Série Meu Pedaço do Brasil mostra herança cultural da Pequena África


No segundo programa inédito das edições de verão da série Meu Pedaço do Brasil, produção original da TV Brasil, o apresentador Bruno Barros percorre a Pequena África, região localizada na zona portuária do Rio de Janeiro. A proposta da visita é entender como a herança africana moldou a cultura nacional.

A atração tem destaque na programação do canal público neste domingo (28), às 19h. O conteúdo pode ser conferido no app TV Brasil Play e também no YouTube da emissora. A quarta temporada do seriado revela a Cidade Maravilhosa sob olhar nada óbvio com roteiros turísticos inusitados para conhecer o Rio.

No passeio pela Pequena África, Bruno Barros conversa com Mãe Celina de Xangô, uma ialorixá que ajudou a desvendar os tesouros que haviam sido escondidos no Cais do Valongo. O sítio arqueológico é considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

Ainda neste episódio, o apresentador bate um papo com Elian Almeida, artista plástico que retrata seus ancestrais nas telas. Bruno Barros também vai até o Memorial dos Pretos Novos e mostra o lugar que é a prova material do tráfico de escravos no Brasil.

A produção revela mais destaques da localidade. De uns anos para cá, as ruas da Pequena África viraram um point e têm atraído turistas do mundo inteiro. Tanto é que, a região foi considerada um dos lugares mais descolados do mundo pela revista Time Out. Essa conexão entre o passado e o presente é o tema da conversa com o empresário e agitador cultural Raphael Vidal no Largo da Prainha.


Sobre o programa

Em cinco episódios, a quarta temporada da série Meu Pedaço de Brasil leva ao ar na programação da TV Brasil uma sequência especial de verão que apresentará roteiros como Madureira, a Pequena África e o Rio Antigo, além de levar ao público temas sobre a boemia carioca e o surfe.

A cada programa, o apresentador Bruno visita paisagens belíssimas e conversa com personagens que são a alma da cidade – de garçons de bares tradicionais a nomes como Tia Surica, sambista e presidente de honra da Portela.

"Essa temporada tem um espírito leve e histórias lindas. A gente se jogou de cabeça: teve aula de dança charme, tentei surfar e levei muito caldo no mar. É uma temporada que faz muito sentido para mim, porque o Rio é a cidade que eu escolhi para viver", conta o anfitrião.

Entre os convidados da temporada de verão do Meu Pedaço do Brasil estão ainda o músico Serjão Loroza, o historiador Thiago Gomide e os surfistas pioneiros Fernanda Guerra e Rico de Souza. Os episódios vão ao ar na emissora pública e ficam disponíveis on demand pelo app TV Brasil Play.

Série Meu Pedaço do Brasil mostra herança cultural da Pequena África Série Meu Pedaço do Brasil mostra herança cultural da Pequena África Reviewed by Pablo on janeiro 25, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.