Ibiza
Nesta virada do ano, o History exibirá uma maratona de 24 horas de sua série original O Peregrino. Nela, o jornalista e documentarista chileno Jorge Said explora as tradições religiosas do mundo e os rituais da humanidade, de manifestações espirituais à fé em meio à guerra.
O Peregrino vai em busca da história e da fé em uma incrível viagem pelos misteriosos caminhos percorridos por milhões de pessoas, motivadas por suas distintas crenças - e que até atravessam mares e continentes para professar sua fé ou mostrar sentimentos por aquilo em que creem.
Jorge Said percorre lugares sagrados nos cinco continentes, adentrando florestas, subindo ao alto de montanhas e descendo às profundezas da terra para encontrar as peregrinações mais emocionantes e espetaculares da humanidade. Brasil, México, Bolívia, Croácia, Finlândia, Suécia, Israel, Etiópia e Grécia estão entre os países visitados por Said.
Confira alguns dos destaques da programação especial:
6h – México: Celebrações da Semana Santa
Jorge Said e sua equipe viajam ao México para mergulhar nas mais extraordinárias celebrações da Semana Santa. Caminham e sofrem ao lado dos flagelantes em procissões que existem desde a chegada dos espanhóis. Em Xochimilco, vivenciam a festa e a alegria na tradicional queima dos minitouros e do Judas.
7h40 – Ibiza: Espiritualidade New Age
Um passeio pela mágica ilha de Ibiza, na Espanha, o lugar que foi testemunha do nascimento do movimento hippie e da música eletrônica. Expressões que hoje buscam entrar em contato com uma consciência universal. Na Inglaterra, Said assiste à celebração do Deus Sol, no lendário santuário celta de Stonehenge.
13h55 – Ucrânia: Os ferimentos da guerra
Said e a produção chegam à brava e sofredora Ucrânia, terra onde a guerra contra a potência imperial russa nos mostra a fragilidade da vida humana e a falta de sentido de conflitos capazes de devastar aquilo que há de mais importante. Nos momentos de maior sofrimento, eles presenciam como o ser humano busca refúgio na espiritualidade.
14h50 – Arábia Saudita: O país proibido
Um país que guarda tesouros arquitetônicos incríveis e acolhe centros de peregrinação mundial. Jorge Said apresenta a riqueza do mundo muçulmano e vai à tumba do profeta Maomé. Ainda, as maravilhosas cidades de Medina e Jeddah.
15h45 – Bolívia: O carnaval de Oruro e a religiosidade no interior das minas
Jorge Said e sua equipe participam de uma das festas religiosas mais concorridos do planeta, o Carnaval de Oruro, na Bolívia. Todo os anos, este evento reúne mais de 40 mil dançarinos e músicos que preservam as tradições medievais. Além disso, Said testemunha a fiel devoção dos mineiros à Virgem do Socavón.
18h35 – Tribos: Uma viagem ao passado
Um encontro com algumas das tribos africanas mais fascinantes e ameaçadas do planeta. Um território habitado por pessoas corajosas, capazes de suportar os rituais mais dolorosos, que incluem desde terríveis cicatrizes na pele chamadas escarificações até mesmo o alongamento de lábios e orelhas.
19h35 – Indonésia: Caminho ao coração do budismo
Jorge Said e sua equipe vão à Indonésia para vivenciar o Vesak, o dia em que os budistas celebram o nascimento, a iluminação e a morte de Siddhartha Gautama, o Buda. Eles participam dessa data sagrada para milhões de crentes junto aos monges, no maravilhoso templo de Borobudur, um local de uma beleza mística incomparável.
21h45 – Terra Santa: Páscoa judaica e semana santa ortodoxa
O destaque do episódio são as milenares ruas de Jerusalém. No Muro das Lamentações, os mistérios do judaísmo, e no Monte Merom, as peregrinações dos judeus ortodoxos. E ainda, uma das igrejas mais fascinantes do mundo cristão, o Santo Sepulcro, e o milagre do Fogo Sagrado.
22h45 – Brasil: Rituais religiosos e pagãos
Jorge Said vem para o gigante e deslumbrante Brasil, o país com maior quantidade de católicos do mundo, onde rituais cristãos e séculos de história convivem harmoniosamente com algumas das maiores festas pagãs do planeta. Na Ouro Preto colonial, a produção vivencia o fervor e a paixão das comemorações da Semana Santa.
23h50 – Grécia: Os monges eremitas no misterioso Monte Athos
A viagem é pelo desconhecido estado autônomo do Monte Athos, na Grécia, onde estão os lendários monges eremitas, em um episódio cheio de misticismo. Um território com acesso tão restrito, que crianças ou mulheres e até animais machos são proibidos de entrar, e em que apenas padres homens podem viver.
Classificação Indicativa: 10 anos