A TV Brasil apresenta o filme "O Quatrilho" (1995) na sessão de cinema deste domingo (5), às 14h. Com direção do saudoso cineasta Fábio Barreto, a produção inédita no canal revela paixões envolvendo dois casais. O longa nacional que combina romance e drama foi um dos finalistas do Oscar e concorreu ao Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. A história de amor e traição fica disponível no app TV Brasil Play.
Baseada no livro homônimo de José Clemente Pozenato, a trama tem Glória Pires, Patrícia Pillar, Bruno Campos e Alexandre Paternost no núcleo principal. O elenco ainda reúne grandes nomes da dramaturgia brasileira como os já falecidos Gianfrancesco Guarnieri, José Lewgoy, Cecil Thiré e Cláudio Mamberti.
Considerada uma das obras que marca a retomada do cinema nacional na década de 1990, a película foi premiada no circuito internacional. "O Quatrilho" deixou legado para a produção brasileira e abriu portas para outras grandes produções da sétima arte do país em mercados como os Estados Unidos e a Europa, como os filmes "O Que é Isso, Companheiro?" (1998), de Bruno Barreto, e "Central do Brasil" (1998), de Walter Salles.
O longa-metragem obteve reconhecimento no Festival de Havana (Cuba) nas categorias Melhor Atriz (Glória Pires), Melhor Música e Melhor Direção de Arte e no Festival de Viña del Mal (Chile) nas categorias Melhor Atriz (Glória Pires) e Melhor Concepção Técnica. A trilha sonora do filme dirigido por Fábio Barreto foi composta por Caetano Veloso, com arranjos de Jaques Morelenbaum.
A atração se insere na mostra especial da emissora pública com clássicos brasileiros das telonas realizados pela produtora L.C. Barreto, que em 2023 completa seis décadas de atividades. A programação já trouxe outros sucessos como "Dona Flor e seus Dois Maridos" (1976) e ainda conta com a ficção "Beijo no Asfalto" (1980) e os documentários "Garrincha, Alegria do Povo" (1962) e "Isto é Pelé" (1974).
Enredo revela envolvimento de casais
A trama de "O Quatrilho" se passa em uma comunidade rural no Rio Grande do Sul habitada por imigrantes italianos nos anos 1910. Dois casais muito amigos se unem para sobreviver e decidem residir na mesma casa.
O convívio próximo sob o mesmo teto faz com que uma das mulheres, Teresa (Patricia Pillar), esposa de Angelo Gardone (Alexandre Paternost), passa a se interessar por Máximo (Bruno Campos), marido da outra mulher, Pierina (Glória Pires), sendo correspondida pelo amante.
Com o tempo, os dois apaixonados decidem fugir e recomeçar outra vida. Teresa e Máximo deixam para trás seus antigos parceiros que vivem uma experiência dramática e constrangedora, mas nem por isto desprovida de romance.
Ficha técnica
País: Brasil. Ano: 1995. Gênero: Romance, drama. Direção: Fábio Barreto. Elenco: Glória Pires, Patrícia Pillar, Bruno Campos, Alexandre Paternost, Gianfrancesco Guarnieri, José Lewgoy, Cecil Thiré, Cláudio Mamberti, Antônio Carlos Pires. Classificação indicativa: 12 anos. 107 min. Inédito.