(Foto: Rogerio Pallatta/SBT)
Conhecido por ser uma enciclopédia humana do futebol, Paulo Vinicius Coelho, é o convidado do Pod Pai Pod Filho desta segunda-feira (4), que estará disponível no YouTube do SBT Sports e no próprio canal do “Pod Pai Pod Filho”, a partir das 19h (de Brasília). Um dos jornalistas esportivos mais respeitados e renomados do país ele falou sobre seu extenso arquivo de dados.
“Eu pesquiso, principalmente, com o meu arquivo. Queria fazer um Soccerbase, que é um site, com o meu arquivo, mas não tenho o caminho da tecnologia e nem alguém que patrocine isso. Tenho todos os dados dos jogos do Campeonato Brasileiro de 1959 a 2023. A Champions League tenho tudo até 2002 em livro e a partir daí no meu computador”, conta.
Formado em 1990 pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, PVC falou também sobre alguns dos 10 livros publicados.
“Acho que eu tenho 10 livros publicados. O primeiro foi um da Editora Contexto, que é o ‘Jornalismo Esportivo’. É um livro que fui muito crítico e fiquei feliz porque teve uma receptividade muito grande dos estudantes. Era um retrato do mercado da época há 20 anos e as pessoas leem até hoje”, afirma.
“’Escola Brasileira de Futebol’ eu acho que é o melhor livro que escrevi. Ele tem um pai que é o Matinas Suzuki Jr. Fui vender para ele um outro projeto e ele falou: ‘Tem um livro que só você pode escrever’ e fiz.... A cultura do futebol brasileiro é riquíssima, mas é oral”, completa.
PVC, que já cobriu diversas Copas do Mundo e outros grandes eventos faz questão de frisar em todas suas entrevistas e palestras que o “jornalista não é notícia”.
“A gente faz jornalismo para a sociedade. Jornalista não é notícia. Furo de reportagem não é apenas uma vaidade do jornalista. A informação é para a sociedade. É para isso que a gente faz jornalismo. Claro, que quando dou um furo a informação exclusiva toca no fundo da minha vaidade. Aprendi a buscar a informação exclusiva o tempo inteiro. Vai mexer com a minha vaidade, evidente que sim, mas a informação é para sociedade e não para você”, diz.
Claro que com dois jornalistas esportivos e um estudante de comunicação juntos, iria ter muita conversa sobre as notícias da atualidade, como a possível chegada de Ancelotti à Seleção e a mudança no número de países classificados para as próximas Copas do Mundo.
“Se o Brasil entendeu que precisa de um técnico estrangeiro, precisa entender que tem que produzir uma geração de técnicos. Você não pode contratar um estrangeiro e dizer: Eu, o país do futebol, entendi que não tenho mais condição de formar técnicos’”, analisa.
“Eles não anunciaram a fórmula (de disputa) até agora. Eles criaram um monstro e isso dá noção que eles podem destruir a Copa do Mundo porque não sabem o que estão fazendo. Quando você sobe de 32 para 48 o problema é a conta. 64 é muito, então 32 era perfeito. Você não pode dar um passo maior que a sua perna. Isso vale para você comprar um apartamento, um carro... Estão fazendo política com tudo”, finaliza.
O podcast completo com PVC estará disponível no YouTube do SBT Sports e no próprio canal do “Pod Pai Pod Filho” a partir das 19h (de Brasília) desta segunda-feira (4).