Coletivo Tela Preta, do Telecine, indica 7 filmes com representatividade racial

Kayije Kagame e Guslagie Malanda em imagem de divulgação de 'Saint Omer'

Em celebração ao mês da Consciência Negra, o coletivo Tela Preta, formado por colaboradores pretos do Telecine, montou uma lista de filmes “escondidos” no catálogo que enaltecem a representatividade negra no cinema. A iniciativa faz parte do projeto ‘Excelência Preta’, que, em 2023, exalta o protagonismo preto na frente e por trás das câmeras com o conceito 'Cinema Negro É Mais do Que Se Vê'. O coletivo também é responsável pela curadoria — realizada em conjunto com a equipe de programadores — da cinelist Excelência Preta, que traz mais de 70 opções de filmes sobre a temática. Confira abaixo as recomendações do coletivo Tela Preta.


Alice

Estrelado por Keke Palmer e Common, a trama acompanha Alice, uma mulher preta escravizada em uma plantação rural comandada por Paul (Jonny Lee Miller). Depois de um violento confronto com o proprietário da fazenda, ela foge pela floresta vizinha e acaba sendo resgatada na beira da estrada por Frank (Common), um desiludido ativista político. Em sua nova vida, Alice passa a lutar pela libertação negra e promete se vingar daqueles que lhe fizeram mal. O filme fez parte da Seleção Oficial do Festival de Sundance, em 2022.


Breaking - No Limite

Também exibido no Festival de Sundance, o filme acompanha o retorno de um militar, que estava na guerra, aos Estados Unidos. Com a saúde mental debilitada, Brian (interpretado por John Boyega) tem o seu pedido de auxílio governamental negado. Desesperado, ele invade um banco e faz duas mulheres reféns. Em Sundance, o longa recebeu o prêmio especial do júri de melhor elenco, que, além de Boyega, traz os nomes de Nicole Beharie, Michael Kenneth Williams, Connie Britton, Olivia Washington e Selenis Leyva.


Marte Um 

Exibido no Festival de Sundance e escolhido pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar® 2023, ‘Marte Um’, dirigido por Gabriel Martins, é ambientado em Contagem — cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais — e acompanha o dia-a-dia de uma família negra de classe média baixa. O protagonista é Deivinho (interpretado pelo jovem Cícero Lucas), que tem o sonho de ser astronauta, mas acaba sendo forçado por seu pai a tentar a vida como jogador de futebol. Em uma narrativa sensível e emocionante, o longa evidencia como o racismo e o conservadorismo permeiam a vida dos personagens.


Shooting Stars - A Vida de Lebron James

Adaptado do livro de mesmo nome escrito por Buzz Bissinger, 'Shooting Stars’ é uma cinebiografia centrada na juventude do jogador LeBron James. Sonhando em viver do basquete, o jovem atleta inicia sua trajetória estelar no time de sua escola e, com o apoio de amigos e colegas de equipe, se torna um dos melhores do mundo na modalidade. O filme é dirigido por Chris Robinson e traz Marquis Mookie Cook, Wood Harris, Caleb McLaughlin e Dermot Mulroney no elenco.


Saint Omer 

Primeiro filme de ficção dirigido pela documentarista Alice Diop, ‘Saint Omer’ é centrado em uma escritora que decide acompanhar o julgamento de uma imigrante senegalesa acusada de matar a filha de 15 meses após abandoná-la em uma praia na França. O longa aborda temáticas importantes na atualidade, como a crise migratória na Europa, feminismo e maternidade. A obra foi premiada com o Leão de Prata (o Grande Prêmio do Júri) e o Leão do Futuro (para filmes de estreia) no Festival de Veneza, em 2022, além do César de Melhor Primeiro Filme, em 2023.


A Sogra Perfeita

Nesta divertida comédia, Cacau Protásio interpreta Neide, uma dona de salão de beleza recém-divorciada que, para poder aproveitar a vida de solteira em paz, apresenta o filho a uma de suas funcionárias, com o objetivo de tirá-lo de casa o mais rápido possível. O filme foi um sucesso de público à época do lançamento e garantiu a terceira maior bilheteria nacional de 2021. Além de Protásio, o elenco traz nomes como os de Rodrigo Sant'Anna, Evelyn Castro, André Mattos, Polliana Aleixo e Luís Navarro.


A Lista do Sr. Malcolm

Ambientada na Inglaterra do início do século 19, a trama apresenta o Sr. Jeremy Malcom (Sope Dirisu), um dos solteiros mais cobiçados de Londres que, na busca por uma noiva, faz uma longa lista de atributos que sua futura esposa deve ter. Ao ser rejeitada pelo Sr. Malcolm, Julia (Zawe Ashton) decide se vingar com a ajuda de sua melhor amiga, que deve fingir ser a mulher dos sonhos de Malcolm para, em seguida, descartá-lo. O filme é baseado no livro homônimo de Suzanne Allain.


Acesse a lista completa com os filmes da cinelist Excelência Preta.

Coletivo Tela Preta, do Telecine, indica 7 filmes com representatividade racial Coletivo Tela Preta, do Telecine, indica 7 filmes com representatividade racial Reviewed by Pablo on novembro 24, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.