Foto: Reprodução RECORD Europa
Há duas décadas a RECORD tem trilhado um caminho de grande sucesso em Portugal e em 2023 não foi diferente. A emissora foi novamente um dos canais mais vistos do ano no país com o maior índice de audiência dos últimos cinco anos, registrando um crescimento de 43% em relação a 2022.
Neste mesmo período em que o uso da TV a cabo subiu 6% em Portugal, a RECORD foi o quarto canal que mais cresceu na audiência média entre os mais de 130 disponíveis na televisão paga.
O grande sucesso das novelas e séries que a RECORD exibe no Brasil, também são muito prestigiadas pelo público português. Em 2023, a exibição original da série Reis, com a estreia da sexta, sétima, oitava e nona temporadas, registrou uma média de 61 mil telespectadores por minuto. Um aumento de 32% de audiência comparando as cinco primeiras temporadas, exibidas em 2022.
Os Dez Mandamentos repetiu o sucesso de 2016 e em 2023 foi uma das novelas mais vistas em Portugal, com uma média de 80 mil telespectadores por minuto.
Além da teledramaturgia, os realities também são sinónimos de muito sucesso no país europeu. Em 2023, o Canta Comigo Teen registou uma média de 70 mil telespectadores por minuto, tornando-se na edição mais vista deste show de talentos. A Fazenda 15 superou a audiência de todas as temporadas anteriores e foi o oitavo canal mais visto na TV a cabo durante o seu horário de exibição, de segunda a sábado, na faixa de 12h30.
No jornalismo, o Fala Portugal registrou recorde de audiência com uma média de 50 mil telespectadores por minuto e um crescimento de 94% no comparativo com o ano anterior.
Além do jornal, as outras produções portuguesas também têm conquistado cada vez mais público lusófono. No seu primeiro ano de exibição, o Alerta Portugal, programa que analisa o crime e a justiça, registou uma média de 30 mil telespectadores por minuto. O Palco, a atração semanal que aborda o mundo da cultura e espetáculo, triplicou a audiência em relação ao formato anterior. A audiência média do Giro, programa de lazer e turismo mais antigo da televisão portuguesa, cresceu 81% em relação a 2022. Já o índice do Insólito, programa com os vídeos mais hilariantes da internet, cresceu 6%.
Fonte: GfK 2023