A partir desta segunda-feira (12), o Film&Arts exibe “PhilHarmonia”, série francesa de drama com a música clássica como pano de fundo. A produção, ainda inédita no Brasil, acompanha a história de Hélène Barizet (Marie-Sophie Ferdane), uma maestrina que retorna a Paris depois de 20 anos para assumir o comando da Orquestra Nacional, instituição em decadência após a morte do maestro anterior.
Na trama, a protagonista precisa resgatar o prestígio da Filarmônica, tornando-a mais acessível ao público, ao mesmo tempo em que precisa reafirmar a sua competência perante o Conselho e do diretor da Orquestra Nacional, contrários à sua posse como maestrina. Para enfrentar esses desafios, ela contará com a musicista Selena Rivière (Lina El Arabi), a quem Hélène apontará como primeiro violino – tradicional pilar de uma orquestra – ao enxergar a si mesma na jovem.
Os problemas de Hélène se agravam com o reaparecimento de figuras do passado e os constantes mistérios do presente, que reforçam o pensamento de que nenhum regente sobrevive à “maldição” da orquestra. Será possível para ela romper, também, com esta tradição? Esta é a pergunta principal da série, que combina elementos de thrillers psicológicos e busca explorar as relações de personagens no competitivo mundo das artes.
“PhilHarmonia” tem seis episódios, com 50 minutos cada, e chega ao Film&Arts nesta segunda-feira (12), às 21h. Os episódios serão reexibidos às terças-feiras, às 12h. A produção é dirigida por Marine Gacem (‘Cherif’) e Louis Choquette (‘Mirador’).