Espaço de redação da CNN Brasil. Crédito: Marcelo Donatelli/CNN Brasil
Com investimentos em inovação, o site da CNN Brasil (www.cnnbrasil.com.br) entrou em outubro no Top 3 no ranking da Similarweb, na categoria “News & Media”. Foi também o site que apresentou o maior índice de crescimento no semestre, em número de usuários únicos entre os cinco primeiros colocados do mercado.
O portal registrou 34,69 milhões de usuários únicos em outubro, superando o quarto colocado, Terra (31,2 milhões) e o quinto colocado, Metrópoles (24,6 milhões), ficando atrás apenas dos portais Globo.com (80,2 milhões) e UOL (71,8 milhões).
Neste último trimestre (agosto a outubro), o crescimento do site da CNN Brasil em relação ao período anterior (maio a julho) foi de 86%, o maior índice entre os top 5 do ranking. Desde maio, a evolução foi crescente, tendo partido da oitava colocação no mesmo ranking, até a chegada ao terceiro lugar em outubro. “Aceleramos o crescimento do nosso ecossistema digital nesse segundo semestre, muito mais que o mercado. Estarmos na terceira posição é resultado de um trabalho consistente de melhoria na experiência do usuário e da produção de jornalismo e conteúdo relevantes e bem indexados. Uma conquista de toda a CNN Brasil”, reforça Sérgio Maria, vice-presidente de Digital e Inovação, recentemente contratado pela CNN Brasil.
Renovação e IA
O website da CNN Brasil passou recentemente por uma reformulação. Como prioridade, o redesenho foi guiado pela experiência dos usuários e a preocupação em dar maior relevância para as marcas. “Com esse intuito, demos destaque para as matérias mais importantes logo no começo da página, fornecendo maior clareza na segmentação das editorias, provocando uma melhora significativa no tempo de carregamento, com maior destaque para vídeos, remoção de toda publicidade intrusiva e maior exclusividade de publicidade com formatos de maior impacto”, explica Sergio Maria.
Ele complementa que, com as modificações recentes, o site já registrou crescimento orgânico de unique visitors. “Isso mostra que a audiência gostou das mudanças. Crescemos 38% em visitantes únicos e 27% em visitas, mais que o dobro do segundo lugar em crescimento na categoria”, diz Sergio Maria. O Vice-Presidente de Digital e Inovação ressalta também a estreia da sessão exclusiva CNN Brands, espaço reservado para as marcas no site.
Exemplo ilustrativo de toda essa inovação, a CNN Brasil passou a empregar o Winnin, ferramenta de IA, para entender o comportamento de consumo de vídeo nas redes sociais e levar para a redação assuntos relevantes no momento em que são debatidos nas redes. “Isso proporciona que a CNN digital se utilize de diferentes linguagens para falar com as quatro gerações ao mesmo tempo”, detalha Sergio Maria. O uso de webstories na home page é um desses avanços.
Tendo já atuado em cargos de alto escalão de empresas como Google e Globo, o executivo agrega para a marca a expertise do uso das melhores ferramentas e tecnologia para mídia, num trabalho que visa a expansão e consolidação do DNA multiplataforma que caracteriza a estratégia da CNN Brasil.
O crescimento consistente de todo o ecossistema digital da CNN Brasil também foi impulsionado recente distribuição de mensagens pelo novo canal no WhatsApp, iniciada em 12 de setembro.
Arrancada
Desde o seu lançamento, há pouco mais de três anos, o website da CNN Brasil exibe uma trajetória de escalada no ranking. No mês de sua estreia, em março de 2020, o endereço ocupava o 62º lugar no ranking da ComScore, plataforma especializada em medição de audiência digital.
Naquele ano, a CNN Brasil respondia por somente 4% do total de visitantes únicos diante dos sites de notícias mais lidos do País. Este crescimento exponencial registrado até outubro de 2023 é resultado de uma estratégia que envolve operação, jornalismo e negócios.