Conheça os vencedores do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 na etapa nacional

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero, recebe o troféu de capital referência das mãos de Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil. Crédito: Andressa Anholete/Band

O Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 anunciou nessa segunda-feira (11) os 23 vencedores da etapa nacional. O evento, realizado no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF), foi apresentado pelos jornalistas Eduardo Oinegue Lana Canepa, com transmissão simultânea no canal Band Jornalismo no YouTube. A noite foi embalada pelo tenor Thiago Arancam, que abriu a cerimônia cantando o hino nacional, e teve os cinco troféus principais confeccionados pelo artista plástico de renome internacional Yutaka Toyota. A exibição na TV aberta está marcada para sábado (16), às 13h.

O encontro contou com a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República; Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal; João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação; Raimundo Godoy, presidente-executivo do Instituto Aquila; além de autoridades federais, prefeitos, secretários e assessores das cidades classificadas. “Há 15 anos, desenvolvemos esse projeto junto ao Instituto Aquila com a intenção de estimular a gestão pública. O material vai ser utilizado durante os debates que serão realizados nas eleições municipais de 2024, possibilitando que nosso Jornalismo aborde os pilares da premiação em questões mais técnicas e menos teóricas”, afirmou João Saad em seu discurso.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final.

Raimundo Godoy também fez questão de reforçar a importância do evento, que está em sua terceira edição. “Existe uma competição saudável e silenciosa entre os municípios e quem ganha com isso são os cidadãos, que percebem a melhoria estrutural dos serviços. Conseguimos mapear 100% das cidades brasileiras de forma autônoma. O Prêmio Band Cidades Excelentes é o despertar de um novo tempo, já que a plataforma foi desenvolvida não para criticar, mas para construir uma visão de futuro extremamente importante para as próximas gerações”, destacou.

A premiação contempla seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Na etapa nacional, os municípios são divididos em cinco categorias de acordo com o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; e acima de 500 mil habitantes e capitais.


Conheça os vencedores da terceira edição:

Prêmio Principal – IGMA Geral – Cidade Excelente

·        Capital: Curitiba (PR)

·        Menor que 30 mil habitantes: Luzerna (SC)

·        Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Timbó (SC)

·        Entre 100 mil e 500 mil habitantes: Botucatu (SP)

·        Acima de 500 mil habitantes: Uberlândia (MG)

Governança, Eficiência Fiscal e Transparência

·       Menor que 30 mil habitantes: Paraíso do Norte (PR)

·       Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Concórdia (SC)

.       Acima de 100 mil habitantes: Botucatu (SP)

Educação

·       Menor que 30 mil habitantes: Pires Ferreira (CE)

·       Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Eusébio (CE)

·       Acima de 100 mil habitantes: Sobral (CE)

Saúde e Bem-Estar

·       Menor que 30 mil habitantes: Peritiba (SC)

·       Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Ivaiporã (PR)

.       Acima de 100 mil habitantes: Sobral (CE)

Infraestrutura e Mobilidade Urbana

·       Menor que 30 mil habitantes: Holambra (SP)

·       Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Louveira (SP)

.       Acima de 100 mil habitantes: Botucatu (SP)

Sustentabilidade

·       Menor que 30 mil habitantes: São Manoel do Paraná (PR)

·       Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Santa Cruz do Capibaribe (PE)

.       Acima de 100 mil habitantes: Pinhais (PR)

Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

·       Menor que 30 mil habitantes: Treviso (SC)

·       Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Pomerode (SC)

.       Acima de 100 mil habitantes: Jaraguá do Sul (SC)


Os 1.327 projetos recebidos neste ano foram avaliados pela Mandatum Consultoria. O prêmio conta com auditoria externa da empresa BDO Brazil.

Conheça os vencedores do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 na etapa nacional Conheça os vencedores do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 na etapa nacional Reviewed by Pablo on dezembro 12, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.