Em novembro, mês em que comemora seus 11 anos, o canal Curta! traz para seus assinantes uma programação recheada de conteúdos inéditos e exclusivos e uma maratona com produções relevantes para celebrar o Dia da Consciência Negra. A primeira delas é “Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível: A Peleja de Noel Nutels”, de Tiago Carvalho, que vai ao ar dia 8, às 19h. O documentário apresenta a jornada do médico Noel Nutels, apelidado de “Índio Cor de Rosa”, devido ao seu compromisso com as comunidades indígenas brasileiras. Entre as décadas de 1940 e 1970, Nutels foi um dos primeiros a denunciar o genocídio em andamento contra os povos indígenas. Sua coragem política ressoou ao testemunhar na CPI do Índio na Câmara dos Deputados, em 1968, enfatizando a ganância por terras e recursos naturais como causas da violência contra os povos originários.
Dia 17, às 23h, estreia a série inédita e exclusiva “A Ética do Silêncio” que, em cinco episódios, traz à tona o passado, a cultura e a identidade dos afrodescendentes, apagados de forma sistemática pela história oficial. Apresentada pelo diretor, Joel Zito Araújo, a produção se utiliza dos recursos do gênero documental — com depoimentos de especialistas no tema — e de performances de atores e cenas de filmes que ajudam na narrativa.
Inédito na televisão, o documentário “Rio, Negro”, com exibição dia 24, às 21h, revela como a população negra construiu sua história no Rio de Janeiro, uma cidade “marcada por disputas entre elites brancas”. O filme traz depoimentos de historiadores, líderes religiosos, além do jornalista Haroldo Costa e do carnavalesco Leandro Vieira, que, em depoimento para o filme, diz que tudo no carnaval é dotado de uma sabedoria africana, “tudo isso de alguma forma é uma insistência na ancestralidade”. A direção é de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa.
Dividido em duas partes, o documentário inédito e exclusivo “Dinheiro Sujo: Por Dentro da Economia Nazista” conta como os nazistas desencadearam a Segunda Guerra Mundial com recursos limitados. A obra estreia no dia 10, às 21h, com direção de Gil Rabier e produção da ARTE France e da Gogogo Films. Dia 20, também às 21h, será exibido o curta-metragem “Sérgio Ricardo AKA João Lutfi”, de Marcia Derraik, que narra a vida do multifacetado João Lutfi, conhecido como Sérgio Ricardo. Também sobre músicos, “The Rolling Stones: Crossfire Hurricane” , de Brett Morgen, revela a jornada da icônica banda desde sua paixão pelo blues nos anos 60 até se tornar realeza do rock, com imagens de arquivo e depoimentos exclusivos. A produção inédita e exclusiva estreia dia 27, às 23h.
E, como já é tradição, o Curta! traz a Maratona da Consciência Negra, reunindo 26 conteúdos relativos ao tema que serão apresentados ao longo do final de semana, comemorando antecipadamente o 20 de novembro. Como destaque, teremos no dia 18, às 22h, “Maya Angelou: Ainda me levanto” e, no dia 19, às 17h, “Toni Morrison - Os Fantasmas da América”.
No CurtaOn – Clube de Documentários - será disponibilizada uma pasta especial com 70 conteúdos entre filmes e episódios de séries relacionados à temática, incluindo: “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro”, “Meu Amigo Fela”, “Teatro Experimental do Negro” e “Caminho dos Orixás”. A seleção vai estar disponível na Claro TV+ e no site oficial do CurtaOn. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo.
Curta!: 11 anos de conteúdo relevante, da TV paga ao streaming
Em 2012, o Curta! estreou na TV paga em um contexto de pouco investimento em produções independentes, embora houvesse um cenário de busca por espaços de criação, produção e distribuição dentro do audiovisual brasileiro. A criação do canal foi um verdadeiro divisor de águas nesse panorama, que foi mudando positivamente conforme a legislação fortalecia o setor. Hoje, é mais que um canal na TV paga e contempla também as plataformas de streaming CurtaOn – Clube de Documentários e CurtaEducação, além do site PortaCurtas, dedicado à produção brasileira de curtas-metragens. Completando 11 anos em novembro, o Curta! se orgulha de ser um grande incentivador do audiovisual brasileiro.