Em “Memórias do Grupo Opinião”, Carlos Lyra participa do episódio “A Origem”, sobre a criação do grupo teatral, em 1964. Com intuito de resistir ao regime militar através da arte, a companhia contou com a participação de artistas que eram ou viriam a ser alguns dos mais importantes da cultura nacional como Maria Bethânia, Nara Leão, João do Vale e Millôr Fernandes. A exibição será nesta terça-feira, 19, às 13h30.
Ambas as séries estão também no streaming através do CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na ClaroTV+ e no site oficial da plataforma.
“Sons Brasilis” (Série) — Ep. “Bossa Nova”
A Bossa Nova surgiu no Rio de Janeiro, no fim da década de 1950 pelas mãos e vozes de João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e outros jovens cantores e/ou compositores de classe média da Zona Sul da cidade. Com influências diretas do samba e do jazz, de inicio era apenas um termo relativo a um novo modo de cantar e tocar mas com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, reverenciada em todo o mundo. O episódio foi gravado no Rio de Janeiro e em São Paulo e tem a participação de Marcos Valle, Carlos Lyra e Mariana de Moraes, entre outros. Direção: Adriana L. Dutra. Duração: 26 min. Classificação: A Livre. Horários: 19 de dezembro, terça-feira, à 14h; 23 de dezembro, sábado, às 20h30; 24 de dezembro, domingo, às 12h.
PROMO: Link
“Memórias do Grupo Opinião” (Série) – A Origem
A história do Grupo Opinião, uma trupe carioca de teatro criada em 1964 para fazer resistência ao regime militar através de produções artísticas. Considerado a primeira resposta da esquerda à ditadura, o grupo reuniu artistas como Nara Leão, Maria Bethânia, João do Vale e Millôr Fernandes. Duração: 25 min. Classificação: A 12 anos. Horários: 19 de dezembro, terça-feira, à 13h30.
PROMO: 0/9ff3aa88-2fcb-4fc0-870b-46d1e32e8e7f/agenda@aldeianago.com.br