde os cavaleiros montaram estábulos e construíram fortificações no local. Neste local há uma mistura da arte islâmica com a cristã, sendo este outro ponto visitado pela produção.
E, por fim, Sérgio Patrick partirá para a cidade de Abu Dabi, onde está localizada uma das maiores e mais lindas mesquitas do Oriente Médio: a Mesquita Xeique Zayed. Assim, o apresentador trará uma mensagem de respeito e tolerância, baseada na mensagem do Papa Francisco, que destaca o compromisso compartilhado pela qualidade de vida entre cristãos e muçulmanos e de sua visita às ruínas históricas da cidade de Ur.
“Expedições ao Sagrado”, quinta-feira, às 22h