“Acredito muito no humor como uma forma de atração”, diz Patrick Fernandes, padre mais pop do momento, no The Noite de Natal desta segunda (25)
(Foto: Lourival Ribeiro/SBT)
O padre Patrick Fernandes ganhou fama nas redes sociais após aproximar a religiosidade do humor. Natural de Santo Antônio do Canaã, no interior do Espírito Santo, atualmente ele trabalha em uma paróquia no interior do Pará, mas está rodando o país com o espetáculo teatral “Fora da Caixinha”, após estourar respondendo perguntas curiosas de fiéis em sua conta no Instagram, que já acumula mais de 6 milhões de seguidores. Nesta segunda-feira, 25 de dezembro, ele vem ao The Noite para conversar com Danilo Gentili no último programa inédito da temporada.
“Sou padre em primeiro lugar, a internet é um acréscimo. Minha primeira vocação é em Parauapebas, no Pará. Quando estou lá, rezo as missas todos os dias, atendo confissão e todas as coisas”, diz.
Patrick Fernandes decidiu ser padre depois de um retiro quando tinha 18 anos. Fã de música religiosa e não religiosa e praticante de esportes, ele fala sobre o uso da ferramenta do humor para atrair mais fiéis.
“Acredito muito no humor como uma forma de atração. Durante muito tempo, me condenei e ficava preocupado de ser visto como um palhaço. Não queria porque achava que isso empobrecia o meu ministério. Mudei essa percepção, quando comecei a sair da minha paróquia e comecei a encontrar pessoas agradecendo por algo que disse. Essa imagem do padre triste e amargurado com a vida, não convence. Jesus não era assim, pelo contrário, conseguia atrair as pessoas por ser uma pessoa agradável de estar por perto. Se não tivermos essa leveza e senso de humor, acabamos transmitindo uma fé pesada e sem algo que possa atrair de verdade”, ressalta.
Aproveitando a data festiva, o padre deixa um recado de Natal a todos os telespectadores. “Desejo um Natal cheio de luz. Que a gente possa sentir, de alguma maneira, a presença do menino Deus e, acima de tudo, rever a nossa vida. Sempre estamos em tempo de mudar um pouco a nossa rota, ver como prioridade as pessoas e não tanto as coisas, aprender a se doar mais, dar mais de si do que presentes... Isso faz toda a diferença. Pedir perdão para quem precisa pedir e transformar o coração em uma manjedoura, onde o menino Deus possa nascer”.
O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Na segunda, a partir de 00h00.