Hoje: Danilo Gentili entrevista Marcio Pitliuk, historiador e escritor especialista em Holocausto
(Foto: Lourival Ribeiro/SBT)
O convidado de Danilo Gentili na noite desta terça-feira (07) Ă© historiador, escritor e um dos maiores especialistas brasileiros em Holocausto. Marcio Pitliuk vem ao The Noite para falar sobre seu Ăşltimo livro, “O Engenheiro da Morte”, explicando: “eu conto a histĂłria da participação de grande parte da elite alemĂŁ no Holocausto. Como eles ajudaram Hitler a subir no poder, financiaram o partido nazista. Muitas estĂŁo aĂ atĂ© hoje: Volkswagen, Siemens, Bayer... Elas eram grandes, cresceram muito por causa do nazismo”.
Ainda sobre a obra, comenta: “o que eu criei no meu livro Ă© o romance. Eu criei os personagens, mas as coisas que se desenrolam sĂŁo reais. A fabricação do gás, por que fizeram os campos de extermĂnio e como Ă© que as empresas colaboraram”. Ele cita ainda sua outra obra, “A Alpinista”, onde conta sobre a participação das mulheres no nazismo, justificando: "quando se fala no nazismo, sĂł se pensa em homem. As mulheres tiveram uma participação muito ativa.... TĂŁo ruim quanto os homens”.
Falando da guerra entre Israel e Hamas, afirma: “o Hamas Ă© pior que os nazistas. Porque o Hamas fez violĂŞncias de cortar crianças vivas, sĂŁo coisas inenarráveis. Uma violĂŞncia que nem os nazistas fizeram.... NĂŁo sĂł fez isso como filmou, colocou na internet, mandou para os familiares atravĂ©s dos celulares das vĂtimas”. E conclui: “eles filmam para mostrar. Os nazistas escondiam os crimes. Esses campos de extermĂnio eram em florestas, longes das cidades. O Hamas voltou com 240 refĂ©ns e exibiram nas cidades, levaram cadáveres para Gaza”.
O The Noite Ă© apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 01h00.
Nenhum comentário