A TV Brasil traz de volta um clássico da televisão brasileira: o Sem Censura reestreia na grade da emissora pública no dia 26 de fevereiro. O programa será comandado pela apresentadora Cissa Guimarães. Com novos quadros, debatedores, entrevistas e atrações musicais, a produção volta à telinha na programação de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 16h às 18h.
Mesmo em novo formato, o Sem Censura continua com pontos consagrados do programa, como a bancada redonda com a apresentadora ao centro, mas de forma repaginada. A trilha sonora que marcou as tardes da televisão brasileira ganha um ritmo mais popular. A identidade visual também foi reformulada, com elementos mais jovens e conectados ao universo digital.
"Estou muito animada e com frio na barriga para essa estreia. A TV Brasil e a EBC são do povo brasileiro. Isso me dá uma responsabilidade e, também, uma alegria muito grande de fazer parte da retomada do Sem Censura", diz Cissa sobre o canal que integra e Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Atriz e apresentadora, Cissa é uma das personalidades mais carismáticas da televisão brasileira. Ela traz a experiência dos seus 66 anos de vida, muitos deles dedicados ao teatro e à televisão, para dar nova cara ao programa. Iniciou sua carreira no teatro, em 1977, e integrou o elenco de mais de vinte novelas na TV Globo. Na emissora, integrou a equipe do programa de variedades diário Vídeo Show e do semanal É de Casa.
"É uma alegria e uma honra ter a Cissa Guimarães na retomada desse programa icônico da TV brasileira. Vamos ter de volta pluralidade de ideias, de pessoas, de sotaques e de culturas no Sem Censura, levando entretenimento e também conteúdo de qualidade para o público", aponta a Diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino.
O diretor-presidente da EBC, Jean Lima, destaca que a volta do Sem Censura sob o comando de Cissa Guimarães tem potencial de atrair um novo público para o canal. "É um marco importante no esforço de melhoria da nossa programação e reconstrução da TV Brasil", afirma.
Debatedores e mais cultura
O novo Sem Censura traz de volta a presença dos debatedores fixos, que se revezam a cada episódio. Estarão junto de Cissa Guimarães a comediante Dadá Coelho; o diretor de cinema e teatro, Rodrigo França; e a jornalista cultural e radialista, Fabiane Pereira. Eles se revezam na atração com outros nomes da equipe da emissora. Dentre eles, a jornalista e apresentadora Katy Navarro, que já apresentou o Sem Censura em outras temporadas; a cantora, jornalista e também apresentadora de atrações musicais da TV Brasil, Bia Aparecida; e o jornalista e influenciador digital Murilo Ribeiro, o Muka.
Com direção geral de Bruno Barros, que também já esteve no comando do programa em outros momentos, o Sem Censura volta a ser um espaço de divulgação da produção cultural brasileira e referência para novos artistas. Todas as sextas-feiras, contará com atrações musicais que se apresentarão fazendo um tributo a outros artistas – o primeiro deles será uma homenagem a Gal Costa. A direção artística do programa é de Leila Maia.
O Sem Censura terá exibição simultânea pelo YouTube da emissora (youtube.com/tvbrasil) e pelo aplicativo TV Brasil Play (http://tvbrasilplay.com.br). O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv. A interatividade também está presente com a hashtag #semcensura nas redes sociais.
Sobre o programa
O Sem Censura faz parte da programação da TV Brasil desde 1985, quando estreou com Tetê Muniz como apresentadora - mas ficou mais conhecido com o rosto de Leda Nagle na bancada, que apresentou o programa de 1996 a 2016. O Sem Censura promovia debates sobre temas variados e era diário, passando a ser semanal desde 2021, e retorna repaginado em 2024 com a apresentação de Cissa Guimarães.
Idealizada pelo jornalista Fernando Barbosa Lima no período da reabertura política, a produção também foi apresentada por profissionais como Gilsse Campos, Lúcia Leme, Claudia Cruz, Beth Camarão, Marcia Peltier, Liliana Rodriguez, Eliana Monteiro, Carla Ramos, Vera Barroso e Marina Machado.