Planejamento financeiro e prevenção beneficiam indenizações de vida e do agronegócio, avaliam especialistas no CNN Talks sobre mercado segurador
A partir da esq.: Márcio Gomes, Hilca Vaz, Vera Rita de Mello Ferreira, Thiago Ayers e Fernando Nakagawa. Crédito: Ciete Silverio/CNN Brasil
A CNN Brasil se uniu à Fundación Mapfre na realização do CNN Talks – A Potência do Mercado Segurador no Brasil, evento com objetivo de valorizar o segmento no País e dar alcance ao conhecimento e à conscientização sobre as estratégias necessárias para seu desenvolvimento. Em dois painéis, o CNN Talks discutiu na quarta-feira, 13, em São Paulo, as percepções sobre o planejamento de vida e proteção financeira, além de abordar os desafios do mercado segurador agro no Brasil. Entre as conclusões, a importância da questão de prevenção e planejamento financeiro foi um dos principais pontos.
Com um olhar 360º sobre o tema, o evento realizado sob mediação de Márcio Gomes, âncora da CNN Brasil, e entrevistas feitas por Thais Herédia, especialista em economia do canal, reuniu em São Paulo executivos, representantes de governo e entidades setoriais, além de nomes de representatividade da indústria de seguridade e também do agronegócio
O CNN Talks faz parte de uma agenda anual da CNN Brasil, cujo objetivo é proporcionar experiências diferenciadas para a audiência da emissora, sempre pautada em sua credibilidade e relevância como um importante player global de mídia.
O primeiro painel foi “ O Planejamento de vida e proteção financeira do brasileiro” e contou com participação de Hilca Vaz, diretora técnica de Seguro de Pessoas da Mapfre. Ela ressaltou como a pandemia da Covid-19 fez com que a sociedade passasse a se proteger mais ainda. No Brasil, no entanto, somente 17% das pessoas possuem seguro de vida. Vera Rita de Mello Ferreira, Psicóloga Econômica, tratou aspectos culturais, antropológicos e também de neurociência sobre vida, morte e seguro.
Já o Superintendente da Diretoria Técnica e Regulatória da CNSeg, Thiago Ayres apresentou dados detalhados sobre o crescimento do mercado de seguro de vida no Brasil nos últimos anos.
Fechando a conversa, o analista de Economia da CNN Brasil Fernando Nakagawa disse ver o futuro como um “mar aberto” para o crescimento da área. Ele lembrou que, da mesma forma que as famílias brasileiras nos últimos anos ingressaram com mais força no segmento de investimentos, nos próximos anos este mesmo planejamento levará mais pessoas a também incluírem o seguro de vida pessoal e familiar no seu plano financeiro.
Mudanças climáticas
O segundo painel abordou “O impacto das mudanças climáticas na agricultura” e contou com a participação de Alberto Amorim, diretor técnico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP; Afonso Arinos, head comercial Agri Insurance da Mapfre; Renato Buranello, presidente do IBDA - Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio; Ivan Wedekin, diretor na Wedekin Consultores; Maciel Silva, diretor técnico adjunto da CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, e André Bruzzi, gerente nacional de negócios da Rehagro.
A partir da esq.: Márcio Gomes, André Bruzzi, Afonso Arinos, Renato Buranello, Ivan Wedekin, Alberto Amorim e Maciel Silva. Crédito: Ciete Silverio/CNN Brasil
A conversa focou na análise do atual panorama do mercado segurador no agronegócio. Afonso Arinos, da Mapfre, relacionou os efeitos já sentidos no mercado nacional diante das intempéries climáticas, destacando a importância de se garantir uma oferta de seguros mais customizados. De acordo com ele, hoje as seguradoras já trabalham no sentido de personalizar cada oferta.
Renato Brunello vê ainda um caminho a percorrer no sentido de se garantir mais mecanismos de apoio à agricultura, onde o instrumento de seguro é fundamental. Por fim, Maciel Silva, da CNA, chamou atenção para questões da segurança social, regulamentação e inovação e tecnologia.
A cobertura do “CNN Talks” inclui todas as plataformas da CNN Brasil.