Univesp TV estreia documentário sobre povoado que criou própria língua de sinais

Foto Nadja Kouchi

Nesta terça-feira (30/1) a Univesp TV estreia o documentário Em Cena – A Vida Em Várzea Queimada. A produção, feita em parceria com a TV Cultura, mergulha na realidade do povoado no sertão do Piauí que desenvolveu sua própria língua de sinais: a Cena. Vai ao ar às 20h e, após a exibição, ficará disponível no canal do YouTube da Univesp TV.

Várzea Queimada registrou uma grande quantidade de nascimentos de pessoas surdas durante anos. Com o isolamento e falta de acesso ao ensino de Libras, surdos e ouvintes desenvolveram, de forma espontânea, uma própria língua de sinais: a Cena. As mãos que falam são as mesmas que trançam a palha da carnaúba, de onde vem o sustento dos moradores da comunidade, por meio do artesanato. E a produção vem para fazer uma imersão na história desse povoado que se destaca pelo modo de vida único.

A sintonia da Univesp TV é através dos canais digitais da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo, o canal é o 2.2; Santos e Guarujá – 3.2; Ribeirão Preto – 4.2; Campinas – 10.2; São José dos Campos – 27.2.


Ficha Técnica

Direção, Roteiro e montagem – Everton Lucas

Produção – Giovanna Lange

Produção Executiva – Eduardo Beretta

Direção Executiva – Fábio Chateaubriand Borba Guedes

Fotografia – Nadja Kouchi e Nilo Moraes

Som Direto – Ricardo Ramiro

Colorização – Helder Correia

Sonoplastia – Leandro Ribeiro

Arte – Douglas Lopes

Intérpretes – Nádia Fernanda e Andrey Batista

Vozes – Ana Oliveira, Gleici Oliveira, Jess Carsan, Suyanne Queiroz e Talita Costa

Univesp TV estreia documentário sobre povoado que criou própria língua de sinais Univesp TV estreia documentário sobre povoado que criou própria língua de sinais Reviewed by Pablo on janeiro 26, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.