Para marcar o mês da Consciência Negra, a TV Brasil exibe nesta quinta (23), às 23h, o especial inédito “Marielle Presente”, espetáculo teatral gravado no Teatro Firjan Sesi, no Rio de Janeiro. Interpretada por oito atrizes, a peça celebra a trajetória de vida da vereadora Marielle Franco.
Com texto e direção de André Lemos, a obra tem colaboração dramatúrgica da irmã de Marielle e ministra da Igualdade Racial do Brasil Anielle Franco, da viúva e vereadora Monica Benício e da deputada estadual Renata Souza.
O espetáculo é uma ópera-funk com livre inspiração na história de Marielle e o legado deixado em seus círculos pessoais. Filha de pais nordestinos, moradora do Complexo da Maré, socióloga e defensora dos direitos humanos, Marielle foi assassinada em 2018 em um atentado ao carro onde estava.
Antes de mudar o mundo, Marielle construiu uma história de afetividade e luta com seus pais, amigos, filha e irmã. O especial destaca suas transformações, sua presença na comunidade em que cresceu e seu deslocamento por todas as facetas que a compunham.
Idealizado e concebido pela Confraria do Impossível, o espetáculo mostra a força das ideias de Marielle, que, antes de ser um símbolo, representa uma memória afetiva.
Ficha técnica espetáculo
Elenco: ndrea Cordeiro, Andréa Bak, Dai Ramos, Darlene Santos, Iane de Jesus, Janamô, Nádia Bittencourt e Verônica Bonfim
Concepção: Confraria do Impossível
Idealização, dramaturgia e direção: André Lemos
Colaboração dramatúrgica: Anielle Franco e Monica Benício - Com trechos do livro “Minha irmã e eu” de Anielle Franco
Trilha original e produção musical: Maíra Freitas
Direção de movimento: Taísa Machado e Reinaldo Junior
Direção de produção: Jeff Fagundes
Supervisão artística: Tatiana Tibúrcio
Preparação AfroFunk e coreografias: Taísa Machado
Preparação de atrizes: Reinaldo Junior
Preparação vocal: Janamô
Assistente de direção: Lívia Prado
Preparação Funk e coreografias: Thamires Candida
Ficha técnica TV Brasil
Direção e coordenação de projetos especiais: Waldecir de Oliveira
Coordenação de produção: Eduardo Gurgel
Produção: Clarice Basso