Início no balé, trabalho com Silvio Santos, personagens marcantes, bullying, convites para posar nua... Nivea Maria passa a limpo seus mais de 60 anos de carreira no The Noite
(Foto: Divulgação/SBT)
Nivea Maria, uma das divas da televisão, do teatro e do cinema brasileiro, estará no “The Noite” desta quinta-feira, 23 de novembro. Com mais de 60 anos de carreira e dezenas de trabalhos marcantes, ela considera o início da sua carreira ainda quando tinha cinco anos, quando começou a dançar balé e fazer teatro de fim de ano na escola. “Com cinco anos eu já estava dançando balé. De certa forma, a Nivea artista acho que começou aí”.
Nivea conta que o balé a ajudou muito na interpretação e conta que, antes de ir para a TV, ainda trabalhou como modelo e fez comerciais. A atriz, inclusive, chegou a cursar direito, mas não concluiu. “Meu pai era advogado. Conversava muito com ele, mas ele me desencantou com a carreira e sou desencantada até hoje”.
Foi como artista mesmo que Nivea brilhou, fazendo uma série de personagens, um diferente do outro. “Sempre a minha preocupação foi não fazer a mesma coisa. Inclusive mudar fisicamente, fazer a boazinha, a má, qualquer coisa”.
Nivea ainda relembra sua atuação em ‘A Casa das Sete Mulheres’, quando viveu uma personagem bem diferente da sua verdadeira personalidade. “Ali era uma mãe amargurada, frustrada. Aquela mulher de mal com a vida, a Nivea que eu nunca fui”.
“Eu acho que é aquela coisa de dentro. Sou uma pessoa feliz. Com todas as pedras que a gente encontra no caminho, aprendi logo cedo a tirá-las. Positividade. Sempre fui muito corajosa e as coisas ruins nunca me machucaram fundo... Sempre fiz exercícios. Não para a estética, mas porque gostava de ginástica, de balé. Não era para ficar bonita, nem nada.... Não sou de beber, mas acho que levo uma vida saudável e feliz, com regras e agradecendo”, ressalta.
Ainda sobre sua carreira, Nivea fala de quando trabalhou com Silvio Santos na TV Paulista. “Fiz o (Programa) Silvio Santos na TV Paulista, ainda, Rua das Palmeiras. Eu fazia os quadros dele, eram feitos na rua mesmo, não era em estúdio. Uma vez eu dancei também em um dos quadros”, recorda.
Confira outros trechos do bate-papo com Nivea Maria.
Razão do nome Nivea
“Eu nasci em 1947. Minha mãe e minha avó vieram em 1930, sei lá, de Portugal, e já existia o creme Nivea na Europa. Minha mãe me botou o nome de Nivea porque ela sempre usou o creme. Tenho o nome por causa do creme. E minha irmã, Glauce, tem o nome diferente porque ela gostava de nomes diferentes”.
Bullying
“Quando era garota, tinha buço, bigodinho. Me lembro que uma vez, na escola, os meninos me deram uma tintura para homem de pintar o bigode. Tinha 14 anos e já estava começando na televisão. E a sobrancelha diziam que eu tinha duas taturanas”
Mais tarde também aconteceu isso, inclusive na própria profissão. Tinha acabado de ter a minha segunda filha, estava acima do peso e escutei de um diretor que eu não poderia fazer um trabalho porque estava gorda”
Convites para posar nua
“Quase toda a minha geração posou nua. E ganhava muito dinheiro. Não posei. Primeiro porque me casei muito cedo, tive filho cedo e uma coisa que eu sempre me preocupei é que eu sou a atriz, a artista, a exposta, não posso obrigar minha família a aceitar. Isso seria uma coisa que iria mexer com eles”
Participação recente no ‘Passa ou Repassa’
“A gente fica muito tenso, não dá para lembrar tudo. E o prazer que eles tiveram de me dar uma torta na cara?! Meu Deus, depois de 60 anos, uma senhorinha levou uma torta na cara”
Trabalho atual no streaming, na série ‘A Divisão’
“Um prazer muito grande, estou lá com o Marcelo Adnet. Me surpreendi muito, pois nunca imaginei o Adnet fazendo coisas dramáticas.... Faço a mãe de um sequestrado”
O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h45.