Trailer oficial - Wish: O Poder dos Desejos: https://bit.ly/3QcwTc6
Já está em cartaz nos cinemas Wish: O Poder dos Desejos, a nova animação do Walt Disney Animation Studios que faz parte das grandes comemorações globais dos cem anos da Disney. O filme se passa no reino de Rosas, onde Asha, uma jovem e espirituosa sonhadora, faz um desejo tão poderoso que é atendido por uma força cósmica: uma pequena esfera de energia chamada Estrela. Asha, Estrela e Valentino – a cabra favorita de Asha – enfrentam um inimigo formidável, o Rei Magnífico, soberano de Rosas, para salvar sua comunidade e provar que quando a vontade de uma pessoa corajosa se une à magia das estrelas, coisas maravilhosas podem acontecer.
Com sete canções originais compostas pela cantora e compositora Julia Michaels e pelo produtor, músico e compositor Benjamin Rice, em uma trilha sonora comandada por Dave Metzger, Wish: O Poder dos Desejos se insere em uma tradição inconfundível, ao mesmo tempo que dá início a uma nova forma de criar letras e melodias que permanecerão eternamente no coração do público.
Quebrando a tradição com o puro pop
Como criar músicas tão poderosas, capazes de ficar na memória do público ao lado de ícones como “Aqui no Mar”, “Livre Estou” ou “Ciclo Sem Fim”? Sem dúvida, o talento encarregado de compô-las desempenha um papel muito importante. No caso de Wish: O Poder dos Desejos, a equipe da Disney fez uma ousada aposta e trouxe Michaels e Rice, duas mentes criativas que vêm do mundo do pop, rompendo, assim, com a tradição de contratar profissionais do mundo do teatro.
Com uma trajetória que inclui a autoria de músicas para estrelas como Dua Lipa, Pink e Selena Gomez, Julia Michaels não só tem uma forte pegada pop em seu jeito de compor, como também é a pessoa mais jovem a ter escrito todas as músicas de um longa-metragem. Fã das canções e das histórias da Disney desde pequena, Michaels tem um relacionamento de longa data com a companhia, já que é autora da música tema da série original do Disney Channel Austin & Ally.
“Foi fascinante ver como eles trabalham. Mostramos como seria a narrativa até chegar uma música, detalhando o estado mental do personagem, assim como todas os sentimentos relacionados àquele momento. Eles anotavam tudo e saíam por um tempo, e então voltavam com uma música que não apenas capturava o que estávamos procurando, mas muitas vezes acrescentava mais elementos à história”, diz a codiretora Fawn Veerasunthorn.
Desejos, animais que cantam e versos “magníficos”
As canções originais de Wish: O Poder dos Desejos são igualmente comoventes, mas cada uma delas inspira o público de maneiras diferentes. Acompanhando a narrativa em diferentes momentos da história, elas criam as mais variadas atmosferas. Uma das principais canções do filme é “Um Desejo Só” interpretada pela atriz, dubladora e cantora Luci Salutes na versão brasileira, que também empresta sua voz a Asha. Michaels comenta sobre a canção:
“É uma virada importante na história da personagem. É o momento em que ela percebe que não pode ficar parada e deixar que uma pessoa decida o destino dos sonhos dos outros. É uma canção poderosa e forte. Ela tem a força que é preciso ter se quisermos gerar mudanças para o bem comum”.
Outras das músicas que fazem parte do repertório musical são “Bem-Vindo a Rosas”, uma divertida, enérgica e autêntica “canção de boas-vindas” da Disney no estilo “Uma Vez Na Eternidade” de FROZEN – UMA AVENTURA CONGELANTE, e “Protegê-los Do Que For”, que é uma ode aos desejos do Reino de Rosas.
“Você É Uma Estrela”, música interpretada por 22 solistas que faz os animais e plantas da floresta cantarem, é uma referência à Branca de Neve e Aurora. Michaels diz: “Asha entende que tudo é feito de poeira interestrelar. É um momento tão divertido e lindo, e que eu sempre choro quando assisto”.
“Queríamos uma música que representasse a essência da Estrela. Ela está lá para lembrar Asha de que ela tem o poder de realizar seus sonhos e que não está sozinha. A canção, e o filme, é sobre nos conectarmos com outras pessoas e que, no fundo, não somos tão diferentes”, acrescenta Fawn.
Rice, por sua vez, destaca a canção “Não Dá Mais Pra Não Ver”:
“Eu adoro ‘Não Dá Mais Pra Não Ver’ por sua energia feroz e pelo confronto com o poder que manifesta. A ponte desta música é um dos meus momentos musicais favoritos no filme e ela sintetiza a jornada que os jovens percorreram na luta para enfrentar Magnífico”.
Por fim, o filme também traz sua clássica canção do vilão em “Quem Vai Me Agradecer”, que expressa os sentimentos mais profundos de Magnífico.
Uma trilha sonora com um som contemporâneo
O compositor Dave Metzger dá vida à música incidental do filme, depois de trabalhar nas trilhas sonoras de FROZEN – UMA AVENTURA CONGELANTE e FROZEN 2, e de orquestrar outros títulos da Disney como MOANA – UM MAR DE AVENTURAS, DETONA RALPH e TARZAN.
“Com sua música, Dave explorou habilmente as sensibilidades modernas que Julia e Ben trouxeram com as canções. Acho que ele adorou poder expandir um pouco nesse sentido, trazendo um som mais contemporâneo à tradição da Disney”, diz o codiretor Chris Buck.
Fã confesso dos filmes da Disney, principalmente de A BELA E A FERA, Metzger descreve a música da nova animação como “clássica da Disney, com um toque moderno combinado com um toque de sons mediterrâneos”. Sintetizadores, guitarras e baixos elétricos fazem parte da música, que por sua vez incorporou sons de violões clássicos e instrumentos de percussão comuns na região do Mediterrâneo. Metzger também usou um oboé d’amore, um oboé baixo, uma flapamba (instrumento parecido com uma marimba), um saxofone contrabaixo e um dulcitone, que é um instrumento de teclas um tanto raro que tem diapasões em vez de cordas e serviu como a “voz” das bolhas de desejos.
A versão brasileira da trilha sonora de Wish: O Poder dos Desejos já está disponível no Spotify e no YouTube.
Wish: O Poder dos Desejos já está em cartaz nos cinemas.