CNN Viagem & Gastronomia tem tour especial pela capital paulista
Na reta final de 2023 e para encerrar em grande estilo a temporada deste ano, o CNN Viagem & Gastronomia presenteia o pĂşblico com um tour gastronĂ´mico e turĂstico pela cidade de SĂŁo Paulo, pelo olhar e curadoria de Daniela Filomeno. A temporada especial tem trĂŞs episĂłdios que mostram os quatros cantos da capital paulista com suas nuances culturais, histĂłricas e, principalmente, gastronĂ´micas. Os programas inĂ©ditos serĂŁo exibidos nas noites de sábado, em 16, 23 e 30 de dezembro Ă s 22h.
Entre descobertas e reencontros, o programa traz um panorama da potĂŞncia turĂstica da cidade com visitas a museus, entrevistas com grandes chefs e um mergulho nas comunidades de imigrantes que ajudam a construir a rica e diversa identidade paulistana.
EpisĂłdio 1: “Os Quatro Cantos de uma Cidade Plural” – 16/dez
Dani Filomeno na cozinha com Ridrigo Oliveira, do MocotĂł. Foto: Divulgação/CNN BrasilDaniela Filomeno mostra projetos especiais que se espalham por todas as regiões da cidade. O tour começa pela Zona Norte, mais especificamente na Vila Medeiros, onde Dani encontra Rodrigo Oliveira, o cĂ©lebre chef do MocotĂł. O dia já começa com uma volta pela feira livre do bairro — com direito a pastel com caldo de cana — a um bate papo na cozinha do restaurante, onde Dani põe a mĂŁo na massa para cozinhar com o chef. E nĂŁo tem como falar de SĂŁo Paulo sem trazer a boemia Ă mesa. Na Zona Oeste, Vila Madalena, Dani visita o De Primeira, um boteco raiz, com mesas na calçada e comidinhas tradicionais. Uma mostra da verdadeira noite de SĂŁo Paulo.
Em uma cidade com o turismo fervilhando, a estrutura hoteleira tem destaque especial. Dani faz um giro pelos principais hotéis e mostra as deliciosas opções gastronômicas de cada um, como o café da manhã no Emiliano; o almoço no Taraz, do Rosewood; o chá da tarde no Palácio Tangará e o jantar no refinado e elegante Fasano.
Outro ponto alto da cidade são as suas atrações culturais de relevância nacional e internacional, a começar pelo Museu do Ipiranga, que reabriu depois de quase uma década em reforma e traz um espaço renovado para visitação.
O MASP – Museu de Artes de SĂŁo Paulo, com um dos acervos de arte mais relevantes de todo o mundo, tambĂ©m está na lista. E ali, alĂ©m do passeio cultural, ainda há um adicional gastronĂ´mico com o restaurante A Baianeira, da chef Manu Ferraz, que fica no prĂłprio museu. A dobradinha cultura-gastronomia se repete no MAC, que tem em seu rooftop o Vista Ibirapuera, com restaurante e bar, onde Dani aproveita o fim de tarde para tomar um drink. E, para abrir ainda mais o leque de opções, Dani vai ao Teatro Municipal, no Centro, onde experimenta o delicioso brunch, que acontece no histĂłrico SalĂŁo Dourado do teatro.
Para completar o circuito, o outro canto da cidade, na Zona Leste. Na região, dois projetos especiais são destacados, a começar pelo restaurante Cepa. Primeira casa da região a entrar para o Guia Michelin na categoria Bib Gourmand, ou seja, bom e barato. Comandado pelo simpático casal Lucas e Gabi, o Cepa respeita a sazonalidade na hora de montar o cardápio, e seleciona vinhos naturais e biodinâmicos para harmonizações surpreendentes.
E perto dali tem o Vila Anália, um complexo gastronĂ´mico de 4 mil metros quadrados, com restaurantes, bar, empĂłrio e confeitaria. Destaque para o rooftop, onde fica o restaurante grego Mii. AlĂ©m de ambiente e comida excelentes, ainda oferece a tradicional e divertida cerimĂ´nia de quebra de pratos. E Ă© nesse “mood” que Dani Filomeno encerra o primeiro capĂtulo desse giro especial pela cidade de SĂŁo Paulo.
EpisĂłdio 2: A gastronomia e seus Personagens – 23/dez
Alex Atala, do D.O.M., com Dani Filomeno. Foto: Divulgação/CNN BrasilSĂŁo Paulo Ă© uma capital gastronĂ´mica, e para conhecer essa cidade Ă© necessário entrar nas muitas cozinhas e falar com os grandes chefs que constroem a identidade paulistana atravĂ©s da gastronomia. No segundo episĂłdio da sĂ©rie especial sobre SĂŁo Paulo, Dani Filomeno dá voz a alguns dos personagens que protagonizam esse cenário. Um dos principais destaques do programa Ă© o bate papo com Alex Atala, indiscutivelmente uma das maiores figuras da gastronomia paulistana e brasileira. O chef abre as portas do D.O.M. – Ăşnico restaurante de SĂŁo Paulo com duas estrelas no Guia Michelin, e dá uma verdadeira aula sobre a cozinha do paĂs, enquanto prepara pratos deliciosos para o "CNN Viagem & Gastronomia".
O paraibano Onildo Rocha tambĂ©m recebe Dani, no NotiĂŞ, que fica no rooftop do Shopping Light, no centro, para uma noite de muita gastronomia e descobertas. Tássia MagalhĂŁes, do Nelita, 21Âş melhor restaurante da AmĂ©rica Latina pelo “LatAm 50 Best”, mostra os bastidores do serviço de uma casa premiada. E por falar em prĂŞmio, impossĂvel nĂŁo fazer uma parada n'A Casa do Porco, quarto lugar da lista latino-americana do 50 Best e 12Âş na lista mundial. Jeffinho Rueda e JanaĂna Torres Rueda conversam sobre a criatividade que levou o restaurante ao patamar de destaque mundial em que está hoje.
Em meio a tantos nomes relevantes, o de Erick Jacquin não pode ficar de fora. Com longa história e muitas casas em São Paulo, o chef francês também ajuda a explicar a potência gastronômica da cidade. Da França para a Itália. Luiz Filipe Souza, do Evvai, que também figura na lista de melhores da América Latina, em 22º, e tem uma estrela no Guia Michelin, prepara receitas especiais em sua cozinha experimental enquanto faz um bate papo com Dani Filomeno.
Outro personagem da gastronomia paulistana traz elementos adicionais ao roteiro: a coquetelaria e a mixologia, que é a combinação dos ingredientes para um bom drink! Néli Pereira, jornalista e pesquisadora de brasilidades, mostra os frutos de suas pesquisas com diferentes ervas que compõem os drinques pra lá de especiais, que serve no Espaço Zebra. E quando o assunto é pesquisa, o casal Ivan Ralston e Katherina Cordás, do Tuju, conta como conhecer mais do território brasileiro e seus produtores os ajudou na concepção da nova casa, aberta há poucos meses, e que já está no topo do cenário gastronômico de São Paulo, se destacando pela complexidade e profundidade da experiência que oferece aos comensais.
EpisĂłdio 3: Uma Cidade Multicultural – 30/dez
Pizza em SĂŁo Paulo: um clássico direto da Itália. Foto: Divulgação/CNN BrasilO terceiro episĂłdio da sĂ©rie especial do "CNN Viagem & Gastronomia" sobre SĂŁo Paulo mergulha nas raĂzes internacionais e multiculturais que moldaram a cidade ao longo da histĂłria, principalmente por conta do fluxo de imigrantes que ganhou força no final do sĂ©culo XIX. Dezenas de nacionalidades estĂŁo representadas na população paulistana e Ă© possĂvel percebĂŞ-las atravĂ©s da gastronomia. E nesse caldeirĂŁo, a cozinha do Oriente MĂ©dio está entre as principais, afinal quando o foco sĂŁo os árabes: estamos falando de mais de 11 milhões de pessoas no Brasil, entre nascidos na regiĂŁo e descendentes. E para ver de perto essa influĂŞncia, Dani encontra o chef Fred Caffarena, grande pesquisador da cultura do Oriente MĂ©dio.
Ainda sob a Ăłtica asiática, a conversa Ă© com Thiago Bañares, que leva Dani Filomeno Ă s suas trĂŞs casas em SĂŁo Paulo – Tan Tan, Kotori e The Liquor Store, onde mistura coquetelaria Ă s influĂŞncias que traz de sua bagagem cultural. Na cozinha asiática uma parada obrigatĂłria Ă© o balcĂŁo japonĂŞs de Tsuyoshi Murakami, uma das figuras icĂ´nicas da cidade. Outra aula sobre imigração e legado cultural Ă© com Paulo Shin, chef coreano, que convida Dani para um encontro em um cafĂ© no Bom Retiro, com comidinhas tradicionais da Coreia.
Entre os milhares de imigrantes que vivem na cidade de São Paulo, muitos chegam em situações delicadas e aqui se estabelecem como refugiados. Com apoio governamental e de projetos sociais, alguns conseguem se reerguer no Brasil. Na capital paulista, o Instituto Germinar desenvolve um trabalho junto ao Instituto Capim Santo, no qual dá oportunidades a refugiados, através da culinária e gastronomia. Dani Filomeno conheceu esse fluxo do bem por meio da Mary Mina, uma colombiana que vive em São Paulo e agora trabalha com a venda de arepas (tipo de broa/pão de milho) para sobreviver na cidade.
Outra gastronomia muito presente na vida do paulistano é a mexicana. Dani se une ao casal Luana Sabino e Eduardo Ortiz para celebrar o encontro de Brasil e México. Além dos saborosos tacos do Atzi, novo restaurante que eles tocam, ainda há o premiado Metzi, que mostra como a cozinha mexicana tem ingredientes e sabores especiais que entregam grandes surpresas na alta gastronomia.
E um programa especial sobre a diversidade cultural em SĂŁo Paulo nĂŁo podia deixar a tĂŁo desejada pizza de fora. Afinal, na capital paulista Ă© possĂvel comer as melhores do mundo… literalmente! TrĂŞs pizzarias artesanais estĂŁo na lista das 100 mais bem avaliadas em todo o mundo — QT Pizza Bar, A Pizza da Mooca e a Leggera. AlĂ©m de visitá-las, Dani ainda vai Ă Veridiana, Ăşnica dentre as quatro que faz a pizza paulistana — aquela mais tradicional da cidade, com oito pedaços.
Nenhum comentário