Confira o texto da novela 'Renascer'
Foto: Globo/Fábio Rocha |
por Cintia Lopes e Carolina Gomes É na vastidĂŁo das plantações de cacau, que um homem sem posses e sozinho no mundo finca seu destino aos pĂ©s de um jequitibá - o maior que já havia encontrado em toda a sua vida. E tendo a natureza exuberante da regiĂŁo como testemunha, entre lendas e mistĂ©rios – ele renasce - e estabelece um pacto que o acompanhará ao longo de toda a sua trajetĂłria. Assim começa Renascer’, a nova novela das 21h da TV Globo, que estreia dia 22 de janeiro: com a saga de JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo/Marcos Palmeira), um homem obstinado e destemido, que carrega consigo a coragem e a vontade de se tornar alguĂ©m na vida. A obra de Benedito Ruy Barbosa, que fez histĂłria na dramaturgia brasileira, em 1993, segue atemporal com seus mistĂ©rios, dramas, amores, vingança e lendas. E agora, volta renovada atravĂ©s do olhar de Bruno Luperi – seu neto -, que assina a releitura com direção artĂstica de Gustavo Fernández. “Renascer’ pisa em um Brasil mais profundo de forma mais potente. É uma obra Ă©pica, atemporal e que está na memĂłria afetiva do pĂşblico e da televisĂŁo, e que agora temos a possibilidade de trazĂŞ-las para os dias de hoje. Porque o tempo escreve com a gente. E os valores foram muito ressignificados de 30 anos para cá. Isso determina a maneira como abordar e tratar as narrativas e de como se traduz aquela cena ou dramaturgia para os dias atuais. Ter essa chance de novo Ă© mais um presente que o destino me reservou”, celebra Bruno Luperi. Para Gustavo Fernández, que repete a parceria com Luperi na direção artĂstica, a oportunidade de reviver um clássico Ă© ainda mais desafiador. “É uma grande responsabilidade refazer a ‘novela da vida’ de tanta gente. No fundo Ă© uma histĂłria que trata de relações familiares, conflitos, amores, perdas de pessoas queridas, entre outros assuntos. A obra do Benedito Ă© uma dramaturgia atemporal”, reflete. ‘Renascer’ Ă© uma novela reescrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artĂstica Ă© de Gustavo Fernández, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção Ă© de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gĂŞnero de JosĂ© Luiz Villamarim. A trama ApĂłs o pacto com Jequitibá, JosĂ© InocĂŞncio fica conhecido como uma figura mĂtica ao se tornar o fazendeiro mais bem-sucedido da regiĂŁo por seus ĂŞxitos como produtor de cacau. Ainda jovem, ele conquista o amor de Maria Santa (Duda Santos). A arrebatadora paixĂŁo entre os dois gera quatro filhos: JosĂ© Augusto (Renan Monteiro), JosĂ© Bento (Marcello Melo Jr), JosĂ© Venâncio (Rodrigo Simas) e o caçula, JoĂŁo Pedro (Juan Paiva), o Ăşnico que nĂŁo teve a oportunidade de conviver com a mĂŁe, que morre ao dar Ă luz ao caçula. A fatalidade provoca a revolta em JosĂ© InocĂŞncio, que culpa JoĂŁo Pedro pela morte de seu grande amor. A indiferença e a mágoa marcam a relação entre o patriarca e o caçula ao longo da vida. Como se nĂŁo bastasse o passado, anos mais tarde, a chegada da misteriosa Mariana (Theresa Fonseca) colocará Ă prova todas essas emoções quando pai e filho se apaixonam pela mesma mulher. A situação faz renascer sentimentos que estavam adormecidos ou que atĂ© entĂŁo eram desconhecidos para ambos. Primeira fase "Enquanto o meu facĂŁo estiver encravado aos seus pĂ©s, nem eu nem vocĂŞ haveremos de morrer... nem de morte matada... nem de morte morrida!". No encontro com o jequitibá-rei, JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo) planta o seu prĂłprio destino. A histĂłria começa no inĂcio dos anos 1990 na regiĂŁo cacaueira de IlhĂ©us, no Sul da Bahia. O encantamento pela árvore conhecida como a ‘gigante da floresta’ Ă© tĂŁo emblemático que o forasteiro nĂŁo percebe a aproximação de jagunços. Sem pertences, ele traz apenas uma garrafa de vidro com um diabinho em seu interior. A figura, no entanto, nĂŁo Ă© notada pelos homens contratados pelo coronel Firmino (Enrique Diaz), que acusam de invasor daquelas terras. Como punição, ZĂ© InocĂŞncio Ă© pendurado de cabeça pra baixo em uma árvore e tenta, em vĂŁo, se defender e Ă© despelado aos poucos, e abandonado para morrer. AtĂ© que Ă© surpreendido pela aparição de um anjo: o mascate Rachid (Gabriel Sater/Almir Sater) que salva o futuro ‘coronelzinho’ na primeira das muitas tocaias que ele irá enfrentar em sua jornada. O episĂłdio nĂŁo deixa apenas cicatrizes pelo corpo. Ao sobreviver, ele ganha a fama de ‘homem que tem o corpo fechado para morte’. A sorte nĂŁo costuma desamparar JosĂ© InocĂŞncio e ele ainda cruza com pessoas em seu caminho que farĂŁo toda a diferença. Cândida (Maria Fernanda Cândido) será uma delas. ViĂşva de um fazendeiro da regiĂŁo, Ă© ela quem se depara com o jovem InocĂŞncio muito ferido em sua fazenda sem fazer ideia da identidade do rapaz. A conexĂŁo entre os dois acontece no momento em que Inácia vĂŞ o estado deplorável daquele que está entre a vida e a morte e o ajuda. ApĂłs recobrar a consciĂŞncia, o jovem forasteiro faz uma proposta a Cândida e anuncia que está disposto a ficar com a fazenda para torná-la novamente produtiva. Ainda que incrĂ©dula sobre a ideia e a execução dos planos, a viĂşva decide seguir sua intuição. Entrega a fazenda para JosĂ© InocĂŞncio e segue rumo a paradeiro desconhecido. Quem fica ao lado do futuro coronel Ă© Inácia (Edvana Carvalho), a cozinheira da fazenda, que acompanhará toda a trajetĂłria dele, na alegria e na tristeza, ao longo de todos os anos seguintes. Pilar da famĂlia InocĂŞncio tambĂ©m vai ajudá-lo a se livrar dos perigos e das tocaias com suas premonições. A capacidade de conquistar admiradores e o respeito por onde passa Ă© mais um dos dons de JosĂ© InocĂŞncio como Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes), seu fiel escudeiro e confidente. Braço-direito e um dos primeiros funcionários na fazenda Jequitibá-Rei, ele ajuda o ‘coronelzinho’ a construir seu impĂ©rio ainda na primeira fase da novela. Ao lado de sua mulher Morena (Uiliana Lima /Ana Cecilia Costa), Deocleciano será padrinho de JoĂŁo Pedro (Juan Paiva), o filho caçula e desprezado por JosĂ© InocĂŞncio, que terá todo o acolhimento do casal desde o nascimento. Se por um lado a legiĂŁo de parceiros Ă© grande, por outro, os inimigos de JosĂ© InocĂŞncio nĂŁo dĂŁo trĂ©gua. De olho nas terras que pertenciam a Cândida, Belarmino (Antonio Calloni) e Firmino (Enrique Diaz), coronĂ©is que dominam a regiĂŁo pelo poder e violĂŞncia, nĂŁo estĂŁo dispostos a dividir o espaço e a venda do cacau com o ‘forasteiro’. Belarmino enriqueceu nos tempos áureos do cacau, mas com o avanço da vassoura-de-bruxa nas roças, vĂŞ seu patrimĂ´nio desmoronar. E quando ele tenta se livrar de seu maior desafeto armando uma tocaia, a vingança surge de forma inesperada. O golpe de mestre de JosĂ© InocĂŞncio, que arremata as terras de Belarmino, trará consequĂŞncias no futuro quando a neta dele Mariana (Theresa Fonseca) aparecer para tentar retomar o que pertencia ao avĂ´. Ă€ medida que começa os primeiros passos para se estabelecer como produtor de cacau e já de posse das terras que pertenciam a Cândida, JosĂ© InocĂŞncio tambĂ©m conquista o respeito e admiração dos moradores da regiĂŁo. E o amor Ă primeira vista surge quando ele e Maria Santa (Duda Santos) se veem pela primeira vez. Santinha, como tambĂ©m Ă© conhecida, vive sob as rĂ©deas do pai, Venâncio (Fabio Lago), capataz do Coronel Belarmino, e da submissĂŁo da mĂŁe QuitĂ©ria (Belize Pombal). É justamente no dia em que Maria Santa recebe autorização do pai para acompanhar o cortejo do Bumba meu Boi que ela se apaixona perdidamente por aquele que será seu Ăşnico e primeiro amor: JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo). A partir deste encontro, a vida de Santinha mudará completamente. Inocente e sem a experiĂŞncia com relacionamentos anteriores, Maria Santa acreditará que engravidou depois de beijar o ‘coronelzinho’. O mal-entendido vai gerar uma reviravolta quando ela for abandonada pelos pais na porta da ‘casa das damas’, de propriedade de Jacutinga (Juliana Paes). AlĂ©m de se tornar uma segunda mĂŁe para a jovem, protegendo e orientando Santinha, Jacutinga atuará ainda como cupido no romance de Maria Santa e JosĂ© InocĂŞncio promovendo o casamento deles em sua prĂłpria casa e com as bençãos de Padre Santo (Chico Diaz). Mulher de grande sabedoria, ela terá papel fundamental na construção desta famĂlia e será a parteira dos quatro filhos do casal: JosĂ© Augusto (Renan Monteiro), JosĂ© Bento (Marcello Melo Jr), JosĂ© Venâncio (Rodrigo Simas) e do caçula JoĂŁo Pedro (Juan Paiva). A segunda fase da novela Os anos passaram. A vida para alguns parou no tempo enquanto para outros levou a outros rumos. ApĂłs 35 anos, desde que o jovem JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo) fincou seu facĂŁo aos pĂ©s do Jequitibá Rei e hoje, um fazendeiro bem-sucedido, JosĂ© InocĂŞncio (Marcos Palmeira) prosperou nos negĂłcios, mas estagnou na sua vida pessoal. Desde a morte de Maria Santa (Duda Santos) apĂłs dar Ă luz JoĂŁo Pedro (Juan Paiva), ele se fechou para a vida e há muito tempo desconhece a alegria de viver. Na fazenda, ZĂ© InocĂŞncio se ocupa com o trabalho nas roças e o investimento no sistema de agrofloresta atravĂ©s da cabruca* para a produção de um cultivo de cacau sustentável. Na lida, ele conta com o apoio de Deocleciano (Jackson Antunes), e em casa, com a lealdade de Inácia (Edvana Carvalho). Dos quatro filhos: JosĂ© Augusto (Renan Monteiro), JosĂ© Bento (Marcello Melo Jr), JosĂ© Venâncio (Rodrigo Simas) e JoĂŁo Pedro (Juan Paiva), o caçula Ă© o Ăşnico que nunca saiu da fazenda nem tem formação profissional. Os demais foram estudar na capital ainda jovens e repletos de oportunidades se formaram ‘doutores’ Ă s custas do dinheiro do pai, que desde sempre arcou com todas as despesas. ZĂ© Augusto Ă© mĂ©dico, ZĂ© Bento, advogado, e ZĂ© Venâncio, publicitário. Se para JoĂŁo Pedro (Juan Paiva) foram negadas as chances de se tornar alguĂ©m na vida, o jovem nĂŁo desperdiçou seu talento ao canalizar suas energias na produção do cacau. É um conhecedor daquelas terras e herdou o talento do pai com o manejo do fruto, algo que faz de forma muito competente - talvez a Ăşnica conexĂŁo entre pai e filho. JosĂ© InocĂŞncio (Marcos Palmeira) e JoĂŁo Pedro carregam mágoas e feridas que nunca cicatrizaram. O trauma causado pela morte de Maria Santa (Duda Santos) ainda Ă© latente e intenso para o coronel assim como a ideia fixa de atribuir ao filho caçula a partida de seu grande amor. A despeito disso, JoĂŁo Pedro sente enorme orgulho do pai. Vive para agradá-lo e ter ao menos qualquer chance de atenção. Seu Ăşnico desejo Ă© ter o amor paterno. Crescer com a sombra (e porque nĂŁo com a dĂşvida) de ser o causador da maior tristeza que o pai teve na vida nĂŁo foi fácil. A situação começa a mudar quando JoĂŁo Pedro conhece Mariana (Theresa Fonseca), a jovem misteriosa recĂ©m-chegada a casa de Jacutinga (Juliana Paes). O encantamento Ă© imediato. A beleza e o jeito faceiro da moça atingem o rapaz de jeito, que nĂŁo demora para fazer uma proposta a Mariana: levá-la para morar na fazenda de seu pai. Era o que ela mais desejava. Mariana Ă© neta de coronel Belarmino (Antonio Calloni) e de dona Nena (QuitĂ©ria Kelly), que a criou com base no Ăłdio que acumulou ao longo dos anos por ter perdido as terras da famĂlia para JosĂ© InocĂŞncio. A chegada de Mariana Ă fazenda Jequitibá Rei dará inĂcio a mais um conflito entre pai e filho, que se apaixonam pela mesma mulher. Astuta, ela seduz JosĂ© InocĂŞncio, que decide oficializar a uniĂŁo com a jovem para surpresa de todos e grande tristeza de JoĂŁo Pedro. A chegada de Mariana na famĂlia mexe profundamente com o cotidiano da fazenda Jequitibá Rei e impacta na vida de vários personagens. Mas as verdadeiras intenções da neta de Belarmino (Antonio Calloni) ninguĂ©m sabe ao certo. O que fica claro Ă© que nada será como antes. Muito menos para JosĂ© InocĂŞncio (Marcos Palmeira). Preocupados com o futuro, os filhos mais velhos do fazendeiro decidem se aproximar do pai e voltar para IlhĂ©us. ZĂ© Augusto (Renan Monteiro), recĂ©m separado, enfrenta problemas na área profissional com a ameaça de ter o registro mĂ©dico caçado. ZĂ© Bento (Marcello Melo Jr) vive com dĂvidas acumuladas e está longe de ser um advogado bem-sucedido. AlĂ©m de ser sustentado pelo pai Ă© dependente financeiramente da namorada, Kika (Juliane Araujo), tambĂ©m formada em Direito. Dos irmĂŁos, ZĂ© Venâncio (Rodrigo Simas), o terceiro na linha de sucessĂŁo, foi o que melhor soube aproveitar as oportunidades. SĂłcio de uma agĂŞncia de publicidade, tem uma carreira estabelecida. Mas na vida pessoal, o casamento com Eliana (Sophie Charlotte) está em crise. As sucessivas discussões, as crises de ciĂşmes e as traições de JosĂ© Venâncio indicam que o relacionamento dos dois nĂŁo tem futuro principalmente quando o publicitário se apaixona por Buba (Gabriela Medeiros), uma mulher bem-sucedida profissionalmente e que sonha em formar uma famĂlia. Se a presença de Mariana (Theresa Fonseca) Ă© novidade na vida dos InocĂŞncio, a rivalidade com o coronel EgĂdio Coutinho (Vladimir Brichta) atravessa gerações. EgĂdio Ă© o filho Ăşnico de Firmino (Enrique Diaz) e herdou do pai alĂ©m das roças de cacau, o dom para negociar as produções de outros fazendeiros da regiĂŁo como atravessador. O coronel vive com sua mulher Iolanda, mais conhecida por todos como Dona Patroa (Camila Morgado). Apesar de submissa e temente ao marido, ela nĂŁo tem dĂşvidas em relação ao caráter dele, conhece bem o homem com quem se casou há muitos anos, sofrendo com suas grosserias e infidelidade. TiĂŁo Galinha Em busca de um pedaço de terra para chamar de seu – e da chance de viver dignamente e longe da misĂ©ria - um homem sonhador aparece na cidade: TiĂŁo Galinha (Irandhir Santos). É na zona cacaueira de IlhĂ©us, que ele e sua mulher Joana (Alice Carvalho) tentam um recomeço. Os caminhos do catador de caranguejo se cruzam com os de Padre Santo (Chico Diaz) e Pastor LĂvio (Breno da Matta) na estrada. Os dois acolhem a famĂlia e conseguem ainda que o coronel EgĂdio Coutinho (Vladimir Brichta) empregue o casal, TiĂŁo e Joaninha, em sua fazenda. A fama de JosĂ© InocĂŞncio logo chega aos ouvidos de TiĂŁo, que fica deslumbrado ao saber que o coronel tem a proteção de um diabinho guardado dentro de uma garrafa, que alĂ©m de lhe ‘fechar o corpo pra morte’, o ajudou a enriquecer com a produção dos cacaueiros da fazenda. A partir daĂ, TiĂŁo desenvolve uma ideia fixa: quer criar o seu prĂłprio diabinho. E quem seria capaz de ensinar a receita do sucesso? O Ăşnico que detĂ©m o ‘segredo’. Do encontro com JosĂ© InocĂŞncio (Marcos Palmeira), conhecido por ser um dos maiores contadores de ‘causos’ do Sul da Bahia, TiĂŁo vira TiĂŁo Galinha quando resolve seguir Ă risca os conselhos de ZĂ© InocĂŞncio para espanto geral. Mesmo virando chacota para todos, ele nĂŁo desistirá de seus sonhos. As locações de IlhĂ©us: belezas naturais e cultivo sustentável do cacau A cidade de IlhĂ©us, no Sul da Bahia, regiĂŁo em que a histĂłria central da novela Ă© retratada, foi o cenário escolhido para iniciar as gravações em outubro de 2023 em cenas que serĂŁo vistas nas duas fases da novela. Ao longo de trĂŞs semanas, uma equipe formada por 200 profissionais – entre elenco, direção, produção e profissionais locais – auxiliou nos trabalhos para as gravações de sequĂŞncias que se passam no centro histĂłrico de IlhĂ©us como o tradicional restaurante VesĂşvio e a Casa de Cultura Jorge Amado para a segunda fase da novela e que contaram com as participações de Marcos Palmeira e Theresa Fonseca. Já as fazendas produtoras de cacau da regiĂŁo tambĂ©m serviram de cenário para a maioria das cenas gravadas na regiĂŁo. Por lá passaram Humberto CarrĂŁo, Duda Santos, Adanilo, Evaldo MacarrĂŁo, Antonio Calloni e Enrique Diaz, que interpretam personagens da primeira fase da trama, alĂ©m de Edvana Carvalho, a Inácia, nas duas fases. A Lagoa Encantada com seu grande espelho d’água de 15 km² e as cachoeiras desta regiĂŁo como a ‘VĂ©u da Noiva’ ajudaram a contar a histĂłria do jovem JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo) e de seus companheiros Deocleciano (Adanilo) e Jupará (Evaldo MacarrĂŁo) com o carregamento das sacas de cacau, que Ă© embarcado nos barcos dos anos 1990. Em Uruçuca, municĂpio de IlhĂ©us, foram gravadas as cenas nas plantações de JosĂ© InocĂŞncio (Marcos Palmeira) na segunda fase da novela, com os atores Juan Paiva, Theresa Fonseca, Jackson Antunes, Samantha Jones, XamĂŁ, Marcello Melo Jr e Rodrigo Simas. As sequĂŞncias foram feitas numa locação que adota a cabruca* e o sistema agroflorestal (SAF) para a produção de cacau, que consiste em diferentes espĂ©cies vegetais na mesma área e contribui para o meio ambiente. Desta forma, o cacaueiro fica Ă sombra de outras espĂ©cies, o que gera uma produção e colheita mais qualificada. Diferentemente da primeira versĂŁo, a novela trará outras maneiras de manejo do cacau, desta vez, mais focado no cuidado com a terra e o meio ambiente, alĂ©m de novas formas para se obter produtos mais requintados a partir do cacau. *Cabruca Ă© o nome dado a tĂ©cnica de manejo e plantio do cacau Ă sombra das árvores nativas da Mata Atlântica, rodeados por diferentes espĂ©cies e que preservam a fauna e a flora da regiĂŁo. O termo será muito falado entre os personagens deste universo na trama. Os detalhes e desafios no figurino, na caracterização e nos efeitos visuais As diferenças temporais, da primeira para a segunda versĂŁo, tambĂ©m estĂŁo presentes no figurino assinado por Marie Salles em ‘Renascer’. A figurinista conta que se inspirou nas principais referĂŞncias no Brasil entre as dĂ©cadas de 70 e 90, mas ressalta as diferenças da primeira para a segunda fase da novela. “Eu acho que a ruptura maior neste processo seria o JosĂ© InocĂŞncio. Propus a direção que ele deveria usar camiseta e calça jeans ou cargo. Mesmo um cara como ele, dono da fazenda, mas que está ali trabalhando, com a mĂŁo na massa e acaba se vestindo assim. E foi uma ruptura grande. Colocar o protagonista com camisa e uma calça jeans acho que Ă© o nosso maior desafio”, ressalta. Uma das caracterĂsticas marcantes do nĂşcleo da fazenda Jequitibá-Rei sĂŁo as galochas brancas, tĂpicas dos trabalhadores da regiĂŁo cacaueira de IlhĂ©us, marca registrada de JosĂ© InocĂŞncio (Marcos Palmeira) e de seu filho, JoĂŁo Pedro (Juan Paiva). O contraponto entre IlhĂ©us e Rio de Janeiro tambĂ©m está presente no figurino. Na Bahia, as peças possuem muitas cores, enquanto o nĂşcleo do sudeste tem cores mais sĂłbrias, como preto e branco. Já na caracterização assinada por Auri Mota, o grande desafio Ă© transmitir a naturalidade dos personagens que vivem e trabalham no interior da Bahia. Do brilho na pele dos trabalhadores das roças aos cabelos mais longos para as mulheres, a caracterização foi concebida apĂłs o estudo de referĂŞncias nas Ăşltimas dĂ©cadas. Para personagens como Jacutinga (Juliana Paes), Inácia (Edvana Carvalho), Norberto (Matheus Nachtergaele) e Padre Santo (Chico Diaz), interpretados pelos mesmos atores nas duas fases, um processo de amadurecimento tambĂ©m está previsto para marcar as passagens de tempo na histĂłria e o envelhecimento dos personagens. Na primeira fase, Jacutinga esbanja cabelos armados e com ‘permanente’, caracterĂstico dos anos 1990, batom vermelho e um estilo Ăşnico, que se destaca nas noites animadas de seu bordel, ponto de encontro da regiĂŁo. Já para Mariana (Theresa Fonseca), na segunda fase, o corte repicado foi o escolhido para ressaltar seu jeito menina. AlĂ©m da caracterização dos personagens, outro trabalho em parceria com a área de efeitos especiais, Ă© a maquiagem especĂfica para cenas como a sequĂŞncia que mostra o despelamento de JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo). ReferĂŞncias mĂ©dicas de secação de pele foram usadas como inspiração para o efeito desejado como explica Auri Mota. AlĂ©m disso, sete tons de vermelho foram usados para ter diferenciação dos de sangue cenográficos e chegar o mais prĂłximo da realidade. Diogo Laranja, produtor de efeitos especiais, relembra os preparativos da sequĂŞncia que mostra a primeira tocaia em que JosĂ© InocĂŞncio Ă© pendurado pelos pĂ©s numa árvore. “AlĂ©m do teste com a caracterização, fizemos algumas reuniões com direção e produção para alinhar todas as expectativas. Foram trĂŞs dias de montagem e testes do sistema de suspensĂŁo para garantir a entrega artĂstica e a segurança do ator”, recorda. Na produção de arte, assinada por Nininha Medicis, chama atenção a busca pela personalidade da novela nos detalhes. Os facões, uma marca registrada da trama, possuem caracterĂsticas de cada Ă©poca e personagem. O primeiro facĂŁo de JosĂ© InocĂŞncio, que Ă© fincado nos pĂ©s Jequitibá, tambĂ©m sofrerá com a ação do tempo e envelhecerá. Outro elemento marcante Ă© o cramulhĂŁo, o diabinho na garrafa tĂŁo marcante na trama, foi criado pelo artista plástico Dante, que optou pelo uso de material sustentável. Tecnologia em sintonia com a ficção Renascer retorna Ă s telas renovada tambĂ©m tecnologicamente. Assim como todas as tramas das 21h atualmente, o remake contará com imagem em 4k e som imersivo. Enquanto a novela exibida em 1993 foi gravada com câmeras analĂłgicas com resolução máxima de 720x480 pixels, as câmeras atuais possuem 3840x2160 pixels de resolução, que geram imagens seis vezes mais nĂtidas. O som digital em apenas dois canais e com exibição em mono deu lugar Ă tecnologia Dolby Atmos - que permite que o prĂłprio device (TV ou soundbar) seja capaz de identificar e processar o áudio enviado para ter a melhor definição possĂvel. A tecnologia de som surround abraça o espectador, colocando-o no centro da cena de ação. Outro exemplo de como o avanço tecnolĂłgico contribui para uma imersĂŁo na trama Ă© a animação em 3D do cramulhĂŁo. O personagem, que na versĂŁo atual Ă© representado por um boneco dentro de uma garrafa, criado pelo artista plástico Dante, ganhará “vida” em alguns momentos graças ao uso de computação gráfica. Atmosfera das fazendas cacaueiras reproduzida nos EstĂşdios Globo Cores e clima de fazenda dĂŁo o tom Ă cenografia assinada por Fábio Rangel que traz uma estĂ©tica renovada para a atual versĂŁo de ‘Renascer’. “Eu me concentrei em tentar uma histĂłria nova como se nunca tivesse sido feita. Com olhar focado no agora, busquei cores alternativas e espaços arquitetĂ´nicos diferentes”, conta Fábio. Ao todo sĂŁo trĂŞs cidades cenográficas nos EstĂşdios Globo: a primeira representando a seda da Fazenda Jequitibá Rei com 3.000m2, a segunda representa um anexo da sede e local de trabalho com o cacau, incluindo as barcaças, que sĂŁo estruturas de madeira para a secagem do cacau – local onde se promove a famosa pisada no cacau com 2.100m2 -, e a terceira reproduzindo um vilarejo de IlhĂ©us com 6.400 m2, onde ficam a venda de Norberto (Matheus Nachtergaele) e a famosa casa de Jacutinga, cenário de Juliana Paes, com caracterĂsticas rĂşsticas e um quintal em meio a ruĂnas, bem marcado com terra batida e árvores. No total sĂŁo 11.500 m2 de área cenográfica, alĂ©m de cenários fixos que ocupam o estĂşdio no MG4 - o interior da casa de JosĂ© InocĂŞncio e a casa de EgĂdio (Vladimir Brichta), na segunda fase. Brasilidade e grandes encontros musicais marcam a trilha sonora de 'Renascer' Ao som do clássico ‘Lua Soberana’, a trama de ‘Renascer’ dá boas-vindas Ă brasilidade musical já com o seu tema de abertura. Sucesso tambĂ©m na primeira exibição da novela, de 1993, a mĂşsica surge numa versĂŁo repaginada e com as interpretações potentes das baianas Luedji Luna e XĂŞnia França, ganhadora do Grammy Latino melhor álbum pop contemporâneo em lĂngua portuguesa em 2023. “É uma grande honra interpretar essa canção que faz parte do imaginário das pessoas, assim como poder cantar com Luedji. É uma mĂşsica que faz parte do imaginário de Salvador e por sermos cantoras baianas se torna algo muito simbĂłlico”, conta XĂŞnia. "Muito feliz em cantar a trilha de abertura dessa novela que Ă© um clássico da TV brasileira. Mais feliz ainda por fazer isso junto a uma grande artista da minha terra: XĂŞnia França! Vai ser histĂłrico!”, complementa Luedji. Compositores e intĂ©rpretes baianos encabeçam a seleção de canções originais e de regravações como Maria Bethânia em parceria com AlmĂ©rio na inĂ©dita ‘Quero VocĂŞ’, ‘Trem das Cores’ na voz de Caetano Veloso, ‘Toda Menina Baiana’, com Gilberto Gil, entre outros. O Nordeste ainda está representado por Fagner, Chico CĂ©sar, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Xangai e Quinteto ParaĂba na trilha. Nomes como Milton Nascimento e parcerias de Ney Matogrosso e Criolo como em ‘AlgorĂtimo ĂŤntimo’ tambĂ©m integram a trilha sonora. Os intĂ©rpretes da nova geração da mĂşsica popular brasileira trazem mais brasilidade para a novela com suas canções. Agnes Nunes e Neo Beats, Juliana Linhares, Maria Maud, Gilsons, Rachel Reis e Mulu, se juntam a nomes como IZA, Alice Caymmi, Monica Salmaso e Dori Caymmi numa grande mistura de ritmos e estilos do Brasil. A produção musical de ‘Renascer’ Ă© assinada por Victor Pozas, Rafael Langoni e Rafael Luperi. Entrevista com o autor Bruno Luperi Bruno Luperi passou a infância acompanhando de perto o avĂ´, Benedito Ruy Barbosa, escrever algumas das mais memoráveis novelas do Brasil. Abandonou a carreira publicitária no ano de 2014 para dedicar-se exclusivamente Ă dramaturgia. Fez a sua estreia na televisĂŁo dois anos mais tarde quando, ao lado de sua mĂŁe, Edmara Barbosa, assinou a novela ‘Velho Chico’, indicada ao Emmy Internacional em 2017. Desta forma, se tornou, aos 28 anos, um dos mais jovens autores a escrever para o horário nobre. A releitura de ‘Pantanal’, obra de seu avĂ´, escrita por Bruno e exibida na TV Globo em 2022, tambĂ©m foi indicada na categoria ‘Melhor Telenovela’ ao Emmy Internacional 2023. Agora em 2024, ele volta a escrever outro clássico da teledramaturgia brasileira: ‘Renascer’, baseada na obra original de Benedito Ruy Barbosa. Como vocĂŞ define esta nova versĂŁo de ‘Renascer’? Ela fala do Brasil profundo. O JosĂ© InocĂŞncio Ă© o cara que conversa com a terra e ela responde, e ele tem a sensibilidade de ouvir o que a terra diz, Ă© um homem que fala a lĂngua da terra, de fato, que planta. Eu parto da concepção original: no dia que ele finca o facĂŁo naquela regiĂŁo, ele está plantando uma semente da vida. Ele está criando uma relação honesta com aquela terra onde, mata e morre por ela e ela mata e morre por ele. Ela fala sobre a verdade, sobre a vida e sobre o nosso tempo. O que te motivou a escrever essa releitura de ‘Renascer’, novela considerada um clássico da teledramaturgia? Sou apaixonado pela obra do meu avĂ´ (Benedito Ruy Barbosa). Ele Ă© a minha maior referĂŞncia, nada se compara a ele, que desbravou a dramaturgia brasileira por esse viĂ©s do Brasil profundo, do rural, desse realismo fantástico, e sempre mesclando o imaginário com o tom realista. E ‘Renascer’ Ă© uma novela que me toca muito em diferentes nĂveis. Eu considero que Ă© a dramaturgia mais potente que ele atingiu enquanto autor. A novela que mais me toca e a primeira que eu tenho lembranças viva. Eu tinha 5 anos quando foi exibida a primeira versĂŁo. EntĂŁo, tenho todas essas lembranças da memĂłria afetiva, de uma novela sendo concebida por ele, e acontecendo na frente dos meus olhos atravĂ©s das reuniões com os atores e diretor. O tempo escreve com a gente, nĂ©? Ao longo desses 31 anos muitas coisas mudaram. O tempo determinou muito de como se aborda, de como se trata certas narrativas e de como se traduz aquela cena para o tempo de hoje. Qual Ă© a importância de trazer para o pĂşblico esta versĂŁo de ‘Renascer’ e apresentá-la tambĂ©m a nova geração? Essa novela fala de renascimento, de reencontros, mortes e ressurgimentos. O JosĂ© InocĂŞncio Ă© um personagem maravilhoso. Ele Ă© desconstruĂdo e se reconstrĂłi, se transforma e se ressignifica. Isso Ă© muito importante para os dias de hoje. Eu acho que essa novela será muito boa nesse momento de novas consciĂŞncias, de despertar perguntas e questionamentos mesmo que a gente nĂŁo tenha respostas. Apesar de ser uma novela escrita há mais de 30 anos, eu a considero muito moderna. A função da novela pra mim Ă© apresentar o retrato da sociedade para que depois aquilo seja discutido pela prĂłpria sociedade e nĂŁo por mim. Como Ă© adaptar uma obra como ‘Renascer’ 31 anos depois? O exercĂcio da nossa função aqui Ă© se valer de um espelho: a gente tem a possibilidade de olhar para o Brasil de 31 anos atrás e trazer esse reflexo para hoje. Eu sou a pessoa a que foi designado adaptar um clássico. A minha proposta nĂŁo Ă© recriar. Acho que essas obras nĂŁo precisam de um novo autor, mas sim de uma adaptação para os dias de hoje. Respeito profundamente o trabalho que me precede, o autor que me precede e que concebeu essa histĂłria. E respeito tambĂ©m as histĂłrias que ele criou. Eu nĂŁo estou aqui para reinventar a roda, muito pelo contrário. Eu sempre uso a metáfora que me foi oferecido a chave de um jardim que o meu avĂ´ planou trinta e um anos atrás. EntĂŁo, ao entrar nesse jardim, eu consigo ver claramente ali o efeito do tempo sobre ele. EntĂŁo, eu vejo as espĂ©cies que vingaram, que floresceram bem, e tambĂ©m as que nĂŁo vingaram, que precisam ser ressignificadas. Como Ă© o JosĂ© InocĂŞncio nesta nova versĂŁo? O JosĂ© InocĂŞncio precisa saber falar a lĂngua da terra e precisa compreender aquela sinfonia, precisa ter mais o pĂ© no chĂŁo, pisar o cacau dele, colher e manejar a roça. Ele Ă© um cara mais vivo, muito mais um agricultor do que um coronel. E tem uma questĂŁo muito importante: JosĂ© InocĂŞncio reinventando a imagem do homem do campo e ele Ă© muito mais essa sĂntese do homem com a consciĂŞncia do pequeno produtor, mas que ficou grande pelo trabalho, pelo sucesso dele. Por trazer uma proposta de olhar renovado, algumas outras mudanças foram feitas na trama. Quais vocĂŞ destacaria? Estamos recontando uma histĂłria depois de 30 anos. Nesse tempo, a realidade do paĂs mudou muito e o Brasil está a cada dia mais consciente sobre diversas questões. A maneira que meu avĂ´ (Benedito Ruy Barbosa) trabalhou está diretamente ligada ao tempo dele, isso me obriga a olhar para o nosso tempo, para o retrato da nossa Ă©poca e urdir a novela nesse novo tempo. Na primeira versĂŁo, a primeira fase acontece no perĂodo áureo do cacau onde ele era o ‘ouro amarelo’ que brotava da terra. Na transição para a segunda fase, a crise da ‘vassoura de bruxa’ começa a preocupar as pessoas sobre o futuro do cacau. Na nossa adaptação, já partimos 30 anos depois desse cenário em que a situação do cacau está muito mais crĂtica. A cultura dele está correndo risco e agora apontando para novos caminhos. Acho que esse Ă© um novo contexto, uma nova leitura. Eu me baseio na mudança dos cenários, mas respeitando sempre o sagrado da obra. E qual seria o ‘sagrado’ da obra? Eu acho que Ă© uma obra que fala de um amor incondicional de um marido por uma mulher. Trata do amor de um pai pelos seus filhos e faz a autocrĂtica dos erros que ele já cometeu na vida dele. Ela conta uma histĂłria, fala muito sobre uma cultura especĂfica, um povo que tem as suas tradições. Teremos muitas coisas novas que irĂŁo surgir a partir disso, mas nunca perdendo a essĂŞncia daquele homem de valor, que se relaciona de maneira Ă©tica com as pessoas ao seu redor, mas que precisou responder com firmeza. É preciso respeitar esses personagens tambĂ©m como autor dessa adaptação. Entrevista com o diretor artĂstico Gustavo Fernández Natural de Porto Alegre, Gustavo Fernández iniciou sua trajetĂłria na Globo como assistente de direção, função na qual realizou seus dois primeiros trabalhos: a minissĂ©rie ‘Os Maias’ (2000) e a novela ‘Esperança’ (2002), ambas com direção de Luiz Fernando Carvalho. A partir de 2003, na minissĂ©rie ‘Um SĂł Coração’, passa a atuar como diretor, integrando a seguir as equipes de ‘Começar de Novo’ (2004), ‘BelĂssima’ (2005), ‘PĂ© na Jaca’ (2006), ‘Duas Caras’ (2007), ‘A Favorita’ (2008), ‘Cama de Gato’ (2009), ‘A Cura’ (2010), ‘Cordel Encantado’ (2011), ‘Avenida Brasil’ (2012) e ‘Velho Chico’ (2016). No cargo de diretor geral, assinou a minissĂ©rie ‘O Brado Retumbante’ (2012), as novelas ‘AlĂ©m do Horizonte’ (2013) e ‘Boogie Oogie’ (2014), alĂ©m da sĂ©rie 'Os Dias Eram Assim’ (2017). Em 2019, realizou a sua primeira direção artĂstica com a novela ‘Ă“rfĂŁos da Terra’, que ganhou o Emmy Internacional na categoria Melhor Telenovela em 2020. Como cineasta, assinou a direção do filme ‘Predestinado - ArigĂł e o espĂrito do Dr. Fritz,’ em 2022. No mesmo ano, dividiu com RogĂ©rio Gomes a direção artĂstica do remake da novela ‘Pantanal’. Em 2023, assinou a direção artĂstica da sĂ©rie ‘Justiça 2’, original do Globoplay, prevista para 2024, ano em que Gustavo completa 20 anos como diretor de novelas com a estreia da nova versĂŁo de ‘Renascer’. Renascer tem uma memĂłria afetiva muito grande do pĂşblico. Qual Ă© o desafio de fazer uma releitura mantendo a histĂłria original, mas tendo um frescor de uma trama mais contemporânea? Desde que eu fui convidado para fazer a novela eu recebi muitas mensagens de atores, equipes e outras pessoas que eu ainda nĂŁo conhecia dizendo que essa era ‘a novela da vida delas’. Isso foi realmente impressionante pra mim. É um desafio refazer a ‘novela da vida’ de tanta gente, uma grande responsabilidade. Acredito que o texto do Benedito seja muito rico e consistente. No fundo Ă© uma histĂłria que trata de relações entre familiares, conflitos, perdas de pessoas queridas, entre outros assuntos. A dramaturgia dele Ă© bem atemporal. No caso da adaptação para os dias de hoje o Bruno está sendo muito feliz, o texto está muito bom. A gente se emociona na prĂłpria reuniĂŁo da equipe para ler os blocos de capĂtulo que chegam, algumas pessoas chegam atĂ© a chorar. Estamos animados e certos de que estamos fazendo um belo trabalho. O que vocĂŞ destaca sobre essa nova versĂŁo e o que muda essencialmente depois de 31 anos da exibição original? A grande diferença da dessa nova versĂŁo de ‘Renascer’ tem a ver com as mudanças profundas que aconteceram na regiĂŁo cacaueira nessas trĂŞs dĂ©cadas. Na primeira versĂŁo em 1993, a regiĂŁo ainda era de grande produção de cacau e a produção caiu profundamente. E agora 31 anos depois, a regiĂŁo está começando a vislumbrar uma retomada econĂ´mica voltada, nĂŁo sĂł para a quantidade do cacau, mas para a qualidade e isso sĂł pode ser feito com a preocupação ecolĂłgica. E essa Ă© a grande mudança que influencia nos personagens. A discussĂŁo da agrofloresta está na prĂłpria essĂŞncia de JosĂ© InocĂŞncio que Ă© um ser um pouco mĂstico na relação dele com a natureza, entĂŁo acho que a grande mudança Ă© esse novo cenário da regiĂŁo cacaueira. Que caracterĂsticas diferenciam o JosĂ© InocĂŞncio da primeira versĂŁo para o desta nova versĂŁo? O personagem do JosĂ© InocĂŞncio vai atĂ© a colheita do cacau e o filho, o JoĂŁo Pedro, dá um passo alĂ©m. Ele vai se preocupar com a nova maneira de se beneficiar pra chegar nesse cacau de qualidade, o cacau fino, como Ă© chamado. EntĂŁo, a novela vai abordar todo esse novo processo do cacau e traz esse conflito de gerações, o JosĂ© InocĂŞncio Ă© do campo e o filho vai estudar e se especializar nesse processo pĂłs-colheita, alĂ©m das relações familiares presentes o tempo ao longo de toda a trama. Como foi gravar de uma das principais sequĂŞncias da trama, que Ă© o encontro do protagonista JosĂ© InocĂŞncio com o Jequitibá-rei? A primeira versĂŁo, foi feita na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, e a gente foi atrás desde mesmo jequitibá, mas que por conta de uma tempestade anos atrás, acabou caindo. Mas depois encontramos um jequitibá sensacional no Parque Estadual dos TrĂŞs Picos, em Cachoeira de Macacu, um parque ecolĂłgico, no Rio de Janeiro. Esse jequitibá tem aproximadamente mil anos de idade e 40 metros de altura. Ele está muito prĂłximo do mais alto do Brasil. É uma potĂŞncia da natureza, tem que pedir licença para encostar ali. Ele nĂŁo está lá Ă toa. Cresceu e se desenvolveu ao lado de uma pedra e simplesmente a empurrou com toda a sua força. A pedra ficou suspensa. E embaixo dele há uma nascente de água natural. Eu atĂ© me arrepio quando lembro. Foi uma experiĂŞncia muito emocionante em todos os sentidos. Perfis dos personagens JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo/Marcos Palmeira) - De origem desconhecida, sem posses e sozinho no mundo, chega ao sul da Bahia aos 25 anos, munido somente de coragem, um facĂŁo e um diabinho dentro de uma garrafa, que o fecha o corpo e protege das tocaias. Depois de ficar entre a vida e a morte, acaba assumindo as terras de uma viĂşva do cacau e ali, começa uma revolução na maneira de se plantar aquele fruto precioso. Algum tempo depois, conhece seu grande amor, Maria Santa (Duda Santos), com quem tem quatro filhos: JosĂ© Augusto (Renan Monteiro), JosĂ© Bento (Marcello Melo Jr), JosĂ© Venâncio (Rodrigo Simas) e JoĂŁo Pedro (Juan Paiva), o Ăşnico que nĂŁo teve a oportunidade de conviver com a mĂŁe, que morre ao lhe dar Ă luz. A morte da esposa, arranca a alegria do peito de JosĂ© InocĂŞncio, que encrua para a vida, guardando especial rancor de seu filho caçula. Na segunda fase, com 60 anos, torna-se a figura mais respeitada da regiĂŁo por seus ĂŞxitos como produtor de cacau. O que nem ele esperava, era ver seu coração voltar a bater depois de todos esses anos, com a chegada da misteriosa Mariana (Theresa Fonseca) em sua vida. Primeira fase Maria Santa (Duda Santos) – Filha de Venâncio (Fabio Lago) e QuitĂ©ria (Belize Pombal) e irmĂŁ mais nova de Marianinha, Santinha, como tambĂ©m Ă© conhecida, vive sob as rĂ©deas do pai e da moral conservadora do seu entorno. Quase sem sair de casa, ajuda a mĂŁe nos trabalhos domĂ©sticos. No dia que tem autorização para acompanhar o Bumba meu boi, se apaixona perdidamente por JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo), que se torna seu primeiro e Ăşnico amor. Amor este, completamente desaprovado pelo pai. Acreditando estar grávida e vivendo em pecado, acaba sendo largada pelos pais na casa de Jacutinga (Juliana Paes), a cafetina da cidade. Lá Ă© acolhida pela dona do bordel, que se torna sua segunda mĂŁe e, mais tarde, parteira de seus quatro filhos: JosĂ© Augusto (Renan Monteiro), JosĂ© Bento (Marcello Melo Jr), JosĂ© Venâncio (Rodrigo Simas) e de JoĂŁo Pedro (Juan Paiva). Maria Santa morre logo apĂłs dar Ă luz o filho caçula. Venâncio (Fabio Lago) – Capataz do Coronel Belarmino (Antonio Calloni), Ă© pai de Maria Santa (Duda Santos) e marido de QuitĂ©ria (Belize Pombal). Homem bruto, Ă© conhecido na regiĂŁo por ser o ‘miolo’ do boi nas festas do Bumba, uma tradição local. No passado, Venâncio expulsou de casa a filha Marianinha grávida, histĂłria que se repete anos mais tarde ao largar a outra filha, Maria Santa, na ‘casa das quengas’, quando ela acredita ter engravidado por obra de um beijo de JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo). O ‘pai boi’ some no mundo com QuitĂ©ria. QuitĂ©ria (Belize Pombal) – Mulher de Venâncio (Fabio Lago) e mĂŁe de Marianinha e Maria Santa (Duda Santos). Submissa e leal ao marido, QuitĂ©ria nĂŁo questiona suas decisões, mas tambĂ©m nĂŁo o perdoa por ter expulsado a primogĂŞnita de casa. Sente-se cĂşmplice daquela tragĂ©dia. Cândida (Maria Fernanda Cândido) – ViĂşva de um fazendeiro da regiĂŁo que morre enforcado num pĂ© de cacau. Mulher honesta e gentil, se vĂŞ Ă s voltas com os negĂłcios do falecido e com a ganância de CoronĂ©is como Belarmino (Antonio Calloni) e Firmino (Enrique Diaz), que insistem em tomar posse das terras afirmando que o marido lhe devia dinheiro. É Cândida quem acolhe o jovem JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo) entre a vida e a morte em sua fazenda com a ajuda de Inácia (Edvana Carvalho). Depois de entregar suas terras ao forasteiro misterioso, ela decide recomeçar a vida longe dali. Inácia (Edvana Carvalho) nas duas fases – GuardiĂŁ e devota de JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo/Marcos Palmeira) Ă© uma cozinheira de mĂŁo cheia. Sensitiva, Ă© dela as premonições que salvaram a vida das inĂşmeras tocaias sofridas. MĂŁe de Ritinha (Mell Muzzillo), a quem cria sempre nas rĂ©deas curtas. Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes) - Braço-direito e um dos primeiros funcionários de JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo/Marcos Palmeira). Corajoso e de boa Ăndole, Ă© fiel ao patrĂŁo a quem tem muita admiração e respeito. Ao lado de Jupará (Evaldo MacarrĂŁo) ajudou o ‘coronelzinho’ a construir seu impĂ©rio. Casado com Morena (Uiliana Lima/Ana Cecilia Costa), Ă© padrinho de JoĂŁo Pedro (Juan Paiva) a quem considera como o filho que nunca teve. Ou, melhor, o filho que teve em seus braços por um segundo e o destino levou embora. Morena (Uiliana Lima/Ana Cecilia Costa) – Mulher de Deocleciano (Adanilo Reis/Jackson Antunes). Vive em harmonia com o marido e Ă© como uma segunda mĂŁe para JoĂŁo Pedro (Juan Paiva), de quem cuidou e o amamentou apĂłs a morte de Maria Santa (Duda Santos). Sempre atenta e de lĂngua afiada, carrega consigo a dor de ter perdido seu Ăşnico filho em um aborto espontâneo. Jupará (Evaldo MacarrĂŁo) - Mateiro conhecedor das plantas e árvores, trabalha na fazenda do jovem JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo). Ao lado de Deocleciano (Adanilo) ajudou tambĂ©m no manejo que tornou prĂłspera as roças de cacau do patrĂŁo. É um homem trabalhador e tĂmido, que conquistou Flor (Julia Lemos), uma das moças da casa de Jacutinga (Juliana Paes), com quem teve Zinha (Samantha Jones). Coronel Belarmino (Antonio Calloni) – Influente e poderoso fez fama e fortuna nos tempos áureos do cacau abusando da violĂŞncia. Com o avanço da vassoura-de-bruxa nas roças de cacau, perde muito dinheiro. A chegada do jovem JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo) desperta a inveja e Ăłdio do Coronel, conhecido por armar tocaias para se livrar de seus desafetos. Casado com Nena (QuitĂ©ria Kelly) Ă© avĂ´ de Mariana (Theresa Fonseca), que nĂŁo chega a conviver com ele, mas Ă© quem terá a missĂŁo de anos mais tarde se aproximar do antigo rival para vingar o avĂ´. Dona Nena (QuitĂ©ria Kelly) – Mulher de Belarmino (Antonio Calloni), Nena carrega as marcas de uma vida ao lado de um homem rude e implacável. Ao ficar viĂşva e sem rumo, ela aceita a oferta do jovem JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo) por suas terras e vai embora com os filhos. A sede de vingança pela derrocada de sua famĂlia, fez com que Nena criasse a neta, Mariana (Theresa Fonseca), curtida no Ăłdio que ela sentia dos InocĂŞncio. Fruto das meias-verdades que ela tinha Ă sua disposição, Mariana cresce em Salvador e volta para a regiĂŁo do cacau para cobrar de JosĂ© InocĂŞncio (Marcos Palmeira) o que lhe Ă© de direito nessa histĂłria. Coronel Firmino (Enrique Diaz) – Fez fortuna atuando como intermediário da compra e venda do cacau na regiĂŁo e, mais tarde, como agiota. Ardiloso, nĂŁo deixa transparecer suas reais pretensões. O filho, EgĂdio (Vladimir Brichta), assumirá os negĂłcios depois que Firmino Ă© morto num ajuste de contas que jamais foi esclarecido. Padre Santo (Chico Diaz nas duas fases) – Sábio, bondoso e erudito, o Padre Ă© mestre na arte da diplomacia. Testemunha da trajetĂłria de JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo/Marcos Palmeira) e dos moradores da regiĂŁo, estabelece uma grande amizade com o jovem Pastor LĂvio (Breno da Matta), com quem caminhará lado a lado, ajudando toda a gente da regiĂŁo, e lutando por melhores condições para os trabalhadores e assentados. Norberto (Matheus Nachtergaele nas duas fases) – Dono da Ăşnica venda da vila, principal ponto de encontro da regiĂŁo e onde tudo acontece, acaba sendo o detentor de muitos causos e notĂcias, pra nĂŁo dizer fofocas. Norberto Ă© do tipo lĂngua solta, e ainda assim, Ă© a quem muitos recorrem quando precisam conversar, aliviar a cabeça ou ir atrás de informação. Dono de um grande coração e, na intimidade, carrega dores do amor e da saudade de dona Jacutinga (Juliana Paes), sua eterna amante, desde o dia em que ela foi embora. Jacutinga (Juliana Paes nas duas fases) – Dona da ‘casa das damas’, Ă© uma mulher de grande força e sabedoria. Acolhedora, torna-se uma segunda mĂŁe para Maria Santa (Duda Santos) quando a jovem Ă© abandona Ă sua porta pelos pais. É ela quem promove o casamento de Maria Santa e JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo) e realiza o parto dos quatro filhos do casal. Jacutinga tem um carinho especial por Norberto (Matheus Nachtergaele) atĂ© o dia que vai embora para nunca mais voltar. Juliete (Flavia Barros) – Ambiciosa, Ă© uma das damas da casa de Jacutinga (Juliana Paes). Sempre tentando se colocar em vantagem em relação Ă s demais. Flor (Julia Lemos) – No bordel de Jacutinga (Juliana Paes), ela se dedica aos trabalhos da casa. Mais jovem que as colegas, Flor Ă© sempre alvo das brincadeiras por conta de seu recato e inocĂŞncia. Encontra um futuro fora dali nos braços de Jupará (Evaldo MacarrĂŁo), graças ao empurrĂŁo de Jacutinga. É a mĂŁe de Zinha (Samantha Jones). Rachid (Gabriel Sater / Almir Sater) – “Turco nĂŁo, libanĂŞs!” Anjo da guarda do jovem JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo), Ă© ele quem costura sua pele de volta ao corpo e o salva da primeira e mais impressionante tocaia que ele sofre. Ăšnica testemunha do acontecido, Rachid tem o paradeiro desconhecido por muitos anos, mas retornará a regiĂŁo para cumprir uma missĂŁo do passado. E, quem sabe, encontrar um novo amor? Segunda fase JosĂ© Augusto (Renan Monteiro) - PrimogĂŞnito de Maria Santa (Duda Santos) e JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo/Marcos Palmeira) e Ăşnico dos quatro filhos que guarda memĂłrias da mĂŁe. Com os irmĂŁos, JosĂ© Bento (Marcello Melo Jr) e JosĂ© Venâncio (Rodrigo Simas), foi estudar ainda menino na capital, Salvador. Perfeccionista, se formou em Medicina, na incessante busca pelo orgulho do pai. Sua vida, porĂ©m, sai dos trilhos quando passa a ser investigado no hospital, e Ă© impedido de exercer sua profissĂŁo, ao mesmo tempo passou por uma separação traumática. JosĂ© Bento (Marcello Melo Jr) – Boa praça e fanfarrĂŁo, a exemplo dos outros JosĂ©s, Bento tambĂ©m viveu e estudou a maior parte da vida no internato em Salvador, longe das vistas do pai e, depois, foi para SĂŁo Paulo. Malandro, o advogado Ă© avesso ao trabalho e adepto a lei do mĂnimo esforço. Vive Ă s custas do dinheiro do pai sem a menor crise, e dos trambiques em que se enfia. TambĂ©m Ă© financeira e afetivamente dependente de Kika (Juliane Araujo), sua eterna namorada a quem ele, por muitas vezes, acaba se escorando como se fosse a prĂłpria mĂŁe. JosĂ© Venâncio (Rodrigo Simas) - Terceiro na linha de sucessĂŁo dos InocĂŞncio, Ă© o Ăşnico dos filhos que conquistou a independĂŞncia financeira. Ainda assim, viveu na esperança de receber um afeto que o coronel nunca teve para lhe dar. Publicitário, ele Ă© casado com Eliana (Sophie Charlotte), com quem tenta ter filhos há algum tempo, apesar do relacionamento conturbado. Se apaixona perdidamente por Buba (Gabriela Medeiros). JoĂŁo Pedro (Juan Paiva) – Filho caçula de JosĂ© InocĂŞncio (Humberto CarrĂŁo/Marcos Palmeira) e Maria Santa (Duda Santos) Ă© um jovem honesto, simples e trabalhador, que sofre com a indiferença do pai e a sina de ter tirado a vida da mĂŁe, que morreu no parto. Ao contrário dos irmĂŁos, nunca saiu da fazenda, onde aprendeu todos segredos do pai na lida com o cacau. É um apaixonado por aquela vida e pelo universo do cacau. Afilhado de Morena (Uiliana Lina/Ana Cecilia Costa) e Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes) Ă© tambĂ©m o grande amigo de Zinha (Samantha Jones). AlĂ©m de carregar a culpa pela morte da mĂŁe, JoĂŁo terá de lutar contra o amor que sente por Mariana (Theresa Fonseca), quando a jovem escolher ficar com seu pai, JosĂ© InocĂŞncio (Marcos Palmeira). TambĂ©m se envolverá com Sandra, filha do maior desafeto de seu pai. NĂşcleo da Fazenda Jequitibá Rei Mariana (Theresa Fonseca) – Com um ar inocente e jeito faceiro, a jovem arrebata o coração de JoĂŁo Pedro (Juan Paiva), mas seduz JosĂ© InocĂŞncio (Marcos Palmeira), que tambĂ©m acaba se encantando por ela, depois de sofrer muitos anos em luto pela morte de Maria Santa (Duda Santos). Perdida e confusa entre os sentimentos que lhe despertam JoĂŁo e o coronel, ela acaba escolhendo o patriarca. Se por amor ou por vingança, sĂł o tempo irá dizer. Neta de Belarmino (Antonio Calloni) e Dona Nena (QuitĂ©ria Kelly), Mariana chega ao sul da Bahia, com o Ămpeto de querer vingar a morte do avĂ´ e recuperar as terras que ela acha que tem direito. Astuta e um tanto dissimulada, está disposta a tudo para conseguir seus objetivos. Zinha (Samantha Jones) – Filha de Jupará (Evaldo MacarrĂŁo) e Flor (Julia Lemos), a jovem foi criada como uma irmĂŁ para JoĂŁo Pedro (Juan Paiva). Ao lado do melhor amigo, domina a lida do cacau, e tem em Morena (Uiliana Lina/Ana Cecilia Costa) e Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes), seus padrinhos, suas grandes referĂŞncias depois da morte de seu pai. Vive a tristeza eterna deste luto e atribui a tragĂ©dia Ă falta de competĂŞncia do mĂ©dico JosĂ© Augusto (Renan Monteiro). Zinha Ă© afetivamente imatura e aprende a lidar tardiamente com assuntos do coração. DamiĂŁo (XamĂŁ) – Valente e destemido, Ă© um sujeito misterioso que carrega um rastro de mortes em suas costas. Contratado para dar fim em JosĂ© InocĂŞncio (Marcos Palmeira), o matador desiste da ideia e acaba virando um de seus funcionários. Apaixona-se por Ritinha (Mell Muzzillo), mas perderá o rumo quando Eliana (Sophie Charlotte) chegar Ă fazenda. Ritinha (Mell Muzzilo) – Filha Ăşnica de Inácia (Edvana Carvalho), a jovem nĂŁo quer saber de compromisso atĂ© conhecer DamiĂŁo (XamĂŁ). Funcionária da fazenda vive sob a criação rigorosa da mĂŁe e a rĂ©dea curta do pai. Chico (Mac Suara) – Pai de Ritinha e marido de Inácia, ele Ă© funcionário da fazenda de JosĂ© InocĂŞncio e rĂgido na criação da filha. Professora Lu (Eli Ferreira) - Obstinada e devota Ă sua missĂŁo de educar, Lu Ă© professora na escola da fazenda de JosĂ© InocĂŞncio (Marcos Palmeira). Paciente e bondosa chegou na regiĂŁo e logo conquistou todos Ă sua volta, especialmente JoĂŁo Pedro (Juan Paiva) de quem se tornará grande amiga. Com um passado misterioso, Lu nĂŁo revela suas origens. NĂşcleo da fazenda EgĂdio EgĂdio (Vladimir Brichta) – Filho Ăşnico e herdeiro do pai, Coronel Firmino (Enrique Diaz), EgĂdio se fez um Coronel temido e influente na regiĂŁo. Casado com Dona Patroa (Camila Morgado) e pai de Sandra, herdou tambĂ©m do pai a rivalidade com JosĂ© InocĂŞncio (Marcos Palmeira). Inimigo declarado do homem que o pai no passado mandou depelar vivo, o fazendeiro Ă© uma espĂ©cie de atravessador que vive da compra e venda do cacau de produtores da regiĂŁo. Iolanda, a Dona Patroa (Camila Morgado) – Mulher de EgĂdio (Vladimir Brichta) e mĂŁe de Sandra, Iolanda Ă© conhecida por todos como Dona Patroa. Conservadora e submissa Ă© tambĂ©m uma mulher, que teme pelas atitudes e grosserias do marido. E busca nas orações e na fĂ© converter EgĂdio e endireitar seus tortuosos caminhos. TiĂŁo Galinha (Irandhir Santos) – Catador de caranguejo Ă© um homem humilde, mas acima de tudo, sonhador. Almeja sair da misĂ©ria e oferecer uma vida de rainha para Joana (Alice Carvalho), sua esposa e o grande amor de sua vida. Com a ajuda de Padre Santo (Chico Diaz) e Pastor LĂvio (Breno da Matta) Ă© acolhido na fazenda do Coronel EgĂdio (Vladimir Brichta), de quem vira empregado e por quem Ă© sumariamente explorado. Ali na fazenda ganha o apelido de TiĂŁo Galinha, por andar com uma galinha embaixo dos braços pra cima e pra baixo na intenção de proteger aquela que irá chocar o ovo que lhe dará um diabinho igual ao de JosĂ© InocĂŞncio (Marcos Palmeira). Joana (Alice Carvalho) – Mulher de TiĂŁo Galinha (Irandhir Santos), Joaninha Ă© uma mulher bondosa e trabalhadora. Apesar de apaixonada por TiĂŁo, ela sofre com os devaneios do marido, que sonha em enriquecer para tirar a famĂlia daquela misĂ©ria de vida. Joana chama a atenção do Coronel EgĂdio (Vladimir Brichta), que a leva para trabalhar dentro de sua casa, sob as ordens de sua esposa, Dona Patroa (Camila Morgado). Pastor LĂvio (Breno da Matta) – Com uma vida dedicada Ă vocação religiosa, Pastor LĂvio cresceu em um lar evangĂ©lico batista. Desde muito cedo percorre o caminho da fĂ© dentro da Igreja, atĂ© que seus questionamentos falassem mais alto e o levassem para as estradas em busca de Deus. Foi nessa via-sacra que os seus caminhos e os de Padre Santo (Chico Diaz) se cruzaram. NĂşcleo Rio de Janeiro Eliana (Sophie Charlotte) - Mulher de JosĂ© Venâncio (Rodrigo Simas) Ă© sofisticada e sedutora. Modelo de sucesso e um tanto paranĂłica, abriu mĂŁo da carreira para viver ao lado do marido no Rio de Janeiro. Nunca teve vocação nem vontade para a maternidade, enquanto o sonho de Venâncio era dar um neto ao seu pai. Eliana nĂŁo vai aceitar a separação amigavelmente nem perder o marido para Buba (Gabriela Medeiros). Buba (Gabriela Medeiros) – Obstinada e competente, formou-se em Psicologia e está cotada para assumir um cargo de liderança numa multinacional. Se apaixona por JosĂ© Venâncio (Rodrigo Simas) e sonha em formar uma famĂlia com ele e ser mĂŁe. Mas o preconceito por ser uma mulher trans acaba sendo um grande obstáculo para o casal. Eriberto (Pedro Neschling) - Melhor amigo e sĂłcio de JosĂ© Venâncio (Rodrigo Simas) na agĂŞncia de publicidade no Rio de Janeiro, Ă© um profissional talentoso, porĂ©m invejoso. Ao saber que Eliana (Sophie Charlotte) e o sĂłcio nĂŁo vivem uma boa fase, ele aproveita a situação para se aproximar da modelo. Kika (Juliane Araujo) – Namorada de JosĂ© Bento (Marcello Melo Jr) desde os tempos de faculdade, vive uma relação instável de idas e vindas. Advogada, Ă© ela quem assume os casos e participa das audiĂŞncias no lugar dele, que atĂ© hoje nĂŁo tem licença para atuar na área. Depois de tanto tempo, ela ainda tenta fazer com que o namorado saia da inĂ©rcia e faça o certo ao menos uma vez na vida. Teca (Livia Silvia) – Jovem, que vive em situação de rua no Rio de Janeiro tem em Neno (Gabriel Lima da Silva) e Pitoco (Juan Queiroz) seus Ăşnicos amigos e em Du (JosĂ© Duboc), o amor de juventude. Ao se descobrir grávida e sozinha, a jovem entra em desespero, atĂ© o destino colocar Buba (Gabriela Medeiros) em seu caminho. Neno (Gabriel Lima da Silva) – Jovem que vive em situação de rua, aprendeu desde cedo a se virar para garantir a sobrevivĂŞncia. Amigo de Teca (Livia Silva), Pitoco (Juan Queiroz) e Du (JosĂ© Duboc) com quem forma uma aliança para sobreviver. Pitoco (Juan Queiroz) – Apaixonado por Teca (Livia Silvia), vive em situação de rua ao lado de Neno (Gabriel Lima da Silva), seu companheiro inseparável. Tem Du (JosĂ© Duboc) como maior referĂŞncia e aceita embarcar nos planos do lĂder mais por necessidade do que outra coisa. É, apesar dos pesares, empático a Teca, Ăşnica menina do bando, bem como condescendente a todos dilemas que a cercam. Du (JosĂ© Duboc) – LĂder do grupo de jovens que em situação de rua, Ă© o grande amor de Teca (Livia Silvia). Se desespera ao saber da gravidez. Ele nĂŁo está preparado para assumir essa responsabilidade nem disposto a deixar que aquela criança sofra tudo que ele sofreu. |
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