Apple Original Films é indicada a 14 prêmios BAFTA, incluindo Melhor Filme para o elogiado e premiado longa “Assassinos da Lua das Flores”
Nesta quinta-feira, 18 de janeiro, a Apple Original Films recebeu 14 indicações ao BAFTA Film Awards (Prêmios da Academia Britânica de Cinema), incluindo Melhor Filme para “Assassinos da Lua das Flores” ("Killers of the Flowers Moon"). Após vencer os prêmios do American Film Institute, do Globo de Ouro, do New York Film Critics Circle e do National Board of Review, o longa-metragem da Apple Original Films é indicado a um total de nove categorias do BAFTA, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Robert De Niro), Melhor Trilha Sonora, Melhor Elenco, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Montagem, Melhor Maquiagem & Cabelo e Melhor Design de Produção.
"Napoleão" (“Napoleon”), o épico histórico do Apple Original Films dirigido por Ridley Scott, e “STILL: Ainda Sou Michael J. Fox” ("Still: A Michael J. Fox Movie"), também foram indicados. “Napoleão” foi indicado nas categorias de Melhor Filme Britânico, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem & Cabelo e Melhores Efeitos Visuais. Após vencer o Emmy de Melhor Documentário ou Especial de Não Ficção, o filme “STILL: Ainda Sou Michael J. Fox” continua elogiado e recebe a indicação a Melhor Documentário.
Considerado por muitos uma “obra-prima”, “Assassinos da Lua das Flores” foi reconhecido como Melhor Filme do Ano pela National Board of Review, que também escolheu Lily Gladstone como Melhor Atriz, Martin Scorsese como Melhor Diretor e Rodrigo Prieto pela Melhor Fotografia. O longa-metragem também foi incluido pela American Film Institute na lista de Filmes do Ano. “Assassinos da Lua das Flores” recebeu mais de 200 prêmios, além de reconhecimentos de mais de 30 grupos de críticos ao redor do mundo e foi classificado como o Melhor Filme de 2023 pelo jornal New York Times e pela revista New Yorker; e Melhor Filme pelo New York Film Critics Circle. A estrela Lily Gladstone recentemente fez história como a primeira atriz de origem indígena a vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama, na 81a edição do prêmio. “Assassinos da Lua das Flores” está disponível mundialmente no streaming Apple TV+.
Depois de estrear nos cinemas, “Napoleão” foi indicado aos prêmios da Costume Designers Guild Awards (Sindicato dos figurinistas dos Estados Unidos), na categoria de Excelência em Filme de Época; da Art Directors Guild (Sindicato dos diretores de arte dos Estados Unidos), em Excelência em Design de Produção de Filme de Época; e da Visual Effects Society (VES) (Sociedade dos profissionais de efeitos visuais dos Estados Unidos), em Melhores Efeitos Visuais Coadjuvantes, entre outros.
“STILL: Ainda Sou Michael J. Fox” recentemente conquistou quatro vitórias no Emmy, incluindo Melhor Documentário e Melhor Direção de Documentário, depois de vencer cinco prêmios no Critics Choice Documentary Awards e ter sido selecionado pela National Board of Review (organização de críticos de cinema de Nova York) como Melhor Documentário do Ano, entre várias outras honras.
Essas indicações são os mais recentes reconhecimentos do BAFTA Film Awards à Apple Original Films, depois de uma vitória na categoria de Melhor Curta-metragem Animado Britânico para o vencedor do Oscar 2023 “O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo”; de Melhor Roteiro Adaptado para Siân Heder e de Melhor Ator Coadjuvante para Troy Kotsur para o histórico filme vencedor do Oscar 2022 “No Ritmo do Coração”.
Os vencedores serão revelados na cerimônia do BAFTA Film Awards de 2024 em de 18 de fevereiro, domingo.
A Apple Original Films foi indicada a um total de 14 prêmios:
“Assassinos da Lua das Flores”
- Melhor Filme;
- Melhor Ator Coadjuvante – Robert De Niro;
- Melhor Elenco;
- Melhor Fotografia;
- Melhor Figurino;
- Melhor Montagem;
- Melhor Maquiagem & Cabelo;
- Melhor Trilha Sonora;
- Melhor Design de Produção.
“Napoleão”
- Melhor Filme Britânico;
- Melhor Figurino;
- Melhor Maquiagem & Cabelo;
- Melhores Efeitos Visuais.
“STILL: Ainda Sou Michael J. Fox”
- Melhor Documentário.
Sinopses dos filmes:
“Assassinos da Lua das Flores”
A história se passa em Oklahoma, na década de 1920, e retrata o assassinato em série de membros da nação Osage, rica em petróleo. Uma série de crimes brutais que ficou conhecida como o Reino do Terror.
O filme é estrelado por Leonardo DiCaprio (vencedor do Oscar por "O Regresso" e de "Titanic", "Os Infiltrados", "O Lobo de Wall Street"), Robert De Niro (vencedor do Oscar por "O Poderoso Chefão II" e "Touro Indomável"), Lily Gladstone ("Certas Mulheres", "First Cow - A Primeira Vaca da América"), Jesse Plemons (indicado ao Oscar por "Ataque dos Cães", "O Irlandês"), Tantoo Cardinal, Cara Jade Myers, JaNae Collins e Jillian Dion.
Dirigido por Martin Scorsese e com roteiro para o cinema escrito por Eric Roth e Martin Scorsese, "Assassinos da Lua das Flores" é baseado no livro best-seller homônimo de David Grann.
Da Apple Studios, "Assassinos da Lua das Flores" foi produzido em conjunto com a Imperative Entertainment, Sikelia Productions e Appian Way. Os produtores são Dan Friedkin, Bradley Thomas, Martin Scorsese e Daniel Lupi, com Leonardo DiCaprio, Rick Yorn, Adam Somner, Marianne Bower, Lisa Frechette, John Atwood, Shea Kammer e Niels Juul atuando como produtores executivos.
“Napoleão”
Dirigido por Ridley Scott e com roteiro de David Scarpa, "Napoleão" é estrelado por Joaquin Phoenix como o imperador e líder militar francês. O filme é um olhar original e pessoal sobre as origens de Napoleão e sua rápida e implacável ascensão a imperador, a partir de seu relacionamento dependente e muitas vezes turbulento com sua esposa e único amor verdadeiro, Josephine, interpretada por Vanessa Kirby. O filme apresenta as famosas batalhas de Napoleão, sua ambição implacável e sua surpreendente inteligência estratégica, como um extraordinário líder militar e visionário da guerra.
Desde sua estreia mundial nos cinemas, "Napoleão" recebeu elogios da crítica. Recentemente, o filme entrou para a lista de pré-indicados ao Oscar nas categorias Melhor Maquiagem e Penteado, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais, bem como para a lista de finalistas do EE British Academy of Film and Television Arts Awards nas categorias Melhor Filme Britânico, Cinematografia, Figurino, Maquiagem e Cabelo, Trilha Sonora Original, Design de Produção e Som, e recebeu uma indicação ao Critics Choice Award de Melhor Figurino.
"Napoleão" é uma produção da Apple Studios em conjunto com a Scott Free Productions. O filme é dirigido e produzido por Scott, e produzido por Kevin Walsh, Mark Huffam e Phoenix, com Michael Pruss e Aidan Elliott assinando como produtores executivos.
“STILL: Ainda Sou Michael J. Fox”
Trailer com legendas em português: https://youtu.be/y4E6JUHQvUM
Trailer original: https://www.youtube.com/watch?v=yHgMSR4F1Ak
"STILL: Ainda Sou Michael J. Fox" incorpora linguagem documental com imagens de arquivo e momentos roteirizados para contar a extraordinária vida de Michael J. Fox (franquia “De Volta Para o Futuro”, “O Garoto do Futuro”, “O Segredo do Meu Sucesso”) segundo suas próprias palavras. Para o ator, sua trajetória é: “um conto improvável de uma criança de estatura baixa, nascida em uma base do exército canadense, que ascendeu às maiores alturas da fama na Hollywood dos anos 1980”.
No filme, o registro da vida pública de Fox, repleta de emoções nostálgicas e do brilho do cinema, desenvolve-se paralelamente à sua trajetória pessoal. Com cenas exclusivas inéditas, a produção apresenta os fatos que se seguiram ao diagnóstico do mal de Parkinson, quando Fox tinha 29 anos.
Verdadeiro e pessoal, produzido com acesso sem precedentes ao ator e à sua família, o documentário retrata as conquistas pessoais e profissionais de Fox, mostrando o que acontece quando um otimista incansável enfrenta uma doença incurável. Com uma mistura de aventura e romance, comédia e drama, assistir ao filme será como… bem, como um filme de Michael J. Fox.