Campanha da Globo valoriza a potência das histórias negras


O poder e a importância de contar as narrativas negras sob a própria perspectiva. É com esse conceito que a Globo celebra o mês da Consciência Negra com a campanha ‘Nós contamos as nossas histórias’, que estreou essa semana na programação dos canais e nas plataformas digitais da empresa. A peça reúne reflexões e discursos realizados durante a 2ª edição do Festival Negritudes Globo, que fomentou discussões sobre as novas narrativas pretas no audiovisual. O filme mescla as falas das participações de Lázaro Ramos, Maju Coutinho, Taís Araujo e Conceição Evaristo, entre outros, com cenas de produções da Globo, mostrando como as histórias inspiram, reconhecem a ancestralidade, conectam-se com o presente e apontam para o futuro.

O objetivo é mostrar que todo mundo tem história e cada história merece ser contada, exaltando o empoderamento, as diferentes trajetórias e a cultura do povo negro. Para reverberar ainda mais a mensagem da campanha, as redes sociais da Globo embarcam nessa jornada com movimentos em celebração da data. Durante todo o mês, a Globo tem uma programação especial em seus canais e também no globoplay com exibição de filmes, shows e programas.

Assista aqui ao vídeo da campanhahttps://www.youtube.com/watch?v=8yej29sWnf4

Ficha técnica: 
Cliente: Globo
Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão
Direção de Criação: Ricardo Moyano
Gerente Sênior de Criação: Victor Seabra
Gerente de Criação: Monica Puga
Coordenação de Criação: Bruna Funyat
Criação: Gabriella Oliveira, Thais Machado e Julia Custódio
Direção de Marketing & Operações: Mariana Novaes
Gerente Sênior de Atendimento: Simone Szwarcwald  e Suzana Prista
Coordenação de Atendimento: Viviane Tanner e Sandro Machado
Atendimento: Juliana Cordeiro, Dirceu Caetano e Gabrielle Bastos
Gerência de Produção: Ricardo Léo
Coordenação de Produção: Gabriela Bonn
Produção executiva: Francilli Costa
Edição e Pós-produção:  Stephanie Britsch, Isadora Chamis e Sofia Silveira

Programação Especial em novembro

Na TV Globo, conduzido pelo repórter Alexandre Henderson e dirigido por Chico Regueira, dia 25 de novembro vai ao ar o especial “Vim de lá”, um programa que pretende contar as origens do povo carioca negro e seus ancestrais, vindos da África. Será exibido para o Rio de Janeiro, logo após o ‘Jornal Hoje’. E uma seleção especial de filmes que abordam a temática negra e títulos de diversos gêneros protagonizados por atores pretos estão sendo exibidos ao longo do mês de novembro. No dia 26, 'Marighella', a produção brasileira mais assistida nos cinemas em 2021, vai ao ar no 'Domingo Maior'. E no último 'Tela Quente' do mês, dia 27, mais um filmaço: 'Estrelas Além do Tempo', que destaca mulheres brilhantes depois de anos de apagamento por causa da misoginia e racismo da sociedade.

No globoplay, o Dia da Consciência Negra marcou o lançamento de da série documental original ‘Resistência Negra’, idealizada, escrita, dirigida, produzida e encenada pelo povo preto. Dirigida por Mayara Aguiar, a partir de idealização do Professor Doutor Babalaô Ivanir dos Santos, a obra é apresentada por Djonga e Larissa Luz. Os roteiristas Grace Passo, Mariana Jaspe e Paulo Lins criaram um roteiro lúdico, que conta a história do movimento negro no Brasil entremeada por arte, música e aparições da pequena Lua Miranda, que representa uma personagem só revelada no último episódio. A plataforma também preparou um trilho especial com sugestão de títulos em homenagem à data. São entrevistas, documentários, musicais, séries e filmes ficcionais e baseados em fatos reais, como o Original ‘Elza & Mané: Amor em linhas Tortas’, ‘Medida Provisória’, ‘Doutor Gama’, entre outros. A lista completa pode ser acessada neste link.

Também no globoplay, na categoria Educação, é possível acompanhar o trilho Educação Antirracista, com mais de 15 conteúdos sobre o tema. Entre eles, ‘LED Inspira – Educação Antirracista’, ‘Profissão Repórter: 10 anos da lei de cotas’, ‘FLUP – Maré das Periferias’, ‘Reload no Futura’ e ‘Especial Falas Negras’, entre outros. Na mesma categoria, vale conferir o trilho ‘A Cor da Cultura’, uma coletânea de produções sobre o assunto como a ‘Trajetória de Nelson Mandela’, ‘Ancestralidade’ e ‘Afropresentismo’. Todos os títulos da Categoria Educação, no Globoplay, têm curadoria da Fundação Roberto Marinho, do Canal Futura e do Movimento LED – Luz na Educação. As principais discussões do Festival Negritudes Globo, evento gratuito promovido pela Globo no dia 3 de outubro, em São Paulo, também estão disponíveis.

Já no GNT, no dia 26, à 00h30, vai ao ar o documentário inédito “Vida de Rosa Parks”, que conta a história inesperada de Rosa Parks - ativista negra pelos direitos civis nos Estados Unidos - e sua vida além do boicote histórico aos ônibus, revelando a intenção por trás de sua política radical e sua coragem.

Os canais Telecine exibem, até 23 de novembro uma programação especial para a Semana da Excelência Preta. Na terça, dia 21, quatro filmes brasileiros ganham espaço no ‘Telecine Touch’. A programação abre com o filme “Correndo Atrás”, às 18h25, seguido de “O Pai Da Rita”“Medida Provisória” e “Marte um”. O Telecine Fun exibe, no dia 22, “Policial Em Apuros” e “Policiais em Apuros 2” a partir das 22h.

O ‘Telecine Cult’ terá uma programação especial do diretor e cineasta Spike Lee. No dia 23, o canal inicia com “Crooklyn - Uma Família De Pernas Pro Ar”, às 20h, e segue com “Faça A Coisa Certa” e “O Plano Perfeito”. Os clássicos “Lutador de Rua”, “Velozes e Furiosos 8” e “O Sistema” serão exibidos no dia 24 no ‘Telecine Action’ a partir das 17h55. A programação do ‘Telecine Pipoca’ exibirá produções do ator e cineasta norte-americano Jordan Peele, com “Corra”, a partir das 20h05, seguido de “Não! Não olhe!”. Os filmes estão disponíveis a qualquer momento no catálogo do Telecine, na cinelist Excelência Preta do globoplay: https://globoplay.globo.com/categorias/telecine-excelencia-preta/

Canal Brasil vai exibir uma maratona especial com programas, séries, documentários, curtas e longa-metragens protagonizados ou dirigidos por cineastas e atores negros, até 26 de novembro. São duas faixas fixas que vão ao ar sempre às 20h55 e às 22h30, além da exibição de filmes todos os dias, a partir de 0h. Na seleção, estão sete estreias: os longas "Cabeça de Nêgo" (2020), deDéo Cardoso; "O Pai da Rita" (2021), deJoel Zito Araújo; e "Canção ao Longe" (2021), de Clarissa Campolina; e os curtas "Baile" (2023), dirigido por Cíntia Domit Bittar; "Espelho" (2023), de Luciana Oliveira; "Nossa Mãe era Atriz" (2023), de André Novais Oliveira; e "Nossos Passos Seguirão os Seus" (2023) de Uilton Oliveira; os três últimos inéditos na TV. A maratona ainda vai apresentar conteúdos musicais, como os shows "Alcione - O Samba é Primo do Jazz", de Angela Zoé, e "Paulinho da Viola – Meu Tempo É Hoje", de Izabel Jaguaribe. Filmes consagrados pelo público também serão exibidos, como "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles e Kátia Lund; "Marte Um", de Gabriel Martins; e "Madame Satã", de Karim Aïnouz.
Campanha da Globo valoriza a potência das histórias negras Campanha da Globo valoriza a potência das histórias negras Reviewed by Pablo on novembro 22, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.